Estudo para semana de 05 de Junho - Jesus A Rocha
03/06/2023


QUEM É JESUS?

A ROCHA

 

Texto Bíblico: 1 Pedro 2.6

Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será envergonhado. (1 Pedro 2.6)

(OLÁ MINISTRANTE. COMO VOCÊ PERCEBE, ESTAMOS DESTACANDO A PESSOA DE CRISTO NESTAS SEMANAS, POIS ISSO É FUNDAMENTAL PARA O CRESCIMENTO DE TODOS NÓS. VAMOS LÁ.)

 

Introdução

Uluru (https://pt.wikipedia.org/wiki/Uluru) é um dos ícones naturais mais conhecidos da Austrália, localizado a 335 km a sudoeste da cidade grande mais próxima, Alice Springs. Trata-se de uma das maiores pedras do mundo. A formação de arenito de renome mundial apresenta 348 metros de altura e mede 9.4 km em circunferência. A rocha sofre de dramáticas mudanças de cor com seu tom terracota, gradualmente mudando de azul para violeta ao pôr do sol, para vermelho flamejante nas manhãs quando o sol nasce atrás dela.

 

Desenvolvimento

Nas construções sólidas de Israel nos tempos bíblicos pedras eram usadas nas construções das paredes e não tijolos de barro ou cimento como usamos hoje no Brasil. O território de Israel tem abundância de pedras, especialmente na região de Jerusalém. O apóstolo Pedro usa a figura da "pedra angular" para explicar o que Jesus significa para nós que cremos nEle como nosso Senhor e Salvador.

A "pedra angular", em grego (lithon akrogoniaion) também chamada de "pedra de esquina" é uma pedra que serve como uma espécie de prumo para duas paredes. Exatamente como representada na figura no topo desta página. Trata-se, portanto, de uma pedra com uma função fundamental numa estrutura, no suporte de um edifício.

 

1)- Uma Pedra já Provada

Portanto, assim diz o Senhor Deus: Eis que eu assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não foge. Isaías 28.16

Uma Pedra já provada, Pedra preciosa de esquina. O Messias é definido como Pedra provada, isto é, que foi testada e aprovada por sua perfeita qualidade (Salmo 66.10; Zacarias 13.9). Ele também é descrito como Pedra de Esquina, aquela que tem força e estabilidade para ser colocada no ponto central de uma construção a fim de dar firmeza à obra. Isso mostra que o Senhor Jesus é o Único Alicerce para a Salvação da alma (1Pedro 2.6). Quem nEle crê e está disposto a se entregar incondicionalmente não foge do sacrifício de dar sua própria vida a Deus (Lucas 9.23), que significa obedecer por inteiro à Sua Palavra. Consequentemente, a vida desfrutará de proteção contra o perigo, socorro em tempos de angústia e Salvação para a alma

 

2)- Jesus é a "pedra que vive"

Chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus eleita e preciosa, 1 Pedro 2.4

Em 1 Pedro 2.4, é assim que Pedro chama Jesus. Interessante que Jesus foi responsável por dar o nome de Cefas ou Pedro a Simão Barjonas, o pescador galileu. Em Mateus 16.17-18, Jesus usou um trocadilho com o nome Pedro para dizer que a fé que ele acabara de professar era a pedra sobre a qual Ele edificava a Sua Igreja. A fé é o fundamento, o alicerce, que sustenta a Igreja. Jesus é a Pedra Viva e a Pedra Angular que dá sustentação ao edifício do qual nós fazemos parte. E de acordo com 1 Pedro 2.5, nós somos "pedras vivas" que compõem o edifício espiritual para adoração ao nosso Deus.

Jesus Cristo é o único capaz de salvar uma pessoa. Sem Ele não há salvação. Ninguém consegue ir ao Pai a não ser por Ele (E prosseguiu: Por causa disto, é que vos tenho dito: ninguém poderá vir a mim, se, pelo Pai, não lhe for concedido.João 6.65). Assim, quem crê nEle e confessa a Ele como Senhor, é salvo. Mas quem o rejeita e não reconhece a salvação e o senhorio dEle, é condenado. Para estes, explica Pedro, Jesus se torna "pedra de tropeço e rocha que faz cair".

 

3)- Nossa Rocha é Cristo

Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.  Mateus 7.24,25

A prova de amor que Deus exige não são palavras, mas obediência à Sua Palavra, a Bíblia. Quanto mais conhecemos sobre Jesus Cristo, mais desenvolvemos amor por Ele. Portanto, cabe a nós provar o seu amor com consideração e submissão. A obediência é o grande vínculo entre Ele e os cristãos. Assim estaremos seguros contra qualquer tempestade que passe pela nossa cabeça, querendo nos esfriar na fé. Quem não faz isso, é como a Bíblia diz: constrói sua casa espiritual sobre a areia e qualquer ventinho derruba. Faça de Cristo sua rocha, a quem você se refugia, se alimenta espiritualmente e deixe-o fazer parte de cada detalhe da sua vida e esteja seguro. Vale a pena confiar.

 

CONCLUSÃO

Na vida passamos por fortes e sucessivas tempestades, mas encontramos no Altíssimo o abrigo seguro para nos proteger. Sua Palavra nos encoraja diante de qualquer perigo. O Seu poder e a Sua presença são suficientes para nos fazer vencer as piores adversidades. Por isso, não há nada que O entristeça mais do que ver o ser humano lutar sozinho, sem buscar o Seu auxilio. Afinal, o Próprio Deus Se coloca totalmente à disposição para nos socorrer! De quem mais poderíamos receber tal ajuda? Quanto mais dependermos de Deus, mais satisfação Lhe daremos e mais precioso Ele Se tornará para nós.

Pr Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB