Estudo Semana 03 de Julho - Atento às nossa palavras
03/07/2023


Atento às nossas palavras

 

Texto Bíblico: Jeremias 29.10-14

…quando vocês clamarem por mim em oração, eu os ouvirei. v.12

QUEBRA-GELO: VOCE PERCEBE QUANDO ALGUEM NÃO ESTÁ TE OUVINDO?

 

Introdução

O Presidente dos EUA, Franklin D. Roosevelt, suportava longas filas de recepção. Ele se queixava de que ninguém prestava atenção ao que era dito e decidiu testar isso numa dessas filas. A todos os que lhe apertavam a mão, ele dizia: “Assassinei a minha avó esta manhã”. Os convidados respondiam com frases do tipo: “Maravilhoso! Continue o bom trabalho. Deus o abençoe, senhor”. Só no final da fila, o embaixador da Bolívia ouviu realmente suas palavras. Sem rodeios, o embaixador sussurrou: “Tenho certeza de que ela mereceu”.

 

Desenvolvimento

Após 70 anos de exílio na Babilônia, Deus prometeu trazer o Seu povo de volta a Jerusalém e proteger o seu futuro. Quando eles o invocaram, o Senhor os ouviu. Os israelitas sabiam que Deus ouviu as suas orações porque Ele prometeu ouvi-las. Isso também é verdadeiro para nós. Não precisamos confiar em sentimentos ou esperar por um sinal para reconhecer que Deus nos ouve. O Senhor prometeu ouvir e Ele cumpre as Suas promessas

 

1)- Deus nos conhece como ninguém

Eu é que sei que pensamentos tenho a vosso respeito, diz o Senhor ; pensamentos de paz e não de mal, para vos dar o fim que desejais. Jeremias 29.11

Alguma vez você se questiona se as pessoas estão realmente ouvindo? Ou pior, teme que Deus não o ouça? Podemos perceber se as pessoas nos ouvem, observando suas respostas ou pelo contato visual. Mas como ter certeza de que Deus nos ouve? Devemos confiar nos sentimentos, ou ver se Deus responde às nossas súplicas?

 

2)- Ele responde nossas orações

Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Jeremias 29.12

Deus Se mostra sempre favorável a cumprir suas numerosas promessas ao homem. Quando isso não acontece, é porque há falha no relacionamento com Ele. Judá, por exemplo, estava em aflição porque estupidamente escolheu desobedecer aos Mandamentos Sagrados. Mas, se invocasse ao Senhor, arrependido, teria seus pedidos respondidos. A oração sincera é a via de acesso a Deus. Quando O invocamos com quebrantamento e humildade, Ele nos atende e nos concede o que desejamos. Esse é um dos privilégios que estão à inteira disposição daqueles que ouvem e obedecem à Sua Palavra

 

3)- Quem procura, acha

Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; congregar-vos-ei de todas as nações e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor. Jeremias 29.13,14

Buscar e achar. Buscar a Jesus Cristo de todo o coração vai muito além de orar em prol da solução de um problema ou da conquista de algo. Significa buscar a Sua essência, ter prazer em Seus Pensamentos e se entregar inteiramente à Sua vontade. É expor-se sem reservas a Ele e ser sincero nas suas intenções. É impossível buscar ao Senhor dessa forma e não receber a honra da Sua presença ou não obter as respostas almejadas.

 

Conclusão

Deus falou de muitas formas no Antigo Testamento, como podemos estudar no texto acima. Hoje, seu filho Jesus Cristo está conosco, honrando nossa fé, pois sua salvação é completa, não só para nos dar a eternidade como herança, mas nos conhecendo e se importando conosco. você tem falado com Ele?

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB