Semana de 26 de Junho - Jesus O Bom Pastor
23/06/2023


JESUS, O BOM PASTOR

 

Texto Bíblico:

Pois vocês eram como ovelhas desgarradas, mas agora se converteram ao Pastor e Bispo de suas almas. 1 Pedro 2.25

 

Introdução

As pessoas normalmente estão sempre à procura de proteção, segurança e amor. É muito bom ser cuidado, saber que há alguém em meio a esses bilhões de seres humanos que se importa. Essa pessoa existe, ela é real. Ele é alguém muito mais amoroso que o mocinho de um romance e seu cuidado é maior que o de pai e mãe, estou falando de Jesus o bom pastor.

Desenvolvimento

Ninguém se compara a Jesus, pois ele é a manifestação e revelação do amor de Deus por nós. Não é à toa que ele recebeu este título, em seus dias, o bom pastor tinha pelo menos 4 funções: Guiar as ovelhas; Proteger as ovelhas; Alimentar as ovelhas; e salvar as ovelhas quando estivessem em perigo (buraco, perdida, etc.).

Jesus apresenta a si mesmo como bom pastor, e diz que está disposto a dar a sua vida pelas ovelhas, algo que realmente acontece com a sua morte na cruz (João 10:11-15). Ao falar sobre o mercenário Jesus, esclarece: ele não está comprometido com as ovelhas. Para ele, elas são apenas um negócio.

 

1)- Jesus , o bom Pastor

Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10.11

As pessoas na época sabiam a importância de ter um rebanho. Disso também dependia a subsistência de todas as famílias. Das ovelhas retiravam a lã para suas vestes, o leite e a carne para alimento e ainda comercializavam ajudando no sustendo familiar. Por isso, dedicavam boa parte de seu tempo cuidando do rebanho. Jesus mostra que assim como as pessoas cuidavam de suas ovelhas, assim também cuida de cada um de nós e nos conhece pessoalmente como um pastor sabe diferenciar cada ovelha (João 10.14,15). Ainda alerta que existem mercenários, pessoas que só fazem as coisas por interesse e não prosseguem diante das dificuldades (João 10.12,13).

 

2)- O Bom Pastor nos alimenta

E, tomando os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos para o céu, os abençoou, partiu e deu aos discípulos para que os distribuíssem entre o povo. Lucas 9.16

Umas das coisas que mais tiram a nossa paz, hoje em dia, são os recursos. "Será que vou ter o suficiente?", "Será que vai dar?", "Quando será que vou comprar?". Jesus é aquele que provê para nós. Não importa qual seja a quantidade de recursos que você tenha, apresente-os a ao Senhor e Ele multiplicará.

Um dos homens mais fantástico da história do cristianismo se chama George Müller. Mesmo sendo muito pobre fundou orfanatos, escolas e institutos bíblicos. Alimentou mais de 10 mil crianças ao longo de sua vida, sem nunca receber ajuda do governo e sem nunca, nenhuma vez sequer pedir nada a ninguém, exceto ao Deus todo poderoso que o sustentou (Recomendo a leitura do livro a autobiografia de George Muller ).

Jesus como Bom Pastor, permanece sendo o mesmo provedor. Não se permita ficar sem sono, ou extremamente preocupado com essas coisas. Ore a Deus e espere com confiança para ver o que Ele faz.

Jesus o Bom Pastor pode trabalhar das formas mais inusitadas. Houve um episódio registrado em Mateus 17:27, em que Ele não tinha com o que pagar o imposto. Então, ordenou que Simão Pedro fosse pescar, com a instrução clara de que dentro do peixe estaria o dinheiro suficiente para eles dois.

 

3)- O Pastor conduz à liberdade

Para a liberdade foi que Cristo nos libertou. Permanecei, pois, firmes e não vos submetais, de novo, a jugo de escravidão. Gálatas 5.1

Jesus o Bom Pastor também nos abençoa com liberdade (Lucas 4:18). A palavra evangelho tem sua raiz no grego evangelion que significa: boa notícia, boa nova, boa mensagem.

A Biblia Viva, no evangelho segundo Marcos traz exatamente essa tradução: "Aqui começa a boa notícia de Jesus Cristo, o Filho de Deus." (Marcos 1.1). O livro de provérbios diz que a boa notícia alegra a alma (Provérbios 25:25)

As boas notícias anunciadas pelo Bom Pastor Jesus, nos liberta da escravidão. Dos vícios desse mundo. Das cadeias de consumo, bem-estar, da opinião dos outros, relacionamentos e de tudo o que vier em forma de prisão. Essa liberdade nos ajuda a enxergar as coisas de uma forma diferente. Antes cegos, agora vemos com clareza (2 Coríntios 3:17).

Ao receber o Espírito Santo por meio de Jesus o Bom Pastor, somos abençoados com liberdade. O Espírito quebra todas as cadeias que nos prendem. Perceba que antes de recebê-lo, Saulo era um assassino religioso. Após o selo do Espírito Santo, ele passou a anunciar a paz. A liberdade!

 

CONCLUSÃO

Jesus é o Bom Pastor não somente pelo cuidado, proteção e conhecimento de todos, mas principalmente porque é o único que dá a vida por nós (João 10.17,18). Ao contrário das ovelhas que dão sua vida pelos seus proprietários, Jesus é quem se entrega por nós.

Pr Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB