Semana de 08 de Novembro - Surpresas pelo Caminho
05/11/2021


Surpresas pelo caminho

 

Texto bíblico:

Isaías 42.10-17 - Conduzirei este povo cego por um novo caminho e o guiarei por um rumo desconhecido. v.16

 

Introdução

David Roper conta uma experiência: “as pessoas me perguntam se tenho planos para os próximos 5 anos. Como posso planejar 5 anos “numa estrada” que jamais viajei? Lembro-me da década de 1960 quando era capelão dos estudantes na Universidade de Stanford. Diverti-me muito durante minha graduação em Educação Física, mas nunca fui “um acadêmico”. Sentia-me completamente inadequado em minha nova posição. Na maioria dos dias, eu vagava pelo campus como um cego tateando na escuridão, pedindo a Deus que me mostrasse o que fazer. Certo dia, um estudante “do nada” me pediu para liderar um estudo bíblico com seu grupo de convivência na universidade. Foi um começo”.

 

Desenvolvimento

OS destinatários destes capítulos são os judeus que estavam exilados no cativeiro babilônico. Deus consola o seu povo exilado e que se sentiam abandonados, mostrando a sua presença, que eles deixaram de perceber. Mas hoje podemos aprender as mesmas lições.

 

 

1)- Cristo anda junto a nós

O Senhor, o Santo Deus de Israel, o seu Salvador, diz ao seu povo: “Eu sou o Senhor, seu Deus. Eu os ensino para o seu próprio bem e os guio no caminho que devem seguir. Isaías 48.17

 

Deus não está parado numa convergência apontando o caminho; Ele é o guia, não um poste de sinalização. O Senhor anda conosco, levando-nos por caminhos que nunca imaginamos. Tudo o que temos a fazer é andar ao lado dele. O caminho não será fácil; haverá “trechos difíceis” ao longo da estrada. Mas Deus prometeu que transformará “em luz a escuridão” e não nos abandonará (v.16). Ele estará conosco até o fim.

 

2)- Infinitamente mais

E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos!. Efésios 3.20

Paulo disse que Deus “é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar”. Podemos planejar e imaginar, mas a imaginação de nosso Senhor transcende os nossos planos. Devemos entregar nossos planos a Deus e ver o que Ele tem em mente.

 

 

3)- A prova do que fazer

E que a paz que Cristo dá dirija vocês nas suas decisões, pois foi para essa paz que Deus os chamou a fim de formarem um só corpo. E sejam agradecidos. Colossenses 3.15

Ah se pudéssemos saber exatamente o que fazer, seria ótimo não é mesmo? Mas não é assim. Queremos fazer a coisa certa sempre, mas isso só acontecerá se andarmos com Jesus Cristo em oração e sermos dirigidos pelo Espírito Santo. A paz interior ditará o que é ou não certo a fazer.

Se empreendermos em um proposito e tudo estiver truncado, sem paz e dando errado, devemos abandonar o projeto. Pode não ser de Deus. Por outro lado, se tudo fluir naturalmente, podemos considerar de paz nosso projeto. Mesmo se assim fizermos a coisa errada, pelo menos nossa consciência nos deixará na paz, porque seguimos o protocolo espiritual corretamente.

 

 

Conclusão

Devemos ter em mente que sempre teremos um novo caminho a nossa frente. Nem sempre nossos projetos serão levados até o fim. Na vida haverá muitas mudanças de rumo, mas Jesus Cristo estará conosco e seremos guiados pelo nosso Pastor. Não se surpreenda se “do nada” aparecer uma oportunidade na sua vida.

 

Pr. Fábio Alcantara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB