Semana de 15 de Julho - Pontes Vivas
04/07/2019


Pontes Vivas


 

Leitura: Jeremias 17.5-10

Bendito o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor. —Jeremias 17.7

 

Quebra-gelo: Qual foi a última pessoa, famosa ou não, que te decepcionou?

 

Introdução

Vivemos na era da idolatria. Todos têm um cantor preferido, ator ou jogador. Esses ganham milhões por causa da admiração alheia. Não à toa isto torna-se uma idolatria.

 

Desenvolvimento

Jeremias estava anunciando a destruição que viria por causa da idolatria de Judá.  Eles se esqueceram de Deus. Confiavam em si mesmos, nos poderosos da época. Por isso, Deus estava muito irado, pois se esqueceram dele e estavam destruindo a si mesmos. O texto acima ensina algumas coisas importantes:

 

1)- Não confiar no ser humano

Jeremias 17.5-6 Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR! Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.

As pessoas que colocam sua confiança em outros seres humanos, vivem frequentemente com a sensação de instabilidade. A Bíblia as compara a arbustos do deserto, que frequentemente são mal nutridos e solitários (v.6). É o mesmo que acontece com a vida espiritual das pessoas que abandonam a Deus. 

Quando confiamos nas pessoas, ficamos dependentes, escravos e mendigos emocionais. Nada pior do que depender do favor dos outros, que nos tratam conforme seus interesses para depois requerer a cobrança. A estes o Senhor chama de malditos. Você tem se decepcionado com alguém? Está na hora de focar a pessoa certa: Jesus Cristo.

 

2)- Transferir a confiança para Jesus Cristo 

Jeremias 17.7-8 Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR. Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.

A Bíblia compara a pessoa que confia em Deus a uma “… árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro…” Por suas raízes serem bem nutridas, esta árvore sobrevive a temperaturas elevadas. E, durante a seca, continua a produzir frutos. 

Como uma árvore firmemente enraizada, as pessoas que confiam em Deus sentem a estabilidade e a vitalidade, apesar das piores circunstâncias. O Senhor não nos desaponta e não requer pagamento pelos seus favores. Com Ele não há decepção porque nunca promete nada que não esteja a fim de cumprir porque sua vontade está expressa na Bíblia, e oramos segundo Sua vontade. Então deposite sua confiança nEle quando as tempestades vierem.

As pessoas que vivem na cidade de Cherrapunji, na Índia, desenvolveram uma forma singular de atravessar os muitos rios e córregos em suas terras. Elas fazem crescer pontes a partir das raízes de seringueiras. Estas “pontes vivas” levam entre 10 e 15 anos para amadurecer, mas uma vez crescidas, tornam-se extremamente estáveis e duram centenas de anos.

 

3)- Semeie em solo fértil

Jeremias 17.9-10 Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá? Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.

A idolatria é confiar em alguém limitado como nós. Confiar em outro ser humano para o nosso bem estar é entregar o coração corrupto e fraco como nós. Por isso temos a benção de sermos instruídos em confiar em Jesus Cristo, que nos fortalece e tem tudo sob controle. Alguém fraco é que semeou em solo frágil e fraco como si mesmo. Se o fruto da nossa confiança for Cristo, estaremos seguros; se for outras pessoas iremos cair juntos. O importante é confiar plenamente em Jesus Cristo.

 

Conclusão 

Onde estão as nossas raízes? Estamos enraizados em Jesus? (Colossenses 2:7). Somos uma ponte que leva outros a Ele? Se conhecemos Cristo, podemos testemunhar esta verdade: Bem-aventurados são aqueles que confiam no Senhor. Nem mesmo as fortes provações conseguem derrubar quem está enraizado em Deus.


 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3322-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB