Semana de 21 de Fevereiro - Além do Tempo
18/02/2022


Deus além do tempo

 

Texto Bíblico

Salmo 102:11-13,18-28

 

Introdução

Em Cristianismo puro e simples (Martins Fontes, 2014), C. S. Lewis escreveu: “Com quase toda a certeza, Deus não está no tempo. A vida dele não consiste em momentos que são seguidos por outros momentos […]. Dez e meia, ou qualquer outro momento ocorrido desde a criação do mundo, é sempre um presente para Deus”.

 

Desenvolvimento

O salmista admite que seus dias são tão fugazes quanto “as sombras que se vão” e o capim que murcha, enquanto Deus “será lembrado por todas as gerações”.

 

1)- Deus não atrasa, mas se move no nosso presente

Ouve, Senhor, a minha súplica, e cheguem a ti os meus clamores. Não escondas de mim o teu rosto no dia da minha angústia; inclina-me os ouvidos; no dia em que eu clamar, responde-me depressa. Salmo 102.1-2

Quando o tempo parece estar parado ou se arrastando, é tentador acusar Deus de atrasar ou de ser pouco receptivo. Parados, podemos nos tornar impacientes, frustrados e esquecer que Ele escolheu todas as pedras do caminho que planejou para nós. Mas o Senhor nunca nos deixa por nossa conta. Quando vivemos pela fé na presença de Deus, podemos andar no presente com Ele.

 

Portanto, irmãos, sejam pacientes até a vinda do Senhor. Vejam como o agricultor aguarda que a terra produza a preciosa colheita e como espera com paciência até virem as chuvas do outono e da primavera. Sejam também pacientes e fortaleçam o seu coração, pois a vinda do Senhor está próxima. Tiago 5.7-8

 

2)- Nosso Pai é atemporal

Tu, porém, Senhor, permaneces para sempre, e a memória do teu nome, de geração em geração. (Salmo 102.12)

Cansado do sofrimento, proclama que Deus “permanece para sempre”, afirmando que o Seu poder e compaixão alcançam além do seu espaço pessoal. Mesmo em seu desespero, concentra-se no poder de Deus como Criador. Embora as Suas criações pereçam, Ele permanecerá o mesmo para sempre (vv.11-27).

 

3)- Esperar no Senhor nos dá força

Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam. Isaías 40:31

Diziam os sábios que A paciência é a fortaleza do fraco e a impaciência a fraqueza do forte. Somos parte da natureza, mas não temos sua paciência.

Ao contrário do que se pensa, esperar no Senhor é como dormir bem, traz saúde. Todos precisamos ter as forças renovadas e a espera em fé tem esse resultado.

 

 

Conclusão

Nós dividimos o tempo em dias, meses e anos, mas o tempo com Deus deixa de existir. Quando ganhamos essa perspectiva, a presença de Deus passa a ser uma realidade no nosso presente.

Suas esperas costumam parecer infinitas? Ao aprendermos a confiar em Deus, o eterno Criador do tempo, podemos aceitar que nossa frágil existência está segura em Suas mãos.

 

Pr. Fabio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB