Semana de 21 de Outubro - Quase satisfeito?
11/10/2019


Texto bíblico: 1 Timóteo 6:6-12 

…Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei… —Hebreus 13:5

 

Quebra-gelo: você está em busca de algo para sentir-se satisfeito?

 

Introdução

Ao entrar no estacionamento do restaurante, muito depois do horário de almoço, vi uma caminhonete acelerando entre os veículos estacionados. Enquanto eu observava o comportamento imprudente do motorista, reparei as palavras na placa dianteira. Eu li: “Quase satisfeito.” Após refletir sobre a frase e a mensagem que ela quis passar, conclui que o conceito “quase satisfeito” não existe. Ou estamos satisfeitos, ou não.

Desenvolvimento

Reconhecidamente, o contentamento é um tema delicado. Vivemos num mundo que alimenta o nosso desejo por mais e mais — até acharmos quase impossível nos satisfazermos com qualquer coisa. Mas isto não é novidade. O ser humano sem Deus é um eterno insatisfeito. Mas a experiência na vida do cristão atesta verdades extraordinárias.

 

1)- Somos satisfeitos porque temos esperança

Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, - 1 Pedro 1.3

A fé evangélica é uma festa de esperança. A santidade cristã é uma expressão de júbilo em face a uma vitória completa. Não há lugar para santidade carrancuda, uma vez que Cristo venceu a morte, o pecado e o inferno. Paulo não ficou detido pelo mau humor na prisão em Filipos. Os seus pés estavam no tronco, mas o seu coração estava no trono celebrando a vitória de Cristo. Ele não se encontrava amuado em face aos maus tratos, nem murmurando por causa dos sofrimentos. 

 

2)- Felizes são os contentes com o que tem 

“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei” (Hebreus 13:5).

O livro de Hebreus aborda esta questão, dizendo: A única solução para os corações que “querem tudo” é o contentamento encontrado na presença do Deus vivo. Ele é suficiente para as nossas necessidades e anseios, e somente Ele pode nos trazer a paz e o contentamento que jamais encontraremos nas buscas desta vida. Muitos, olhando para o futuro, deixam de viver o presente. São pessoas amarguradas e avarentas. Avarento é o sujeito que não é contente com o que tem e jamais terá o que almeja. Aquele que se satisfaz com menos, tem um patrimônio muito grande para garantir a sua felicidade duradoura. O contentamento consiste não em acrescentar mais combustível, mas em diminuir o fogo; não em multiplicar a riqueza, mas em diminuir os desejos. Se você vive amargurado, peça a Jesus Cristo que enriqueça tua vida com plenitude de contentamento.

3)- Não viva conformado com a apatia

E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.2

Ser contente com o que temos não contradiz a aspirarmos uma vida com significado. Paulo era um homem contente, mas não um homem conformado com a fatalidade. Ele era dirigido pela soberania graciosa de Deus e não pela estupidez de um destino inevitável. Sua visão dos acontecimentos era configurada pela suprema vontade Deus e nunca pelos meros privilégios da sorte ou pelo acaso vulgar do azar. A pessoa contente não se encontra aprisionada pelo conformismo apático, nem entorpecida pela aspiração sem fim. Contente é a descrição daquele que olhando para dentro de si mesmo, vê a fonte de sua satisfação na suficiência de Cristo, fonte da sua energia e esperança para viver. Não viva sem aspirações saudáveis. Peça a Jesus Cristo que lhe dê sempre um motivo para querer conquistar grandes coisas, mas com contentamento.

Conclusão 

Quase satisfeito? Isso não existe. Em Cristo, podemos conhecer o verdadeiro contentamento. Este mundo está contaminado pelos desejos e ambições desenfreados. Mas não entre nessa roda sem fim.  Viva sua vida pelo Evangelho, aprendendo o que a Biblia tem para nos dizer sobre viver bem. Dessa forma, sua vida será uma benção. Quer viver assim? Jesus Cristo é a sua solução.

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB