Semana de 31 de Agosto - A Medida da Misericordia
28/08/2020


A medida da misericórdia

 

 

Texto Bíblico:

Filipenses 2:5-11

Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, (v.5)

 

Quebra-gelo:

Qual a maior manifestação de bondade que você já recebeu?

 

Introdução:

DEFINIÇÃO DE MISERICÓRDIA- O dicionário nos dá a seguinte definição: "Misericórdia é tratar com compaixão um inimigo". É uma perfeição adorável de Deus, pela qual Ele Se compadece e alivia os miseráveis. O ser humano está numa condição de miséria por causa de sua rebelião contra Deus e merece punição. A misericórdia implica que o pecador não tem nada a dizer em sua defesa própria. Entendemos o significado de misericórdia quando o acusado joga-se à misericórdia do juiz. Isto significa que ele é culpado e não tem mérito com que apelar à lei. Esta é a condição exata em que nós nos achamos diante do tribunal de Deus. A misericórdia é a nossa única esperança. Podemos rogar por justiça diante dos homens, mas rogarmos por justiça a Deus (rogarmos que nos dê o que merecemos) é o mesmo que pedirmos uma vaga na região dos condenados ao inferno.

 

Desenvolvimento

Qual é a distância entre o trono de Deus e o abismo da cruz do Calvário? Qual é a medida do amor do Salvador por nós? Na carta de Paulo aos Filipenses, o apóstolo descreve a descida de Jesus das alturas da glória às profundezas da vergonha e agonia e o Seu retorno (Filipenses 2:5-11).

Cristo é o Criador eterno e Senhor de toda a vida, exaltado infinitamente acima da impureza e decadência da terra. Ele é a fonte da vida, com miríades de anjos para cantar Seus louvores e cumprir Seus propósitos. Ainda assim, motivado pelo amor por nossa raça humana perdida, “…a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até a morte e morte de cruz” (Filipenses 2:8).  Essa é a distância entre o trono de Deus e o Calvário! Essa é a medida da Sua graça e misericórdia!

 

Por que Deus usou de tanta misericórdia?

1)- Por que não tem prazer na morte de um pecador

Ezequiel 18.23,32; 33.11 - Dize-lhes: Tão certo como eu vivo, diz o SENHOR Deus, não tenho prazer na morte do perverso, mas em que o perverso se converta do seu caminho e viva. Convertei-vos, convertei-vos dos vossos maus caminhos; pois por que haveis de morrer, ó casa de Israel? (33.11)

Muitos perguntam “por quê Deus não vem logo, acaba com o mundo e com o sofrimento?”. A resposta é que Ele é longânimo e não deseja que ninguém se perca no inferno. Esta vida não é tudo; a vida vindoura é! Ele espera para que todos possam ter a chance da conversão a Cristo. Hoje também pode ser a chance de muitos.

 

2)- Porque nos amou de forma incompreensível

Filipenses 2.7-8antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz.

 

Imagine uma pessoa riquíssima vivendo e passando necessidades como um mendigo. Jesus Cristo, criador de tudo, veio ao nosso mundo insignificante, nasceu numa estrebaria que parecia uma caverna com seus odores e foi colocado numa manjedoura como um bebê indefeso.

Quando atingiu a idade adulta, enfrentou a falta de um lar (Mateus 8.20). Quando teve sede, pediu água a uma mulher adúltera (João 4:7-9). Quando cansado, dormiu num barco sacudido pelo mar agitado durante uma tempestade (Marcos 4.37-38). Sem pecado, um dia foi adorado por multidões (Mateus 21:9), e depois condenado como um criminoso e morto numa cruz romana em dores insuportáveis. Essa é a medida de amor por nós. Você tinha conhecimento desse fato através da Bíblia? Por isto Jesus nos chama hoje.

 

3)- Porque diante Dele todos se ajoelharão

Filipenses 2.9-11- Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.

 

Toda a obra de Jesus Cristo foi recompensada por Deus. A ele foi dada a mais alta honra, de forma que toda pessoa nesta terra se dobrará a seus pés: ou adorarão porque O receberam pela fé; ou para condenação pois a justiça de Deus fará com que os pecadores se juntem a Satanás e seus anjos para a perdição eterna.

 

Conclusão

Deus surgiu na história humana para nos oferecer a dádiva eterna da salvação. A quem receber, viverá para sempre junto com Deus, o Pai e o Filho na morada que foi preparada para receber os justificados em Cristo.  Qual é o seu destino? Você tem certeza da sua salvação? Hoje é tempo de render-se a Cristo.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB