Semana de 19 de Fevereiro - Orações sem respostas
16/02/2024


Orações sem respostas

Texto Bíblico:

Salmo 6

 

Introdução

Por que Deus não responde às orações? Certa adolescente se preparou e orou muito para fazer o teste par tirar a carteira de motorista. A oração seria garantia certa de sucesso. Para surpresa, sua examinadora era daquela que busca pêlo em casca de ovo, e a reprovou pela segunda vez! Muitas vezes ficamos sem resposta diante de uma situação que desaponta.

 

Introdução

Verdade seja dita, a maioria dos adultos faz uma variação desse questionamento, como o salmista, mesmo sem expressá-la em voz alta. Mas pedimos pelo mesmo motivo: estamos cansados, e com os olhos embaçados pela tristeza (Salmo 6.7). Estamos exaustos “de tanto gemer” (v.6) pelos noticiários noturnos, frustrações diárias no trabalho, problemas intermináveis de saúde, relacionais, e a lista continua… Gritamos, já chegamos? “Senhor, quando virás me restaurar? (v.6).

 

Desenvolvimento

1- A oração mantém a alma preparada para os revezes

” Então, me invocareis, passareis a orar a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração. Serei achado de vós, diz o Senhor, e farei mudar a vossa sorte; Jeremias29:12-14ARA

Assim como o corpo não pode viver sem a alma, a alma sem a oração está morta. Outro exemplo é que, assim como nosso corpo precisa de alimentos, nossa alma precisa do alimento espiritual, que acontece na oração, ou seja, a nossa comunhão com Deus.

Quem deixa de se alimentar em Deus logo começa a corromper-se, pois as tentações vêm de todos os lados. Aqueles, no entanto, que permanecem orando tornam-se fortes e em comunhão com o Senhor. A oração é a arma mais poderosa que temos para nos defender dos inimigos. É possível, sim, mantermos um ritmo de oração no ritmo da vida. O segredo é a fidelidade na comunhão com Deus, é manter-se no comprometimento, mesmo que exigente. Nosso erro é querer as graças de Deus sem cumprir as exigências básicas da comunhão com Ele. Não podemos resistir às tentações se não recorremos a Deus na hora que ela bate a nossa porta.

 

2- Orar não garante que receberemos tudo do jeito que queremos

” Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim. Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. “2Coríntios12.8-9ARA

O que devemos fazer quando estamos enfrentando um problema; oramos a Deus, mas não recebemos o que pedimos? Isso ocorre muitas vezes em nossa vida: simplesmente nossa oração não é atendida. A sensação que temos, nesses casos, é que Deus ou não nos ouviu ou nos virou as costas. Bem, na verdade não é isso o que ocorre. Há um acontecimento na vida de Paulo que pode nos conduzir a uma reflexão bem interessante sobre orações não atendidas. Ele também tinha certeza de que seria socorrido, mas Deus tinha um proposito na sua vida de fortalecê-lo.

Quando acontece assim, o poder de Deus repousará sobre nós e teremos força suficiente para superar os obstáculos em outro momento. Sempre digo: com Deus já é difícil, imagine sem ele!

 

3- Ele nos dará forças necessárias

” Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar. “1Coríntios10.13

Deus vai negar muitos dos teus pedidos. Mas tenha esta certeza: isso não significa que ele não ouviu tua oração. Foi exatamente o que aconteceu com Paulo. É o que acontece conosco. Num caso raro, o apóstolo foi presenteado com uma explicação da boca de Deus. Nós não somos. Diante disso, nosso papel é orar, perseverar em oração e esperar com paciência. E se, depois de tudo isso, não formos atendidos, que tenhamos sempre em nossos lábios as palavras de Jó: “O SENHOR o deu, o SENHOR o levou; louvado seja o nome do SENHOR” (Jó 1.21).

Como escreveu o mesmo Paulo: “Orem continuamente. Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus” (1Ts 5.17-18). Orou, mas não recebeu o que pediu? Dê graças. Em todas as circunstâncias dê graças. Ou seja: agradeça. Pois, se não recebeu, é porque não receber é o melhor. Não receber é pão e peixe. “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra? Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra? Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mt 7.9-11).

 

Conclusão

Embora seja difícil entender por que algumas orações parecem não ser respondidas, a Palavra de Deus nos assegura que ele está sempre ouvindo, mesmo quando não percebemos suas respostas imediatamente. Devemos continuar a orar com fé e perseverança, confiando no caráter amoroso e soberano de Deus. Mesmo quando não compreendemos seus caminhos, podemos descansar na verdade de que ele sempre age de acordo com sua vontade perfeita e para sua glória. Que possamos encontrar conforto e esperança na certeza de que Deus está conosco em meio às nossas orações aparentemente não respondidas.

Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB