Estudo semana de 29 de maio - Jesus O Cordeiro e a Água
26/05/2023


QUEM É JESUS?

O CORDEIRO E A ÁGUA

 

Texto Bíblico: Lucas 9.18-20

(LÍDER DE GP: LEIA TODOS OS VERSÍCULOS CITADOS NO TEXTO ENTRE PARÊNTESES, ANTES DA REUNIÃO. ASSIM O ESPÍRITO SANTO TE LEMBRARÁ E DARÁ SABEDORIA PARA MINISTRAR)

DESAFIE A TODOS A LER MAIS A BÍBLIA PARA CONHECER JESUS.

 

Introdução:

Nestes últimos meses, a imprensa caracterizou como “o tempo da morte da realeza”: da Inglaterra, Elizabeth 2; da música brasileira, Rita Lee; do rock americano: Tina Turner; do futebol: Pelé... ah, não vamos esquecer da rainha da cozinha, a Palmirinha! Todos sabemos alguma coisa deles, mas você conheceu algum? Você pode saber tudo a respeito de alguém famoso e mesmo assim não conhecer pessoalmente nenhuma.

 

Desenvolvimento

Jesus perguntou aos discípulos o que as pessoas falavam Dele e depois quis saber o que seus seguidores falariam a seu respeito. Hoje esta pergunta continua sendo feita pelo Mestre: Quem sou eu pra você? Muitas pessoas falam sobre Jesus, mas muitas não sabem realmente quem ele é. Por isso vamos refletir sobre isso nas próximas semanas.

 

1)- O Cordeiro de Deus

No dia seguinte, viu João a Jesus, que vinha para ele, e disse: Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo! João 1.29

A declaração de João Batista resume de forma perfeita a Obra de propiciação do Salvador. O povo de Israel estava habituado a se lembrar anualmente da libertação do Egito e do livramento da morte dos primogênitos por meio de um cordeiro. Essa mensagem de João se tornava bastante compreensível porque fazia referência ao sacrifício passado, quando os israelitas imolaram um cordeiro para poupar a vida do primeiro filho (Êxodo 12.3-12).

Com isso, ele mostrou que o Altíssimo socorreria a humanidade com o definitivo Cordeiro Pascal, que seria levado mudo, oprimido e humilhado ao matadouro, cumprindo assim a profecia (Is 53.7). O Messias morreu na cruz, mas ressuscitou, e hoje está no Céu como Sumo Sacerdote. Ele continuamente apresenta Seu Próprio Sangue para purificar não todas as pessoas, mas aquelas que se arrependem dos seus pecados (Hb 9.12). Somente Jesus pode perdoar a apagar nossos pecados (I João 1.7-9).

Os nossos erros e culpas, e tudo o que sabemos que não deveríamos ser está resolvido em Cristo. Ele sabe que somos fracos e limitados. Fazemos o que não devemos fazer e não fazemos o que precisamos fazer. O mundo e sua humanidade está repleto de confusões geradas pelo pecado. Mas o Cordeiro de Deus foi enviado justamente para nos trazer perdão e paz com Deus. Ele nos perdoa e limpa completamente. Entregou-se para nos salvar (Isaías 53.7). Jesus é o Cordeiro de Deus!

 

2)- A Água da Vida

Afirmou-lhe Jesus: Quem beber desta água tornará a ter sede; aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna. João 4.13,14

Uma mulher estava buscando água e Jesus lhe pediu que o servisse. Em troca prometeu que faria fluir água em seu interior. Aquela mulher sofria de um vazio existencial que procurava resolver em sua vida emocional, mas teve várias decepções amorosas (João 4.16-18). Jesus disse que é a água da vida porque sabe que não existe vida sem água. Assim também não existe vida boa sem Jesus.

O mundo e seus deleites representam a água física, pois, da mesma forma que a água sacia a sede temporariamente, o mundo, embora seja atrativo com seus aparentes encantos, proporciona alegria passageira e aprisionamento. Diante disso, aqueles que vivem na dependência da "água deste mundo" possuem alguns momentos prazerosos, mas, junto com eles, vêm sempre a desilusão e a dor. 

Senhor Jesus mostrou o contraste entre essa água e a Água Viva: enquanto a água que este mundo oferece é passageira e ilusória, a satisfação proporcionada por Deus é eterna e perfeita. isso significa que aqueles que mantêm um relacionamento com o Senhor recebem valorização, respeito, auxílio e o maior anelo da alma; o Céu após a morte. Dessa forma, essas pessoas jamais desejarão beber de outra água, pois são plenamente supridas pela fonte de água viva que é Jesus.

 

Conclusão

As pessoas sofrem porque não conhecem alguém que pode aliviar seus anseios por uma vida melhor.  O ser humano tem um vazio dentro de si que somente Jesus pode preencher. Quando entregamos nossas vidas para Jesus passamos a ter prazer de viver, pois sem ele nada estará bom. Você pode ter a melhor casa, melhor carro ou melhor emprego. Mas sem a vida com Deus, tudo vira desgosto. Nenhum prazer ou qualquer outra coisa pode preencher sua vida não ser Jesus, que tira seus pecados e te dá água da vida!

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB