Semana de 03 de Fevereiro - Ele se Lembra
13/01/2020


Texto Bíblico

Gênesis 40:1-14,23

O copeiro-chefe, todavia, não se lembrou de José, porém dele se esqueceu. —Gênesis 40.23

 

Introdução

Um amigo seminarista conta: “Enquanto eu estudava no seminário, trabalhei em um asilo. Conforme investia o tempo conversando com aqueles homens e mulheres, chegava um ponto em que quase todos os pacientes descreviam a solidão atual de suas vidas e a compreensão de que estavam vivendo muito mais do que os seus companheiros. A maioria se perguntava se alguém se lembraria deles quando morressem”.

 

Desenvolvimento

Não são apenas os idosos que se sentem sozinhos e esquecidos. Muitos de nós nos sentimos presos e solitários, abandonados por circunstâncias justas e injustas. Em alguns momentos, inclusive, experimentamos o que o personagem José do Antigo Testamento experimentou: as pessoas deixando de lembrar-se de nós quando por todos os motivos deveriam lembrar-se.

O livro de Gênesis 40 descreve a experiência de José na prisão. O copeiro tinha sido liberto e retornara ao serviço do rei, assim como José lhe disse que aconteceria (vv.9-13). José tinha pedido para ser mencionado ao Faraó, mas o copeiro esqueceu-se dele (vv.14,23). Com Jesus não é diferente. Ele sempre estará conosco.

 

1)- Ele se dedica a nós

Por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade. João 17.19

Você se lembra de quando Jesus se assentou com os discípulos, na Última Ceia, de como Ele levantou a voz e orou, dizendo essas palavras maravilhosas no meio da oração: "Por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade"? Existiria algo mais nobre, mais importante em todo o ensino que os homens ouviram dos lábios de Deus do que isso - dar o melhor de si, não apenas por amor a nós, mas por amor ao mundo todo? Então lembre-se de que Jesus Cristo tem um compromisso com você e deseja que você também tenha esse compromisso com Ele para desfrutar da Sua constante companhia.

 

2)- Ele jamais nos abandona

Hebreus 13.5   Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes; porque ele tem dito: De maneira alguma te deixarei, nunca jamais te abandonarei.

Sua constante companhia nos torna seguros. Por isto a Bíblia afirma que não importa o que você NÃO tenha, mas quem você TEM, que é Jesus. Aquele que jamais se esquecerá ou nos abandonará. Abandono não faz parte do seu caráter, pelo contrário, Ele veio para nos buscar. Muita gente tenta compensar a solidão com festas e pessoas, mas tudo termina quando todos vão embora. Jesus nunca vai. Comece a andar com Ele agora mesmo, e saiba que tem alguém perto de você querendo também sua companhia. Dê o seu testemunho.

 

3)- Não abandonemos a Jesus Cristo

Hebreus 10.35   Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão.

Se por um lado sabemos que Ele jamais nos abandona, por outro não podemos abandonar a Cristo em momento algum, apesar do desanimo ou abatimento de alma. Se perseverarmos, teremos recompensa. Uma vez que você passa a andar com Jesus Cristo, chega um tempo que sem Ele você não pode viver mais, tamanho é o conforto e alegria da Sua companhia.

 

Conclusão

Podemos nos sentir esquecidos; no entanto, assim como José, não o somos (42.9-13). Jesus senta à destra de Deus e nossas orações chegam ao trono do Rei sem falhas porque o nosso Salvador é o nosso Mediador. Quando nos sentirmos sozinhos, lembremo-nos de descansar na confiante promessa de que Jesus estará conosco para sempre (Mateus 28.20). Jesus nunca abandona ou esquece os Seus.

 

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB