Semana do dia 04 de novembro - SUPERANDO AMBIENTES RUINS
02/11/2019


Semana de 04 de Novembro

 

REFLETINDO SOBRE O TEMA CURA DA ALMA

 

SUPERANDO AMBIENTES RUINS

E Ana, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou muito. 1 Samuel 1.10


 

QUEBRA-GELO:

Você já viveu momentos de sentir-se um fracasso?

 

INTRODUÇÃO

Todo mundo odeia o Cris. O seriado que muita gente já viu. Mostrou um episódio em que o Cris não consegue ser melhor do que seu irmão mais novo. Uma anomalia para Ele, pois era ele quem queria ser como seu irmão mais novo, pois ele era melhor em tudo!

 

DESENVOLVIMENTO

Ana é a personagem principal porque vai ter sua história revertida. Era uma mulher considerada deficiente. Não conseguimos perceber o impacto porque não estamos na cultura. Uma mulher infértil estava "roubando" possibilidades da família. Ana não suportava ter uma história de fracasso. 

 

COMO ANA SUPEROU O AMBIENTE RUIM?

 

1- Não ter receio de apresentar-se diante de Deus como era!

E Ana, com amargura de alma, orou ao SENHOR e chorou muito. 11 Ela fez um voto, dizendo: — SENHOR dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha. 1 Samuel 1.10-11

 

Uma das grandes bênçãos é podermos apresentar diante de Deus como somos, sem máscaras. Ela estava amargurada e é assim que ela fala com Deus. Muito da religião é encenação, tentar impressionar, mostrar o quem somos, procurar ser forte, quando na verdade estamos sob sérias crises de identidade.

Esse problema de não querermos ser nós mesmos é o que está por trás de muitas neuroses, psicoses e complexos de inferioridade. Não há ninguém mais infeliz do que alguém querer ser tudo menos quem realmente é!

Sam Wood, um dos diretores mais famosos de Hollywood disse que a sua maior dor de cabeça com os jovens aspirantes a artistas é exatamente esse problema: fazer com que eles sejam eles mesmos.


 

2- Ana não teve medo de ser mal interpretada

Ana continuava a orar diante do SENHOR, e o sacerdote Eli começou a observar o movimento dos lábios dela, porque Ana só falava em seu coração. Os seus lábios se moviam, porém não se ouvia voz nenhuma. Por isso Eli pensou que ela estava embriagada e lhe disse: — Até quando você vai ficar embriagada? Trate de ficar longe do vinho!

vv. 12-14

 

O sacerdote a observa e o seu julgamento é: está embriagada. A gente pensa que se nos quebrantarmos na igreja, as pessoas vão pensar mal de nós. Nós temos medo que os outros julguem a nossa oração é o nosso clamor. Ana sabia que a sua oração tem que ser proporcional à sua necessidade. Se oramos com displicência, nossa oração não é urgente. Orar bem não é medido pela extensão com que se ora; mas a extensão que a gente ora tem que revelar o quanto a oração é importante para nós.


 

3- Precisamos descobrir nosso papel no mundo para sermos felizes

Ela fez um voto, dizendo: — SENHOR dos Exércitos, se de fato olhares para a aflição da tua serva, e te lembrares de mim, e não te esqueceres da tua serva, e lhe deres um filho homem, eu o dedicarei ao SENHOR por todos os dias da sua vida, e sobre a cabeça dele não passará navalha. Verso 11

 

Esse voto mostra que ela só queria desempenhar o papel que lhe era pedido. Ela não queria governar nada. Não queria riqueza. Nem queria vingança da sua rival, Penina. Ela sabia seu lugar e estaria feliz com seu aparente pequeno papel. A ambição de Ana era somente cumprir seu pequeno papel como mãe. Com isso a gente sabe que ninguém tem um papel sem importância. Todos têm um dom a desempenhar nesta vida e deve fazer bem feito. Muitos são irrelevantes e insignificantes porque fazem mal o papel a que foram chamados. 

Ana tranquilizou o coração na graça de Deus. Acreditou que o Deus de Israel, senhor dos exércitos, estava respeitando sua dor. Ana teve teve 3 filhos e 2 filhas depois de Samuel, que viria a ungir dois reis: Saul e Davi.


 

4- Não se preocupe com suas deficiências, pois você SÓ é aceito por Deus em Cristo 

Não que, por nós mesmos, sejamos capazes de pensar alguma coisa, como se partisse de nós; pelo contrário, a nossa capacidade vem de Deus.

2 Coríntios 3.5

 

O Senhor Jesus é o objeto de toda a afeição de Seu Pai, e por Ele os afetos do Pai são nossos. Que posição para pobres criaturas como nós! Que descanso é para aquele a quem foi dada esta revelação: que em Cristo, se tornou aceito incondicionalmente diante de Deus! Deus sabe que somos imperfeitos. Por isso ele enviou Jesus Cristo, o único que seria capaz de satisfazer suas expectativas. 

Toda a nossa capacidade vem de Deus e reconhecer isso tra um grande descanso para nossa alma cansada.


 

CONCLUSÃO

Há um momento  na vida de toda pessoa que ela chega à conclusão de que a inveja é ignorância, a imitação é suicídio, e de que deve aceitar a si próprio, independentemente das consequências, tal como ela é, e de que embora o mundo tenha muito ouro e riquezas, nenhum grão de milho ou pedra preciosa lhe virá às mãos, a não ser pelo trabalho a que se dedica no pedaço de terra na vida que lhe foi dada a cultivar. Cada um de nós somos únicos. Seja você mesmo e aceite quem você é.


 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB