Semana de 25 de Novembro - MAIS, MAIS, MAIS...
17/11/2019


Texto Bíblico

Leitura: Lucas 12.13-21 

…guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. —Lucas 12.15

 

Quebra-gelo:

Você é uma pessoa que deseja sempre mais?

 

Introdução

Algumas pessoas gostam de fazer compras. Elas têm um desejo eterno de comprar, comprar, comprar. A mania de encontrar a última oferta é mundial. Há enormes shopping centers ao redor do mundo. O aumento nas compras em lojas e on-line revelam que comprar é um fenômeno global. Comprar pode ser divertido. Certamente, não há nada de errado em tentar encontrar um bom negócio e desfrutar das coisas que Deus nos deu. Mas quando ficamos preocupados em adquirir bens materiais, perdemos o foco. Muita gente é infeliz por não poder comprar.

 

Desenvolvimento

Jesus desafiou Seus ouvintes com estas palavras: “… Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui” (Lucas 12.15). Ele continuou contando uma parábola sobre um homem: “Assim é o que entesoura para si mesmo…”, mas não está preocupado com o seu relacionamento com Deus (v.21). Como podemos aprender a nos contentar com o que temos e não sermos consumidos pela vontade de acumular mais? 

 

1)- Guardai-vos da avareza

Lucas 12.13,15 - Nesse ponto, um homem que estava no meio da multidão lhe falou: Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.... Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.

A avareza é uma doença que muita precisa ser curada. O avarento nunca está feliz com o que tem, nem conseguirá o que deseja.  Por causa dela muita gente anda com relacionamentos cortados e amargurados. Muitas famílias não se entendem e perdem o melhor da vida, que são as pessoas e não as coisas. Jesus lidou com um homem que estava brigando com seu irmão. Provavelmente o conflito continuou, pois aparentemente Jesus não ajudou a repartirem o dinheiro. Se você tem relacionamentos desfeitos, achegue-se a Jesus Cristo e peça a ele que te ajude a recuperar as pessoas que você ama.

 

2) Ajude os outros

Lucas 12.16-19 E lhes proferiu ainda uma parábola, dizendo: O campo de um homem rico produziu com abundância.  E arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei, pois não tenho onde recolher os meus frutos? E disse: Farei isto: destruirei os meus celeiros, reconstruí-los-ei maiores e aí recolherei todo o meu produto e todos os meus bens. Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e regala-te.

Não seja egoísta. A pessoa que só quer mais não consegue ver a necessidade dos outros. Ninguém jamais foi lembrado por aquilo que ajuntou, mas por aquilo que distribuiu. Jesus Cristo te desafia a marcar a vida dos outros com sua generosidade. A parábola que Jesus contou não era para parabenizar um investidor de sucesso, mas para mostrar o caráter iníquo de alguém que só junta sem pensar nos outros. Se você não tem muitos amigos, pense um pouco se você tem sido generoso/. Quando recebemos Jesus Cristo, nossa vida muda e passamos a beneficiar aqueles que estão próximos de nós. Existe alguém no seu GP que esteja precisando de ajuda?

 

3)- Quem tem Jesus Cristo não precisa de mais e mais.

Lucas 12.20-21 Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.

 

Dizem que o avarento é a pessoa mais generosa... depois que morre, pois deixa tudo pros outros! Jesus sabe que a verdadeira satisfação é sermos ricos para com Deus. Se a causa da sua infelicidade é a falta de poder de consumir, lembre-se que Cristo quer te libertar. Justiça com Deus é a ocasião de uma alma satisfeita. O justo come até que a sua alma esteja satisfeita. Provérbios 13.25. O cristão precisa se satisfazer. Se não estamos satisfeitos, deve ser porque não estamos nos alimentando plenamente, simplesmente Dele. A falta não está na provisão feita, mas na entrega do coração. 

 

Conclusão

Aqui estão algumas maneiras: Considere os bens materiais como dádivas de Deus para serem utilizados sabiamente (Mateus 25.14-30). Trabalhe com afinco para ganhar e economizar dinheiro (Provérbios 6:6-11). Doe para a obra do Senhor e aos necessitados (2 Coríntios 9.7; Provérbios 19.17). E lembre-se sempre de ser agradecido e de apreciar o que Deus lhe dá (1 Timóteo 6.17). Ser rico em Deus é muito melhor do que ser rico em bens materiais.

 

Pr. Fábio Alcântara 

 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB