Semana de 29 de Agosto - Bem ou Mal?
26/08/2022


 

Considerar bom ou mal?

 

Texto Bíblico: Salmo 13

…confio na tua graça… —Salmo 13:5

 

Quebra-gelo:

Podemos realmente determinar se as circunstâncias da vida são boas ou más?

 

Introdução

Seu carro quebra bem na hora de sair com a família em viagem. No entanto, quando você leva o carro para a oficina, o mecânico diz: “Foi bom não ter saído com isto na estrada. Poderia ter incendiado”. Um dia minha esposa (Pastora) perdeu um ônibus em São Paulo. Ela ficou muito nervosa. Mas aquele ônibus perdido (Itapemirim) sofreu um grave acidente. Será que isso é mau, pela inconveniência, ou bom pela proteção de Deus?

Ou, talvez, sua filha decide ter interesses diferentes dos seus. Você gostaria que ela estudasse e tivesse uma profissão rentável, mas ela preferiu praticar um esporte na escola e tocar um instrumento. Você se sente frustrado/a embora ela esteja feliz. Será que isso é mau, por que seus sonhos para ela não se realizaram, ou bom, porque Deus a dirigiu de maneira que você não poderia ter previsto?

 

Desenvolvimento

Algumas vezes é difícil perceber como Deus está trabalhando. Seus mistérios nem sempre nos revelam os segredos de Deus, e muitas vezes o curso de nossa jornada é alterado por desvios impossíveis de evitar. Pode ser que o Pai esteja nos mostrando uma direção melhor. Mas na vida precisamos saber:

 

1)- Todos passam pelas mesmas lutas

Salmos 13.1   [Ao mestre de canto. Salmo de Davi] Até quando, SENHOR? Esquecer-te-ás de mim para sempre? Até quando ocultarás de mim o rosto? 13.2   Até quando estarei eu relutando dentro de minha alma, com tristeza no coração cada dia? Até quando se erguerá contra mim o meu inimigo?

Davi era rei. Tinha tudo sob seu comando. Tinha dinheiro, gente para servi-lo. Mas tinha também os mesmos problemas do restante dos mortais plebeus. Assim não pensemos que somente nós vivemos crises, mas todos os outros irmãos/ãs nossos também passam por problemas sem saber se é bom ou mal, pois as coisas não funcionam como planejamos. Portanto, com Jesus, precisamos pedir força.

 

2)- Para saber se aquilo que passamos é bom ou mal, devemos orar

Salmo 13.3   Atenta para mim, responde-me, SENHOR, Deus meu! Ilumina-me os olhos, para que eu não durma o sono da morte; 13.4   para que não diga o meu inimigo: Prevaleci contra ele; e não se regozijem os meus adversários, vindo eu a vacilar.

Como vimos acima, às vezes quando as circunstancias não nos favorecem, precisamos pedir ao Senhor que com o tempo nos mostre se o que passamos é para o nosso bem, uma situação maléfica, ou simplesmente um erro nosso. Também precisamos aprender a orar pedindo sabedoria para viver. A Palavra diz: Porque o SENHOR dá a sabedoria, e da sua boca vem a inteligência e o entendimento (Provérbios 2.6).Orar também é provisão de força e paciência quando erramos. Jesus é nosso companheiro na jornada da vida.

 

3)- Confiar no amor imutável do nosso Deus

Salmo 13.5   No tocante a mim, confio na tua graça; regozije-se o meu coração na tua salvação. 13.6   Cantarei ao SENHOR, porquanto me tem feito muito bem.

Para termos a certeza de que aquilo que nos parece mau venha a nos beneficiar, precisamos reconhecer e confiar no amor imutável de Deus (Salmo 13:5). Isto significa que Deus não muda conforme o tempo e as circunstancias. Suas atitudes são únicas e confiáveis. Assim reconhecemos e confiamos de que Ele sabe o que está fazendo quando lida conosco. No final, seremos capazes de dizer: “Cantarei ao Senhor, porquanto me tem feito muito bem”.

 

Conclusão

Podemos ser incapazes de controlar acontecimentos, mas capazes de controlar nossas atitudes. Andando com Jesus jamais seremos abalados pelos circunstancias para o nosso bem, uma situação maléfica, ou simplesmente um erro nosso, mas confiamos em um Deus vivo que ama e cuida de nós. Entregue sem reservas sua vida a Jesus.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB