Semana de 22 de Junho - Ele tem o controle
02/07/2019


Ele tem o controle!

 

Texto Bíblico: Marcos 4.35-41 

…Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé? —Marcos 4.40

 

Quebra-gelo: Qual foi o pior momento da tua vida?

 

Introdução

Rembrandt, aos 27 anos, pintou a paisagem marítima de Cristo na tempestade no mar da Galileia, fundamentado na história relatada no livro de Marcos 4. Com seu contraste de luz e sombra característico, a pintura de Rembrandt exibe um pequeno barco prestes a ser destruído numa furiosa tempestade. Enquanto os discípulos lutam contra o vento e as ondas, Jesus está sereno. O aspecto mais notável, no entanto, é a presença de um 13º discípulo no barco, que os especialistas em arte dizem assemelhar-se ao próprio Rembrandt.

 

Desenvolvimento

O evangelho de Marcos descreve a mais intensa lição dos discípulos sobre quem Jesus é e sobre o que Ele pode fazer. Enquanto todos tentavam freneticamente salvar um barco afundando, Jesus dormia. Será que Ele não se importava com o fato de que todos estavam prestes a morrer? (v.38). Após Jesus ter acalmado a tempestade (v.39), Ele fez a pergunta pungente: “…Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?” (v.40). E eles, ainda mais assustados, exclamaram uns aos outros: “…Quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem?” (v.41).

Na hora das crises, devemos saber que:

 

1)- Sempre haverá tempestade na nossa vida

4.37   Ora, levantou-se grande temporal de vento, e as ondas se arremessavam contra o barco, de modo que o mesmo já estava a encher-se de água.

Não existe ninguém sem problemas. Afinal, quem não os tem, já arranjou o de não tê-los, de tanto que tem! Talvez você pense que é alguém desafortunado, mas olhe para os lados e verá que talvez os seus são bem menores do que os demais. A vida reserva sempre seus momentos de tempestade. Viver é enfrentar um problema atrás do outro. O modo como você o encara é que faz a diferença. Somente os ansiosos não conseguem conviver com essa realidade. Mas o cristão sempre estará preparado para viver cada dia. Jesus disse que basta a cada dia sua própria dificuldade.

 

2)- Sempre haverá a oportunidade de socorro

4.38   E Jesus estava na popa, dormindo sobre o travesseiro; eles o despertaram e lhe disseram: Mestre, não te importa que pereçamos?

Arnaldo Jabor disse certa vez: Bom mesmo é ter problema na cabeça, sorriso na boca e paz no coração! Aliás, entregue os problemas nas mãos de Deus e que tal um cafezinho gostoso agora? A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso cante, chore,dance e viva intensamente antes que a cortina se feche!

Mas só pode fazer isso aquele que sabe que Jesus Cristo está ao lado sempre que chamarmos por socorro. Os discípulos estavam apurados ali, mas sabiam que Jesus estava dormindo bem pertinho deles. Nos momentos de nossas crises precisamos fazer como os discípulos, orar. A oração é um recurso maravilhoso para os filhos/as de Deus. Não estamos sós na tempestade. Você passa por uma nesse momento? Ore para seu coração se acalmar!

 

3)- Deixemos a timidez de lado

4.39   E ele, despertando, repreendeu o vento e disse ao mar: Acalma-te, emudece! O vento se aquietou, e fez-se grande bonança. 4.40   Então, lhes disse: Por que sois assim tímidos?! Como é que não tendes fé?

Timidez é coisa de quem não conhece a Jesus Cristo. Quando você não conhece alguma pessoa, você não se aproxima dela. Difícil é começar alguma conversa. Mas não é o caso de Jesus. Ele deseja muito que você fale com ele sem medo ou timidez, pois está pronto a nos ajudar. Ele quer e deseja fazer isso. Isso O completa, o deixa feliz. Você também não gosta de prestar algum favor aos outros e isso não te deixa realizado? Assim também é com Cristo. Ele se realiza quando tem a oportunidade de nos ajudar. Tenha fé. Se aproxime dele, faça todo o possível para conhecer tudo Dele. Desta forma você tirará de letra as tempestades da vida. Provérbios 18.10 - Torre forte é o nome do SENHOR, à qual o justo se acolhe e está seguro.

 

Conclusão

Poderíamos nos colocar nesta história e descobrir, assim como os discípulos de Jesus o fizeram, que a cada pessoa que confia em Jesus Ele revela a Sua presença, compaixão e controle em qualquer tempestade da vida. Deus é o nosso abrigo durante as tempestades da vida.



 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3322-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB