SÁBADO O GRANDE SILÊNCIO
08/04/2020


 

SÁBADO

O GRANDE SILÊNCIO

 

Leitura Bíblica em família, em grupo ou sozinho(a):

1Pedro 3.18

Também Cristo morreu uma vez pelos pecados, o justo pelos injustos, a fim de vos conduzir a Deus. Morto na carne, foi vivificado no espírito, no qual foi também pregar aos espíritos em prisão, a saber, aos que foram incrédulos outrora...

 

Mateus 12.40

Como Jonas esteve no ventre do monstro marinho três dias e três noites, assim ficará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra

 

Atos dos Apóstolos 2,24

Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder.

 

Efésios 4.9

Que significa "subiu", senão que ele também desceu às profundezas da terra? O que desceu é também o que subiu acima de todos os céus, a fim de plenificar todas as coisas.

 

 

Introdução:

O sábado Santo, o dia depois da morte de Cristo, é para refletir, para lembrar o que Jesus Cristo fez por nós.

 

O sentido básico dessa expressão teológica é professar que Jesus realmente morreu e que venceu a morte e o diabo, causadores da morte, como escrito em Hebreus 2.14: 

Ele participou da mesma condição, a fim de destruir pela morte o dominador da morte, isto é, o diabo.

 

O tema da descida de cristo à "mansão dos mortos" é um dos temas da fé cristã que podemos lembrar no sábado. Tomás de Aquino, teólogo medieval, dedicou todo um capítulo de sua Suma Teológica a este argumento. Até mesmo Lutero incluiu essa afirmação nos seus preceitos: Como se deve crer que Cristo morreu e foi sepultado por nós, assim também é necessário crer que ele desceu à mansão dos mortos.

 

 

DESENVOLVIMENTO

É BOM LEMBRAR NO SÁBADO:

• Para relembrar que “cada um de nós se desviava pelo caminho, mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Isaías 53.6).

• Para relembrar que Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos. 5.8).

• Para celebrar o fato de que podemos nos aproximar “confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hebreus. 4.15-16).

• Para relembrar que “Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim” (Gálatas. 2.20, 21).

• Para celebrar que aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas?” (Romanos. 8.32).

• Para relembrar e celebrar que “ao cair da tarde daquele dia, o primeiro da semana, trancadas as portas da casa onde estavam os discípulos com medo dos judeus, veio Jesus, e pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco!” (João. 20.19).

 

A espera do sábado também simboliza a nossa espera pela vida de Cristo. Neste tempo, sabemos que temos tribulações e precisamos viver com esperança cada dia, com suas doenças e Corona Vírus, com a falta de fé dos familiares, com os problemas financeiros entre outros que sabemos e vivemos muito bem. Mas nessa espera exercitamos a fé diariamente com a presença espiritual de Cristo nosso Senhor.

 

ORAÇÃO

Ore a Deus para que cada dia seja sempre uma ansiosa espera pela presença de Jesus Cristo, o Senhor.

 

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB