Semana de 20 de Maio - Problemas na Família?
14/05/2019


Texto Bíblico:

Salmos 127.1 - Se o SENHOR não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; se o SENHOR não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela.

 

Quebra-Gelo:Cite uma família que você considere perfeita.

 

Introdução

2 Filhos de Francisco. Não tem quem não tenha visto o filme inspirador dos cantores Zezé de Camargo e Luciano. Nos inspiramos com a unidade da família que trabalhou muito, passou muitas necessidades e privações. Perseveraram, venderam fichas telefônicas para promover as musicas através de pedidos nas rádios e ficaram milionários. Mas o que acontece quando Deus está fora disso? A revista Veja (15/05/14) traz a entrevista da Zilu, ex-mulher do Zezé, explicando sua separação e contando as traições do marido. Ruiu a família. Você pode construir sua família sem Deus. Mas observe os capítulos atuais do filme!

 

Desenvolvimento

A bíblia mostra que quando Deus está no centro da família, há recursos para que suas estruturas não sejam abaladas. Vejamos a família de Jesus, que não era perfeita, mas havia esperança.

1)- A família de ninguém é perfeita

Marcos 6.3 - Não é este o carpinteiro, filho de Maria, irmão de Tiago, José, Judas e Simão? E não vivem aqui entre nós suas irmãs? E escandalizavam-se nele.

Você tem um parente que perturbe sua vida?

Família não é como vizinhos, pois se fosse você simplesmente mudaria de casa e pronto! Também não é como um empregado que possa ser despedido. Jesus tinha uma família problemática. Eles se escandalizavam dele e se envergonhavam da sua pregação. Mas Deus estava presente, porque Deus estava no centro da vida de Cristo. Por isso havia esperança. Se você permanecer na presença de Deus, ele te sustentará apesar das crises que esteja passando. Não existe família perfeita, existe aquelas que deixam Deus edificar a casa.

 

 

2)- A família espiritual suprirá tua vida aqui

Mateus 3.17 - E eis uma voz dos céus, que dizia: Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.

Não sabemos se José foi positivo com relação a seu Filho e ao seu ministério, mas sabemos que Deus foi. Não posso assegurar que sua família sempre lhe dará as bênçãos que tanto busca, mas seu que isso Deus fará.  Deixe que Deus dê a você aquilo que sua família não lhe dá. Se seu pai terrestre não apoiar você, então deixe que o Pai celestial assuma seu lugar. Como fazer isto?

Aceitando emocionalmente Deus como seu Pai. Você sabe que uma coisa é recebê-lo como Senhor e outra é reconhecê-lo como seu Salvador. Mas é um assunto diferente aceitá-lo como Pai: é aquela figura presente em sua vida que provê e protege. É exatamente isso o que Deus tem feito.

 

2)- Deus honrará tua fé

Atos dos Apóstolos 1.14 - Todos estes perseveravam unânimes em oração, com as mulheres, com Maria, mãe de Jesus, e com os irmãos dele.

O que aconteceu à família de Jesus Cristo? No final, Jesus reuniu novamente todos os seus irmãos e sua mãe e se tornaram unidos na mesma fé. Que mudança: aqueles que zombaram dele agora o adoram! Ele não tentou controlar o comportamento dos seus familiares nem deixou que o deles controlassem o seu. Ele não exigiu que seus parentes concordassem com ele. Não ficou amuado quando eles o insultaram. Não tentou fazer com que sua missão fosse agradá-los. Ele não ficou querendo que sua família fosse perfeita. Mas viveu sabendo que Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam.

 

Conclusão

Ter a aprovação da sua família é uma coisa bastante desejável, porem não é necessário para a felicidade e nem sempre possível. Jesus Cristo não deixou que sua complicada família obscurecesse seu caminho. Por ele não ter permitido que isso acontecesse, este capítulo tem um final feliz.

Creia na promessa de Deus para você e sua família. Não desanime. Deus ainda transforma famílias! Mas você está fazendo a parte que lhe cabe, indo às reuniões da igreja, orando, levando os filhos para aprenderem a Bíblia?

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3322-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB