Semana de 07 de Setembro - Pés como as da Corça
02/09/2020


PÉS COMO OS DA CORÇA

NOS LUGARES ALTOS

 

O Senhor […] torna meus pés firmes como os da corça, para que eu possa andar em lugares altos. v.19

 

Texto Bíblico:

16 Ouvindo-o eu, o meu ventre se comoveu, à sua voz tremeram os meus lábios; entrou a podridão nos meus ossos, e estremeci dentro de mim; no dia da angústia descansarei, quando subir contra o povo que invadirá com suas tropas. 17 Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; 18 Todavia eu me alegrarei no Senhor; exultarei no Deus da minha salvação. 19 O Senhor Deus é a minha força, e fará os meus pés como os das cervas, e me fará andar sobre as minhas alturas. Habacuque 3:16-19

 

Introdução

Essa clássica alegoria da vida cristã Pés como os da Corça nos Lugares Altos (Ed. Vida, 2009), baseia-se em Habacuque 3:19. A história segue a jornada da personagem Grande-Medrosa com o Pastor.

Receosa, Grande-Medrosa pede que o Pastor a carregue. Porém, ele lhe diz que se a carregar aos Lugares Altos em vez de deixá-la escalar até lá, ela jamais desenvolveria os “pés de corça” tão necessários para acompanhá-lo, por onde quer que ele fosse.

Grande-Medrosa remete-nos às perguntas do profeta Habacuque no Antigo Testamento (e as minhas perguntas também!): “Por que eu devo sofrer?” “Por que a minha jornada é difícil?”.

 

 

Desenvolvimento

Habacuque viveu em Judá no fim do século 17 a.C., antes que os israelitas fossem para o exílio. Nessa época, a sociedade negligenciava a injustiça social e era paralisada pelo medo do cerco babilônio (1:2-11). Ele pediu que o Senhor os libertasse do sofrimento (1:13), mas Deus respondeu que agiria em Seu tempo (2:3).

 

Deus sempre desejou fortalecer a fé do seu povo

E te lembrarás de todo o caminho, pelo qual o Senhor teu Deus te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, e te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os seus mandamentos, ou não. DEUTERONÔMIO 8.2

D.L. Moody dizia:  essa palavra não vem como uma chuva refrescante, aliviando a fúria das chamas? Sim, não é um escudo de amianto contra o qual o calor não tem poder? Que venham as aflições - Deus me provou. Pobreza, podes adentrar pela minha porta - mas Deus já está em casa, e ele me provou. Seja o que for que me derrube neste vale de lágrimas, sei que Ele me provou”. Não temas, cristão: Jesus está contigo. Em todas as tuas provações abrasadoras, sua presença é teu consolo e segurança. Ele nunca deixará a quem escolheu para si. Mas ele irá nos aperfeiçoar durantes as dificuldades assim como Ele também o foi.

 

A graça de Cristo sempre nos acompanhará

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12:9

Ao pedir por bênçãos temporais, a verdadeira sabedoria está em colocar a questão nas mãos do Senhor e ali deixá-la. Ele conhece nossas dores; assim, se perceber que é bom para nós que a água se transforme em vinho, assim faz. Não nos cabe ordenar. Ele vê o que é melhor para nós. Quando pedimos prosperidade, talvez o que devamos receber seja provação. Quando queremos ser libertados de um "espinho na carne", Ele sabe que precisamos é de uma compreensão do fato de que sua graça nos é suficiente. Desse modo, somos colocados em sua escola e precisamos aprender as lições que nos ensina.

 

A fé relativiza o temor

Não temas, porque eu sou contigo; não te assombres, porque eu sou teu Deus; eu te fortaleço, e te ajudo, e te sustento com a destra da minha justiça. ISAIAS 41.10

Ele não irá impor-lhe um peso desnecessário. Não exigirá mais do que a sua força é capaz de suportar. Não pediria que Pedro fosse até si sobre as águas, sem, ao mesmo tempo, lhe emprestar força e apoio nas ondas instáveis. Não lhe pedirá que puxe a água, se o poço for profundo demais; nem que arraste a pedra mais pesada que suas forças. Mas, ao mesmo tempo, também não admitirá que se considere impossível aquilo que você, sendo agente livre e responsável, é capaz de fazer. Ele não há de nos eximir de nossas responsabilidades e esforços.

 

Conclusão

Habacuque confiou no Senhor. Mesmo que o sofrimento não terminasse, o profeta cria que Deus seria a sua força.

Podemos ter o consolo de que o Senhor é a força que nos ajudará a suportar o sofrimento e que usará as jornadas mais difíceis da vida para aprofundar a nossa comunhão com Cristo.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB