Estudo Semana de 27 de Novembro - Maria vai com as outras
24/11/2023


ULTIMO ESTUDO DO ANO.

APROVEITE PARA FAZER O ENCERRAMENTO E CONFRATERNIZAÇÕES.

 

MARIA VAI COM AS OUTRAS

Marta tinha uma irmã, chamada Maria, que, assentada aos pés do Senhor, ouvia o seu ensino. (Lucas 10.39)

 

QUEBRA GELO:

Pergunte se alguém no Grupo conhece a expressão "Maria vai com as outras". Usa-se essa expressão para referir-se a alguém sem opinião própria, sem determinação e que é facilmente manipulável. A tal expressão ainda utiliza o nome Maria por se tratar no mais comum. Porém, ainda que nas Escrituras tenhamos várias Marias (inclusive a mãe de Jesus), há uma pessoa chamada Maria que conseguiu uma distinção muito grande e é sobre ela que trata o estudo de hoje. 

 

1)- AOS PÉS DE JESUS PARA APRENDER

E tinha esta uma irmã chamada Maria, a qual, assentando-se também aos pés de Jesus, ouvia a sua palavra. Lucas 10:39

Encontramos o relato de que Jesus estava na casa de Marta, irmã de Maria e de Lázaro. Enquanto Marta corria de um lado para o outro para dar conta dos afazeres domésticos, Maria permanecia "aos pés do Senhor', ouvindo atentamente seus ensinamentos. 

O texto narra que Marta chegou a reclamar para Jesus da postura da irmã. Para sua surpresa Jesus deu total razão para Maria, afirmando que ela escolher "a boa parte" (Lc 10.42). Escolher a melhor parte é decidir aprender o máximo do que Jesus tem para nos ensinar. É não perder tempo nem oportunidade de conhecer mais dEle. 

Seja você também alguém especial e se coloque aos pés de Jesus para aprender.

 

2)- AOS PÉS DE JESUS PARA ADORAR

E Maria era aquela que tinha ungido o Senhor com ungüento, e lhe tinha enxugado os pés com os seus cabelos, cujo irmão Lázaro estava enfermo. João 11:2

O autor bíblico faz referência à Maria e conta que ela era irmã de Marta e de Lázaro, que morava em Betânia (cidade bem próxima de Jerusalém) e que ela ungira os pés de Jesus com perfume e os enxugou com os próprios cabelos!

Além desta referência o apóstolo João fez questão de incluir na seleção de narrativas do seu Evangelho os detalhes deste ato de adoração de Maria no capítulo 12.1-8.  A adoração de Maria foi tão extravagante que provocou críticas, especialmente de Judas Iscariotes. Jesus precisou expressar sua aprovação à atitude de Maria - Ele referiu-se àquela oferta como um ato de preparação para seu sepultamento que ocorreria dentro de poucos dias. 

Seja você também alguém especial e se coloque aos pés de Jesus para adorá-lo.

 

3)- AOS PÉS DE JESUS PARA SER TRATADO

³² Tendo, pois, Maria chegado aonde Jesus estava, e vendo-o, lançou-se aos seus pés, dizendo-lhe: Senhor, se tu estivesses aqui, meu irmão não teria morrido. ³³ Jesus pois, quando a viu chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, moveu-se muito em espírito, e perturbou-se. ³⁴ E disse: Onde o pusestes? Disseram-lhe: Senhor, vem, e vê. ³⁵ Jesus chorou. João 11:32-35

Encontramos a mesma Maria muito triste e até decepcionada com Jesus. Afinal, quando seu irmão ficou doente ela mandou avisá-lo. O Senhor somente chegou a Betânia quando já fazia quatro dias da morte do irmão de Maria.

O texto bíblico conta que Jesus mandou chamar Maria e que esta foi até onde Ele estava, fora da cidade, e que ao mesmo tempo que lamentava por Jesus não ter atendido seu pedido de socorro, colocou-se novamente aos pés de Jesus.

Esta era a terceira vez que aquela mulher se colocava aos pés do Senhor. Agora não era para aprender, nem para adorar, era para chorar sua tristeza e decepção. Os pés de Jesus são o melhor lugar para resolvermos nossas crises e tristezas.

A atitude de Maria moveu o espírito de Jesus. Enquanto ela chorava aos pés dEle, Ele também começou a chorar! E foi com lágrimas nos olhos que mandou removerem a pedra do sepulcro e ordenou que Lázaro ressuscitasse. 

Seja você também alguém especial e se coloque aos pés de Jesus para chorar e ser curado.

 

CONCLUSÃO:

Maria de Betânia foi alguém muito especial. Os relatos bíblicos nos oferecem um roteiro de como sermos especiais também. Aceite e siga os exemplos desta mulher. Conclua o estudo de hoje conduzindo um momento de oração com todos os presentes dobrando seus joelhos e honrando o Senhor Jesus. 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB