Semana de 04 de Abril - Olhos Abertos
01/04/2022


Olhos abertos

Marcos 8. 22-26

22 Então chegaram a Betsaida. E lhe trouxeram um cego e pediram a Jesus que tocasse nele. 23 Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o para fora da aldeia. Então cuspiu nos olhos do homem e, impondo-lhe as mãos, perguntou: — Você vê alguma coisa? 24 O homem, recuperando a visão, respondeu: — Vejo pessoas, mas elas parecem árvores que andam. 25 Então Jesus novamente pôs as mãos sobre os olhos dele. E o homem, passando a ver claramente, ficou restabelecido; e distinguia tudo de modo perfeito. 26 E Jesus o mandou para casa, recomendando-lhe: — Não entre na aldeia.

 

Introdução

Admiro as pessoas, que não são muitas, que após alguma idade não precisam de óculos. Quando tinha 39 anos, o oftalmologista que me atendeu “profetizou” que quando fizesse 40 anos e 1 dia, meus olhos desceriam automaticamente 1 grau! Assim foi. Olhos humanos são corruptíveis. Mas à medida que os carnais se degeneram, os espirituais devem se aprimorar!

 

Desenvolvimento

A cura feita por Jesus a esse homem ilustra bem as realidades carnais e espirituais. Devemos estar aguçados para exercitar os olhos da fé para ter uma vida que contemple as realidades espirituais para a qual fomos regenerados.

 

1)- Os olhos da fé são os primeiros a serem abertos

— Os olhos são a lâmpada do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz; 23 se, porém, os seus olhos forem maus, todo o seu corpo estará em trevas. Portanto, se a luz que existe em você são trevas, que grandes trevas serão!Mateus 6.22-23

 

Os nossos olhos trazem à nossa alma a imagem que irá nos afetar interiormente. Podem trazer desanimo, alegria, incentivo e tantos outros sentimentos. Os olhos tambem enganam. Podem mostrar tambem o que não está acontecendo. Por isso Jesus fez o oportuno discurso do texto bíblico.

Não deixe seus olhos comandarem você, mas sim a sua fé. Que nossos olhos sejam marejados por fé e contemplarmos as possibilidades de Deus. O que você está passando hoje que precisa ser banhado por fé e milagres? Peça a Jesus capacidade de ver além da visão natural.

 

 

2)- O ministério de Jesus Cristo também é dar vista aos cegos.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para evangelizar os pobres; enviou-me para proclamar libertação aos cativos e restauração da vista aos cegos, para pôr em liberdade os oprimidos,- Lucas 4.18

 

O milagre de ver corretamente é gradativo. O cego de Betsaida viu primeiro pessoas como árvores andando, ou seja, apenas formas indefinidas, para depois enxergar claramente.

Assim, muitos não escutam a Deus, outros não enxergam a Ele, porque estão vendo “pessoas como árvores andando”. Muitas pessoas estão andando com Cristo, mas suas vidas são direcionadas pelos olhos deste mundo que só são capazes de ver o caos, impossíveis de focar em algo que lhes traga os benefícios do reino de Deus. Pessoas assim precisam da atuação do ministério de Cristo que liberta os encarcerados dos olhos.

 

 

3)- Nossos olhos precisam estar fitos em Jesus Cristo

olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, não fazendo caso da ignomínia, e está assentado à destra do trono de Deus. -Hebreus 12.1-3

 

Não olhe para o chão. Levante a cabeça e olhe para o céu, para o espaço, para o infinito veja invisível, o imensurável o eterno enxerga a Deus.

Não olhe para as suas limitações e fraquezas. Levante a cabeça e olhe firmemente para a vitória de Jesus, autor e consumador da fé, por meio de quem todas as coisas são possíveis.

Não olhe para trás. Levante a cabeça e olhe para frente, para o panorama todo que termina com novos céus e nova terra, e se estende ao redor de Deus.

Não olhe para as ofertas mirabolantes do pecado, cujos prazeres são transitórios. Levante a cabeça e contemple o galardão real, em nada semelhante a qualquer recompensa.

 

 

Conclusão

Podemos nos prepara para receber o milagre de Cristo ao nos libertar das visões impostas pelo mundo e que fazem desfalecer nossas almas. Quanto mais olharmos para Ele menos afligiremos nossa vida com o jeito mundano de ver as coisas, como “árvores que andam”, mas vermos claramente as situações da vida como Cristo vê. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.Romanos 8.18.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB