Estudo semana de 08 de Abril - Tudo Tem Jeito!
05/04/2024


TUDO TEM JEITO!

 

Texto Bíblico: 1 Coríntios 15.1-19

Introdução:

Jaroslav Pelikan, professor da Universidade de Yale, por sua extensa carreira acadêmica, é uma “autoridade preeminente de sua geração sobre a história cristã”. Publicou mais de 30 livros e recebeu um prêmio vitalício por sua volumosa escrita. Um de seus alunos, no entanto, contou quais eram as palavras mais importantes que ouvira dele, faladas de seu leito de morte: “Se Cristo ressuscitou, nada mais importa. E se não, nada mais importa”.

 

Desenvolvimento

Pelikan deu voz à convicção de Paulo: “se Cristo não ressuscitou, nossa pregação é inútil, e a fé que vocês têm também é inútil” (1 Coríntios 15:14). Ele fez essa declaração tão ousada porque sabia que a ressurreição não era apenas um milagre pontual, mas sim o auge da obra redentora de Deus na história humana.

A promessa de ressurreição não era apenas Sua garantia de que Jesus se levantaria dos mortos, mas sua ousada afirmação de que outras coisas mortas e arruinadas em nossas vidas, como relacionamentos, saúde ou falência, um dia também seriam trazidas de volta e restauradas através dele. No entanto, se não houvesse ressurreição, Paulo sabia que estaríamos em apuros, pois se não há ressurreição, a morte e a destruição vencem. COM CRISTO, TUDO TEM JEITO!

 

1)- A Tumba Vazia: Evidência do Triunfo

”Mas o anjo, dirigindo-se às mulheres, disse: Não temais; porque sei que buscais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.“ Mateus28:5-6ARA

Na manhã após a crucificação, um tremor percorreu a terra e a tumba de Jesus se abriu. Maria Madalena e outras mulheres, ao se aproximarem, depararam-se com o sepulcro vazio. Um anjo, radiante como um relâmpago, proclamou a grande notícia: "Ele não está aqui, pois ressuscitou, como havia dito" (Mateus 28:6). O túmulo vazio, símbolo da morte e do fim, tornou-se o berço da vida eterna, confirmando as palavras proféticas de Jesus sobre sua ressurreição.

Assim como a tumba vazia representou a derrota da morte para Jesus, ela também nos convida a examinar os “túmulos” em nossas próprias vidas. Há áreas em que nos sentimos presos, dominados por vícios, traumas, medos ou sofrimentos? A ressurreição nos garante que a esperança e a transformação são possíveis. Jesus, com sua vitória sobre a morte, nos concede a força para superarmos qualquer obstáculo e ressurgirmos para uma vida mais abundante.

 

2)- Testemunhas da Ressurreição

”Falavam ainda estas coisas quando Jesus apareceu no meio deles e lhes disse: Paz seja convosco! Eles, porém, surpresos e atemorizados, acreditavam estarem vendo um espírito. Mas ele lhes disse: Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho.“ Lucas24:36-39ARA

Após sua ressurreição, Jesus não se isolou no céu, mas se manifestou aos seus discípulos em diversas ocasiões. Ele caminhou com eles, conversou, comeu e até mesmo os convidou a tocar suas feridas. As aparições de Jesus fortaleceram a fé dos discípulos e serviram como provas incontestáveis de que ele havia vencido a morte.

Assim como os discípulos, podemos ter a certeza da presença viva de Jesus em nossas vidas. Ele se manifesta através da oração, da leitura da Bíblia, da comunidade e dos momentos de comunhão. Ao reconhecermos sua presença, encontramos paz, força e orientação para enfrentarmos os desafios do dia a dia.

 

3)- Impacto Transformador

A ressurreição de Jesus não se resume a um evento isolado, mas possui implicações profundas para nossa fé e nossa vida:

Vitória sobre a morte: Jesus venceu a morte, abrindo caminho para a vida eterna para todos que creem nele. 1 Coríntios 15:54-57: "A morte foi tragada pela vitória. Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?"

Perdão dos pecados: A morte de Jesus na cruz pagou o preço dos nossos pecados, nos reconciliando com Deus. Efésios 1:7: "Em Cristo, temos a redenção pelo seu sangue, o perdão dos pecados, segundo a riqueza da sua graça."

Nova vida em Cristo: Através da ressurreição, Jesus nos oferece a oportunidade de viver uma vida nova, livre do domínio do pecado e da morte.E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.“ 2Coríntios5:17ARA

Esperança viva: A ressurreição nos garante a esperança de um futuro glorioso com Deus, mesmo diante das dificuldades e sofrimentos da vida presente. 1  Pedro 1:3: "Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, por intermédio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos."

A ressurreição de Jesus nos convida a viver com esperança e alegria, mesmo em meio às tribulações. Podemos enfrentar os desafios com a certeza de que o amor de Deus é mais forte que qualquer adversidade. A morte não é o fim, mas apenas uma passagem para uma vida eterna de glória e felicidade.

 

Conclusão:

A Ressurreição de Jesus é a pedra angular da nossa fé. Ela nos garante a vitória sobre a morte, o perdão dos pecados e a promessa de uma vida eterna em comunhão com Deus. Que a celebração da Ressurreição nos inspire a viver com esperança, fé e amor, transbordando a mensagem de Cristo para o mundo.

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB