Semana de 09 de Setembro - Seja dirigido pelo Espírito de Deus
26/08/2019


Texto Bíblico:

Hebreus 1.1 - Havendo Deus, outrora, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, 1.2   nestes últimos dias, nos falou pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas, pelo qual também fez o universo.

 

Quebra-gelo:

Já se arrependeu de algo que fez?

 

Introdução 

Conheço um amigo que comprou um sofá muito caro, sem pensar muito. Depois descobriu que não cabia na sua parede da sala! Aquilo quase o deixou amargo. E isto é uma coisa aparentemente sem importância. Encontramos muita gente que se arrependeu por ter tido rompantes na vida que não foram pensados. São atitudes realizadas “na carne”, modo de dizer que foram tomadas sem o auxilio de Deus. Entre os cristãos, isto se dá com maior peso, pois Deus nos chama a orar por todas as coisas. E fazer isto é ser dirigido por Deus em tudo o que colocarmos nossas mãos. 

 

Desenvolvimento

A alegria vem quando buscamos pelos caminhos de Deus e não nos nossos. É deixar o Espírito falar conosco. O livro de Hebreus mostra que hoje Deus nos fala pelo Filho, significando que a Sua palavra foi escrita para nosso conhecimento e ponderação. Não precisamos mais de profetas ou qualquer outro tipo de revelação, mas de meditação na bíblia, pois é por ali que Deus fala agora. Portanto, antes de tomarmos qualquer decisão, a Bíblia nos ensina:

 

1)- Orar e esperar a paz de Deus para prosseguir

Colossenses 3.15 - Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.

 

Uma das formas de avaliarmos se estamos planejando excessivamente é se esse plano começa a se tornar um peso para nós. Se começamos a nos desgastar demais em um projeto, temos que abrir a mente para aprender e ouvir de Deus sobre os planos. Quando Ele nos conduz, somos equilibrados e tudo flui naturalmente, sem dores ou obstáculos. Muitas vezes o que vamos fazer fica sob muita confusão e os projetos não se desenvolvem. É hora de parar e rever tudo sob a orientação da paz interior que é o árbitro de Deus para nossas vidas. 

 

2)- Estar rico na Palavra e pedir conselhos com pessoas dirigidas por Deus

 

Colossenses 3.16 - Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.

 

Se você não tem o habito de ler a Bíblia e orar, então certamente se cercará de muita confusão e trapalhadas. As atitudes impensadas e impulsivas tem levado muitos ao desastre. Quem não conhece a Palavra de Deus não tem o manual para viver. Erramos menos nesta vida quando conhecemos a vontade de Deus revelada na Bíblia. Também Colossenses fala sobre pedirmos conselhos às pessoas sábias, que conhecem a Deus e são ponderadas. Na multidão de conselhos há sabedoria para viver.

 

3)- Nada fazer sem oração

 

Colossenses 3.17 - E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

 

Temos que aprender a colocar todos os detalhes do nosso dia na presença de Deus antes de sair de casa.  Ele é a chave que abre a porta do nosso dia e a que fecha. Ninguém fica sem livramento quando ora diligentemente pelos detalhes do seu dia. Quem se apercebe pela oração, “não compra bilhetes premiados na rua”. Mas os descuidados vivem se metendo em encrencas.  Jesus disse que tudo o que pedirmos em seu nome ele faria (João 14), portanto somos incentivados a tudo o que fizermos ou dissermos, fazer em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradecermos a Deus, o Pai. Certamente as coisas virão mais facilmente.

 

Conclusão

Se você entrou numa fria por causa das atitudes mal pensadas, tenha esperança e peça ao Senhor que restaure o que aconteceu e viva com sabedoria pelo Espírito e não pela carne. Se você está perdido/a sem saber o que fazer, entregue hoje sua vida a Jesus que quer cuidar dos detalhes de tudo o que você fizer, para que sua alegria seja completa por meio dele. Cuidado com o que fizer sem oração. 


 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB