Semana de 21 de Maio - Nossa Maratona Espiritual
19/05/2023


NOSSA MARATONA

 

Texto Bíblico: Mateus 24.3-13

Vocês não sabem que, de todos os que correm no estádio, apenas um ganha o prêmio? Corram de tal modo que alcancem o prêmio. Todos os que competem nos jogos se submetem a um treinamento rigoroso, para obter uma coroa que logo perece; mas nós o fazemos para ganhar uma coroa que dura para sempre.1 Coríntios 9.24-25

 

PARA DESCONTRAIR:

QUAL HÁBITO NA TUA VIDA VOCÊ PERCEBE QUE TEM QUE SER ADQUIRIDO, E UM QUE DEVE SER DEIXADO?

 

Introdução

A maratona moderna é baseada na história de um mensageiro grego, Fidípedes. Diz a lenda que, em 490 a.C., ele correu aproximadamente 40 quilômetros de Maratona até Atenas para anunciar a vitória dos gregos sobre o grande inimigo, os invasores persas. Hoje, as pessoas correm maratonas para autossatisfação, pela conquista da prova. No entanto, Fidípedes tinha um propósito maior por trás de seu esforço: cada passo seu era executado por pura alegria de transmitir boas notícias aos seus patrícios!

 

Desenvolvimento

É claro que o termo 'corrida' empregado nessas passagens tem diversas conotações, não sendo exclusivamente associada ao esporte. Entretanto, podemos sim relacioná-las à prática da atividade física e extrairmos ensinamentos muito importantes para as nossas vidas. Todos nós temos um chamado divino. Esse chamado é maior que nossas vidas. Mas para correr esse chamado de Deus, nós devemos fazer certas coisas durante o nosso viver diário como cristão. Em Hebreus 12, temos instruções acerca do que devemos fazer.

 

1)- Devemos deixar de lado todo impedimento

Portanto, também nós, visto que temos a rodear-nos tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de todo peso e do pecado que tão firmemente se apega a nós, (Hebreus12.1)

Os impedimentos são os hábitos danosos que um atleta não pode ter, pois se não se cuidar e preparar adequadamente, não conseguirá terminar a corrida. Muitos não se exercitam entre as maratonas, não comem direito nem cuidam da saúde. Quando chega a corrida, estão despreparados e perdem.

Nossa maratona é estar cada vez mais com a fé fortalecida. Para que possamos correr a carreira que nos foi proposta devemos largar tudo aquilo que nos afasta de Deus, para que possamos prosseguir com a corrida! O pecado secreto que cultivamos na alma, e nos afasta de Cristo; hábitos danosos que tiram nossa disposição de ler a Bíblia, como o excesso de TV e de celular; e tudo o que nos afasta da Bíblia, de Cristo e da Igreja devem ser revisados por nós e equilibrar os hábitos.

 

2)- Devemos com paciência correr a carreira proposta.

... e corramos com perseverança a carreira que nos está proposta... (12.1b)

Não desista pelo caminho. Muitas pessoas, por causa das dificuldades, abandonam a fé por achar que não vale a pena andar com Deus. Deus não está à margem de nossas dores, angústias e lágrimas. Ele não somente nos ampara no sofrimento, mas participa dele. Deus sofre conosco, Deus sofre em nós, Deus sofre por nós. Se você acha que Deus não existe por causa dos trágicos eventos, não queira imaginar o que o mundo estaria vivendo se Cristo não estivesse presente no sofrimento humano. Por isso, nunca desista pelo caminho, mas apegue-se mais ainda a Jesus Cristo quando passar por dificuldades na vida.

 

3)- Olhar para Jesus!

olhando firmemente para o Autor e Consumador da fé, Jesus, o qual, em troca da alegria que lhe estava proposta, suportou a cruz, sem se importar com a vergonha, e agora está sentado à direita do trono de Deus. Hebreus 12.2

Devemos correr esta corrida tendo um alvo. Sabemos que nosso adversário tentará colocar distrações ao longo do nosso caminho, sim, ele quer que nós olhemos para a direita, esquerda e até para os homens ao nosso redor, pois ele sabe que se olharmos para o homem nos decepcionamos e desanimamos na corrida. Mas o escritor de Hebreus nos diz, Olhe para Jesus, o autor e consumador da nossa fé! O motivo de você ter vida eterna é por causa de Jesus, Ele é o autor da sua fé! Então, não olhe para o homem e nem para a adversidade, olhe para Jesus, pois Ele deve ser o alvo (meta) das nossas vidas, e ao fim da carreira, teremos o tão esperado prêmio… Viver com Ele por toda a Eternidade! Vida Eterna!

 

Conclusão

Correr a maratona da fé é ter confiança, determinação e persistência, sabendo que Deus está no controle de toda a corrida, e que ao final dela teremos uma Coroa de Glória nos esperando, paciência, um atributo necessário para a vida e principalmente nossa caminhada cristã. Vamos correr sabendo que a vitória chegará, pois Deus conosco está!

 

ORE PARA QUE O GRUPO SEJA ADEPTO AO EXERCÍCIO ESPIRITUAL. SE SOBRAR VONTADE, O FÍSICO TAMBÉM! Só não vale usar o versículo abaixo como desculpa, kkk!

O exercício físico é de pouco proveito; a piedade, porém, para tudo é proveitosa, porque tem promessa da vida presente e da futura.1 Timóteo 4.8


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB