Semana de 03 de Junho - Dissipando o Medo
31/05/2019


Texto Bíblico: Isaías 30

…[Deus] se compadecerá de ti, à voz do teu clamor, e, ouvindo-a, te responderá. —Isaías 30.19

 

Quebra-Gelo: Já brincou de dar susto nas pessoas?

 

Introdução

Um das primeiras brincadeiras que muitos pais fazem com seus filhos envolve um falso susto. Papai esconde o rosto com as mãos e, de repente, se revela enquanto diz “Bu!”. A criança dá risada da tolice. Ficar assustado é uma brincadeira divertida até o dia em que a criança sente um medo verdadeiro. Então, não há motivo para riso. Frequentemente, o primeiro susto real envolve a separação de um dos pais. A criança se afasta inocentemente e observa ao redor com curiosidade. Assim que percebe estar perdida, ela entra em pânico e emite um grito de alarme. O pai ou a mãe vem correndo imediatamente, para tranquilizar a criança de que ela não está sozinha.

 

Desenvolvimento

Quando um medo real se apresenta, podemos perceber que nós, como os antigos israelitas, nos afastamos daquele que nos ama e cuida. Reconhecendo estar em perigo, entramos em pânico. Nosso pedido de ajuda não requer palavras sofisticadas ou uma defesa bem fundamentada, mas apenas um grito desesperado. Então a Bíblia nos ensina:

 

1)- A recuperar o sentimento inocente de criança

Isaías 30.15 - Porque assim diz o SENHOR Deus, o Santo de Israel: Em vos converterdes e em sossegardes, está a vossa salvação; na tranquilidade e na confiança, a vossa força, mas não o quisestes.

Quando crescemos, nossos falsos sustos se tornam sofisticados — livros, filmes, brinquedos de parques de diversão — todos assustadores. Ficar apavorado é tão revigorante que podemos começar a assumir riscos maiores para ter emoções mais fortes. Mas é um caminho de incertezas. Mas quando os medos legítimos se apoderarem da nossa vida, podemos lembrar que nosso Pai nos incentiva a ficar tranquilos e confiantes para que experimentemos os milagres e as respostas às nossas orações. Crianças confiam. Você está disposto/a confiar e deixar o medo de lado?

 

2)- Quem anda com Deus não teme errar

Isaías 30.21 - Quando te desviares para a direita e quando te desviares para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão atrás de ti uma palavra, dizendo: Este é o caminho, andai por ele.

Quem tem medo de errar não vai a lugar algum. O maior erro que você pode cometer é o de ficar o tempo todo com medo de cometer algum. T. Roosevelt, ex-presidente dos Estados Unidos dizia que o único homem que nunca comete erros é aquele que nunca faz coisa alguma. Não tenha medo de errar, pois você aprenderá a não cometer duas vezes o mesmo erro. Mas aquele que anda com Deus, aprende a ouvi-lo e ser orientado por Sua palavra, a Bíblia, no meio dos erros. “Quando te desviardes”. O homem e a mulher de Deus procura não errar, mas se errar pode contar com a ajuda dos céus.

 

3)- Quem anda com Deus não tem medo de viver

Isaías 30.23 - Então, o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão como produto da terra, o qual será farto e nutritivo; naquele dia, o teu gado pastará em lugares espaçosos.

Quem tem medo da vida é aquele que se sente só, sem ter a quem recorrer, a quem pedir ajuda. Esse sentimento causa desespero e muitos não suportam mais viver, dando cabo de si mesmo, se entregando aos vícios, desistindo de viver. Mas quando aprendemos a confiar em Jesus Cristo, entregamos a Ele nossos medos e nossos fardos e os milagres acontecem. Isaías fala de um povo que abandonou a Deus, mas se esse povo se voltasse a Ele, então, o Senhor te dará chuva sobre a tua semente, com que semeares a terra, como também pão como produto da terra, o qual será farto e nutritivo; naquele dia, o teu gado pastará em lugares espaçosos. Isto fala de milagre. Quem crê em milagre anda confiante, pois sabe que nada é o fim. Você anda com medo de viver? Com Cristo, hoje é o grande dia da virada na tua vida.

 

Conclusão

Como um pai amoroso, Deus responde rapidamente, pois deseja que vivamos sob a proteção de Seu amor, onde nunca precisamos ficar preocupados. Confiar na fidelidade de Deus ajuda a dissipar o nosso medo.

 

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3322-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB