Semana de 11 de Abril - Aquele que Salva
08/04/2022


Aquele que salva

 

Leitura Bíblica: João 12.12-24

Uma grande multidão […] tomou ramos de palmeiras e saiu ao seu encontro, gritando: Hosana! vv.12,13

 

Introdução

Ele foi chamado de “uma das pessoas vivas mais corajosas premiada com a Medalha de Honra por seu heroísmo”. Desmond era um soldado que se recusara a carregar uma arma. Como médico, ele resgatou sozinho 75 soldados feridos, incluindo alguns que o ridicularizavam por sua fé. Correndo entre os tiros, ele orava: “Senhor, ajuda-me a resgatar mais um”. Você pode ver a história no filme “Até o último homem”.

 

Desenvolvimento

A Bíblia relata que Jesus foi muito mal compreendido. No dia predito por Zacarias (9:9), Jesus entrou em Jerusalém sobre um jumento e a multidão aplaudiu, gritando “Hosana!” (exclamação de louvor que significa “Salve!”). Citando o Salmo 118:26 clamaram: “Bendito é o que vem em nome do Senhor!” (João 12.13).

 

1- Cristo morreu em nosso lugar

Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores. Romanos 5.8

Embora a multidão em João 12 esperasse um rei terreno para salvá-los de Roma, Jesus era muito mais. Ele era Rei dos reis e o nosso sacrifício — Deus encarnado, aceitando voluntariamente a cruz para nos salvar de nossos pecados — um propósito profetizado séculos antes. Jesus não precisava morrer, pois não tinha pecado. Éramos nós que estávamos condenados, segundo a Bíblia. Mas ele nos livrou da condenação, morrendo em nosso lugar e nos incluindo na sua morte. Logo, quem morreu, justificado está (Romanos 5.7).

 

2- Sua morte nos deu vida

Em verdade, em verdade vos digo: se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto.

A morte de Cristo nos deu vida. Se ele ficasse sozinho, ficaria só, sem deixar chance para que todos nós fossemos aceitos por Deus para uma nova vida. Mas assim como uma semente deve morrer para dar vida a outra planta, assim Jesus Cristo se submeteu a morte para que todos nós pudéssemos ter vida. Sua morte foi uma prova de amor.

 

3- Ele nos incluiu na sua ressurreição

Fomos, pois, sepultados com ele na morte pelo batismo; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também andemos nós em novidade de vida. Porque, se fomos unidos com ele na semelhança da sua morte, certamente, o seremos também na semelhança da sua ressurreição. Romanos 6.4-5

A ressurreição de Cristo foi tambem a nossa ressurreição. Assim como todos foram participantes da morte, todos tambem somos participantes na ressurreição. Assim como Cristo é uma realidade espiritual, nossa vida tambem é, e podemos desfrutar dessa realidade. A ressurreição nos traz vida nova, esperança, perspectiva presente e eterna da presença do nosso Pai que cuida dos detalhes dos seus filhos e filhas. Ressurreição é vitória permanente.

 

Conclusão

“Seus discípulos não entenderam, naquele momento”, escreve João. Somente mais tarde “perceberam que era a respeito dele que essas coisas tinham sido escritas” (João 12:16). Iluminados por Sua Palavra, os propósitos eternos de Deus se tornaram claros. Ele nos ama o suficiente para enviar um poderoso Salvador! Assim como aquele soldado, Jesus resgata um por um!

Pr. Fábio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB