Semana de 02 de Setembro - Riqueza e Alegria
26/08/2019


Riqueza e Alegria



 

Texto Bíblico:

1 Timóteo 6.10 - Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores.

 

Quebra-gelo: A turma brinca que “dinheiro não traz felicidade”, mas fica ali empatado!” Você concorda?

 

Introdução

Alguns economistas têm se deparado com o fato de que os países que enriqueceram nos últimos anos não aumentaram seu grau de felicidade em igual proporção. Darrin McMahon, autor do livro “Felicidade -- uma História”, relacionou isto ao modo como os seres humanos se adaptam aos prazeres: “É algo que todo pai já observou nos seus filhos: logo que recebem um brinquedo novo, ficam contentíssimos, mas depois o entusiasmo esfria. Psicólogos chamam isto de ‘roleta hedônica’. Os filósofos -- incluindo Adam Smith, o arquiteto intelectual do capitalismo -- sempre souberam que o dinheiro não compra a felicidade”. O escritor francês Pascal Bruckner, autor do livro “A Euforia Perpétua”, acrescenta: “Produto interno bruto alto não é sinônimo de povo feliz. A França, um dos países mais ricos do mundo, é também onde se consome uma grande quantidade de antidepressivos”. Ainda assim, uma pesquisa realizada pela FIESP em 2010 indicou que 64% dos homens brasileiros escolheram “ter dinheiro” como um dos fatores mais importantes para se sentir feliz.

 

Desenvolvimento

A Bíblia não afirma que o dinheiro é mau, mas que o amor a ele é que causa dores e frustrações. Mas a verdadeira alegria está na atitude interior das pessoas e como elas lidam com sua fé na prática. Vamos destacar 3 motivos pelo que nossa alegria deve se manifestar em nós, independentemente de se ter ou não dinheiro.

 

1)- Primeiro: A alegria plena provem da relação de Jesus Cristo e sua palavra.

Tenho-vos dito estas coisas para que o meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo. João 15:11

A alegria plena provem da relação de Jesus Cristo e sua palavra. Certamente, nenhuma revolução que já ocorreu na sociedade pode ser comparada com a que foi produzida pelas palavras de Jesus Cristo. Firmar os nossos passos nas palavras de Jesus é estabelecer-se nos limites da certeza e descansar no perímetro absoluto do amor. Todas as bênçãos que Deus tem para nós encontram-se em Jesus Cristo e são dadas por meio dele, através de sua palavra. Assim como Cristo é a raiz pela qual o santo cresce, Sua Palavra é o caminho pelo qual o santo anda. A maior felicidade dos salvos é gozar da intimidade pessoal do Senhor, por meio das suas doces palavras.

 

2)- Segundo: nossa alegria mais abrangente decorre de sua autoridade em nossas vidas, por meio de orações respondidas

Até agora nada tendes pedido em meu nome; pedi e recebereis, para que a vossa alegria seja completa. João 16:24

Se a nossa alegria mais profunda deriva da intimidade da pessoa de Jesus Cristo, nossa alegria mais abrangente decorre de sua autoridade em nossas vidas, por meio de orações respondidas. Nada está fora do alcance da oração, a não ser aquilo que está fora da vontade de Deus. Pedir em nome de Jesus Cristo é deixar de lado nossa vontade, e curvarmo-nos com alegria à perfeita vontade de Deus. A oração genuína espera as respostas. Todas as minhas descobertas têm sido feitas em respostas à oração. Não há prova mais adequada para configurar a nossa alegria do que a resposta favorável, segundo a vontade de Deus.

 

3)- Terceiro: A nossa maior felicidade se encontra no avalista de nossas vidas.

Mas, agora, vou para junto de ti e isto falo no mundo para que eles tenham o meu gozo completo em si mesmos. João 17:13

Os contratos humanos estão sempre requerendo um fiador. É doloroso o destino daqueles que não têm alguém que garanta os seus empreendimentos. Mas, a nossa maior felicidade se encontra no avalista de nossas vidas. Quem abona a nossa existência aqui neste mundo é o próprio Senhor do Universo. A nossa eterna segurança tem como penhor o gozo completo de Jesus Cristo, satisfeito pela sua soberana graça. A essência da doutrina da graça é que Deus é por nós. Assim, somos aceitos plenamente pela graça de Deus em Cristo, tornando-nos totalmente satisfeitos, realizados e completos nEle.

 

Conclusão

Deus nos convida a festejar a grande alegria de fazer parte da sua família. Ele tem abundante alegria para todos que realmente tomam posse da vida nova que Ele tem reservado. Não perca tempo. Mude de vida hoje mesmo.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB