Semana de 11 de Novembro - CRISTO QUER MUDAR A SUA VIDA
02/11/2019


Semana de 11 de Novembro

 

CRISTO QUER MUDAR A SUA VIDA

Então Jesus disse aos seus discípulos: — Se alguém quer vir após mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida a perderá; e quem perder a vida por minha causa, esse a achará. Mateus 16.24-25

 

 

QUEBRA-GELO:

Em quais áreas da sua vida você deseja mudar?

 

INTRODUÇÃO

Muitas são as pessoas com muitos problemas, com atitudes que não condizem com aquilo que deseja ser. Com atitudes de cristianismo no conceito, mas sem prática. Muitos de nós querem a felicidade, mas não fazem nada para que isso seja possível. Muitos propalam sobre o poder de Deus, mas poucos falam que o poder de Deus é inoperante se você não quer mudar! Muitos querem o céu; mas poucos querem andar pela estrada do céu.

 

DESENVOLVIMENTO

Para pessoas que querem mudar, Jesus Cristo tem 1 condição, uma constatação e 3 conselhos.

1 Condição: Se você quer.

Enquanto a gente trata os problemas como marola, sem importância, enquanto sobram cartas na manga, a gente vai blefando. Enquanto nos resta possibilidades, a gente vai enrolando. Enquanto a gente tá com água no pescoço, não nos entregamos.

 

1 constatação: Que todos tem uma cruz.

A cruz é o reconhecer que a nossa história é única. Ninguém pode vive-la por nós. A vida é uma caminhada dura para todos. Se você não reconhecer a dureza da vida a cruz fica mais pesada. Se negarmos a cruz, ela ficará cada vez mais pesada. Nossa cruz significa que não somos eleitos, especiais. Não podemos nos ver diferente dos outros em nada. Se houver alguma vantagem, é nossa responsabilidade compartilhar.

 

3 conselhos que Jesus nos deu

Negue-se a si mesmo

É deixar de ser o que sempre fui e almejar ser o que nunca seria a não ser pela graça de Deus. Deixamos de ser alguém danoso, e entrarmos no caminho da pessoa que Deus quer construir em nós. A vida cristã é um eu em construção.

O grande problema é que queremos ser de Deus, mas não queremos negar-nos a nós mesmos. Deus não quer salvar você paternalisticamente, transformando em um beneficiário passivo dos méritos de Jesus. Isso não é graça. Deus quer que sejamos protagonistas da nossa história. A fé quando é uma recepção passiva de verdades e afirmações e não transforma a nossa doença interna em uma ação externa, é inútil. Só uma informação religiosa.

 

Tome sua Cruz

Não só constate que tem uma, mas carregue-a. 

“Carregue a tua cruz, pois no fim ela te carregará”. Tomas A. Kempis. Temos que perguntar a nós mesmos: quais são os meus interesses em tudo o que eu faço?

Carregar a cruz traz o preço da mudança. Para experimentarmos mudanças, precisamos começar a pensar em novas atitudes, num novo projeto de vida. 

Algumas histórias de pessoas que mudaram suas vidas de uma vez por todas. E para melhor, pois resolveram tomar a sua cruz e reagir na vida quando esta pediu mudanças.

 

Parei de procurar dinheiro e decidi viver.

Parei de me relacionar com pessoas tóxicas. Tento perdoá-las mentalmente, não guardar ressentimentos e desaparecer silenciosamente de suas vidas.

Parei de discutir com todo mundo. Sim, ninguém gosta de perder. Mas todas essas discussões sem sentido sobre música, política e gostos requerem grande quantidade de emoções e energia. 

Me acostumei a largar o celular 1 hora antes de dormir, ainda que esteja lendo algo muito interessante. Com isso, passei a descansar muito melhor.

Deixei de fazer só o que esperavam de mim. Familiares, amigos até gente que eu mal conhecia, mas com quem me preocupava exageradamente. Só que me sentia infeliz. 

Me acostumei a ligar para meus pais todos os dias. Esteja onde eu estiver, faça o que fizer, ouvir as vozes dele é sempre algo muito bom.

Parei de me preocupar em vão. Sempre lembro de uma regra simples: "Se não será importante daqui a 5 anos, não pense no assunto por mais de 5 minutos".

Comecei a seguir todos os conselhos que sempre dava aos outros. E não é que eu sempre dei dicas que fazem muito sentido?


 

Siga-me

Significa que eu reconheço que Ele é mais excelente do que eu. Vou a trás, seguindo seus passos, obedecendo. Pessoas que se dizem cristãs e fazem o que querem é uma contradição. “Ando contigo, mas me reservo em chamar-te de amigo só...”

 

Para experimentarmos mudanças radicais, precisamos tomar atitudes radicais. Precisamos nos arriscar a viver como Cristo viveu nos seus dias aqui na terra, andarmos como Ele andou, falarmos como Ele, amarmos como Ele, e, dentre outras características sermos santos como Ele

 

CONCLUSÃO

Quem não muda, morre. Talvez seja por isso que a bíblia contem tantas metáforas para associar o crescimento espiritual com o atletismo. Se você quer alcançar boa condição física, precisa exercitar o corpo regularmente. Se não o fizer, não só deixará de fiar mais forte e em forma, como também começará a perder o que já tinha. 

 

Pr. Fábio Alcantara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB