Semana de 30 de Março - Dinheiro e Preocupações
29/02/2020


Dinheiro e Preocupações

 

 

Texto Bíblico: Lucas 12.22-31

Não temais, ó pequenino rebanho; porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino. —Lucas 12:32

 

Introdução 

Das palavras de Jesus registradas na Bíblia, Ele tem mais a dizer a respeito do dinheiro do que qualquer outro assunto. O livro de Lucas 12 nos dá um bom resumo da Sua atitude. Jesus não condena os bens, mas alerta a não crermos que o dinheiro garantirá o futuro. O dinheiro não consegue resolver os maiores problemas da vida.

 

Desenvolvimento

Apesar de Jesus falar sobre muitos aspectos do dinheiro, Ele parece concentrar-se na questão: o que o dinheiro está fazendo com você? O dinheiro pode dominar a vida de uma pessoa, tirando sua atenção de Deus. Jesus nos desafia a libertarmo-nos do poder do dinheiro — mesmo que isso signifique abrir mão de todo o dinheiro que tivermos.

Por isso Ele ensina a:

1- Não andar ansiosos

Lucas 12.22-23 -  A seguir, dirigiu-se Jesus a seus discípulos, dizendo: Por isso, eu vos advirto: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer, nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Porque a vida é mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes.

Jesus incita aqueles que o ouvem a acumular tesouros no reino de Deus, pois estes tesouros podem beneficiá-los nesta vida e na eternidade também. “…não andeis ansiosos…” Ele diz (Lucas 12.22), pois Deus é quem provê tudo aquilo que precisamos. Muita gente se preocupa com o dinheiro presente e se esquece da vida eterna. Por isso vive miseravelmente ansiosa e correndo atrás do dinheiro. Jesus nos liberta da ansiedade quando nos convence do Seu cuidado conosco.

 

2- Preocupação com dinheiro é falta de fé

Lucas 12.25-26- Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Se, portanto, nada podeis fazer quanto às coisas mínimas, por que andais ansiosos pelas outras?

Não estamos minimizando os problemas financeiros e cremos que é legítima a provisão e o sustento próprio. O que o Senhor considera pecado é a preocupação excessiva com desejos fúteis e gananciosos. Muita gente até tem dinheiro, mas vive uma vida avarenta, cheia de preocupações sobre como conservá-lo no altar, idolatrando-o.

Nada podemos fazer quanto “às coisas mínimas”, quanto mais com as do futuro. Se você está com problemas financeiros, ore já e creia na Palavra para receber um milagre. Um autor escreveu que “quando tinha imensas dívidas, parei de pensar nelas e fui colocar minhas energias em como sair delas”. Deus deseja tornar este estudo realidade na tua vida.

 

3- Troque as prioridades

Lucas 12.31 - Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas.

A Bíblia fala do rei Salomão; o homem mais rico do Antigo Testamento. Jesus disse que simples flores do campo são vestidas por Deus com mais glória do que um rei. Portanto, não seja ansioso (vv.27-29), mas “Buscai, antes de tudo, o seu reino, e estas coisas vos serão acrescentadas” (v.31). Se você está sofrendo, experimente trocar as prioridades: deixe de buscar as coisas em primeiro lugar e coloque a vida com Deus na frente. Assim você receberá a benção da provisão e sabedoria para reverter o quadro, e ter uma vida liberta da avareza e preocupações. Só o desapego liberta uma pessoa.

 

Conclusão 

É melhor confiar no Deus que esbanja zelo por toda terra do que gastarmos nossas vidas nos preocupando com dinheiro e bens. Eles são necessários para a vida, mas quando nos torna escravos, vivemos sob a tirania do medo e do desamparo. Jesus cura tudo isso. A fé nos faz reagir e Deus abençoa nosso caminho.

Nossa verdadeira riqueza é aquilo que teremos na eternidade.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB