Semana de 30 de Agosto - O poder do Encorajamento
27/08/2021


O poder do encorajamento

 

Texto Bíblico: Atos 15:12-21

 

Valoroso/a líder: Não precisa compartilhar todos os itens de encorajamento abaixo. Escolha dois ou três que Deus colocar em seu coração e compartilhe com o grupo.

 

Quebra-gelo:você está precisando de coragem para enfrentar alguma situação difícil?

 

Introdução

Li a história de quando o pequeno Benjamin West tentou desenhar um retrato de sua irmã, mas fez apenas rabiscos. Sua mãe viu sua criação, beijou-o na cabeça e comentou: “Ora, é a Sally!”. Mais tarde, ele diria que foi aquele beijo que o fez tornar-se um artista e o grande pintor norte-americano que foi. O encorajamento é algo poderoso!

 

Desenvolvimento

Como uma criança aprendendo a pintar, Paulo não teve muita credibilidade no início de seu ministério, mas Barnabé confirmou o chamado dele. Foi pelo encorajamento de Barnabé que a igreja aceitou Saulo como cristão (Atos 9:27). Barnabé também incentivaria a incipiente igreja de Antioquia, ajudando-a a tornar-se uma das mais influentes no livro de Atos (11:22,23). E foi através do encorajamento de Barnabé e de Paulo que a igreja de Jerusalém aceitou os gentios convertidos como cristãos (15:19). Portanto, de muitas maneiras, a história da Igreja Primitiva é realmente uma história de encorajamento. Encontramos alguns encorajamentos na Bíblia que podem ser úteis a nós.

 

1)- Encorajados a clamar ao Senhor

No dia da minha angústia clamo a ti, porquanto me respondes. Salmos 86:7

O clamor faz parte e é necessário na vida de um cristão. Clamar é pedir, falar, realizar um pedido, e é assim que precisamos reportar as nossas necessidades a Deus. Quando clamamos a Deus, mostramos a Ele as nossas necessidades, dificuldades, e como precisamos da ajuda dEle. Quando clamamos verdadeiramente, Ele nos traz respostas, consolo e soluções para nossas vidas. Clamar é falar com Deus sobre nossas dores, e precisamos constantemente clamar ao Pai. Sempre que clamamos a Deus, pedimos e precisamos de resposta. Deus nos atende, Ele nos responde, nos toca, e coloca em nossos caminhos tudo o que precisamos para seguir em frente. Quando pedimos algo a Deus, precisamos saber o que pedimos, pois não podemos agir com egoísmo, pedir coisas para o nosso ego, ou por mero capricho. Clamar a Deus é um ato necessário, que precisa ser por necessidades reais, e com o nosso coração, e dessa forma, alcançaremos as respostas que tanto precisamos de nosso Deus.

 

2)- Somos encorajados a não ter medo

Ainda que eu andasse pelo vale da sombra da morte, não temeria mal algum, porque tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me consolam. Salmos 23:4

Vivemos no tempo do medo. Muitos estão temerosos pela morte, e com isso estão vivendo no medo e na separação das pessoas até mesmo depois que são vacinadas e com todos os cuidados que estão disponíveis. Mas a nossa fé tem como base a eternidade e a segurança em Deus. Não podemos deixar de adorar ao Senhor e abandonar os relacionamentos por causa do medo, afinal é hora de colocar em prática o Salmo que nos assegura a companhia de Cristo até na hora da morte, se necessário for.

 

3)- Somos encorajados a saberque Deus tem boas coisas para nós

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. Jeremias 29:11

Quando andamos sozinhos a jornada é difícil e confusa. Não sabemos o resultado das atitudes que tomamos diariamente. Mas quando confiamos no Senhor todos os dias através da leitura da Palavra e da oração, adquirimos confiança de que nossa vida será dirigida por um Deus comprometido conosco. Deus tem boas coisas para cada um de nós. Confie.

 

4- Somos encorajados a aprender com os problemas

Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece. Filipenses 4:12,13

Herbert E. Hawkes, reitor do Columbia College, da Universidade de Columbia ajudava duzentos mil alunos a resolver os problemas que os preocupavam — e disse-me que "a confusão é a causa principal das preocupações". Falou-me desta maneira: "Metade das preocupações existentes no mundo é causada por pessoas que procuram tomar decisões antes de ter conhecimento suficiente no qual basear uma decisão. Os problemas nos tornam especialistas na arte de viver, quando aprendemos a resolvê-los. O apóstolo Paulo era assim. Aprendeu a viver, então podia ensinar.

 

5- Somos encorajados a nos esforçar

Esforçai-vos, e ele fortalecerá o vosso coração, vós todos que esperais no Senhor. Salmos 31:24

Esforçai-vos; não se deixe desanimar; lute; seja diligente. Prepare o caminho para o Senhor agir, é o sentido do encorajamento bíblico. Um amigo meu dizia: “põe os trilhos, senão o trem não passa!”. Quanto mais estudamos o que o Senhor diz na bíblia, mas este é um esforço que precisamos empreender, pois assim mais confiança, mais paz e mais coragem teremos. Portanto, mesmo que você esteja passando por dificuldades, você estará fortalecendo sua fé, afinal a fé vem pelo conhecimento da palavra de Deus (Romanos 10.17).

 

Conclusão

Devemos aplicar isso a nossa vida. Podemos até pensar que encorajar significa apenas dizer algo de bom a alguém. Mas, se pensarmos dessa forma, deixamos de reconhecer o poder duradouro que o encorajamento possui. Ele é um dos meios pelos quais Deus molda a nossa vida individualmente, assim como a vida da Igreja. Por isso a Bíblia encoraja. Agradeçamos a Deus pelos momentos em que recebemos encorajamento e esforcemo-nos para transmiti-lo aos outros.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB