Semana de 14 de Setembro - Além das Possibilidades
12/09/2020


Além das possibilidades

 

Texto Bíblico: Atos 12:1-11 

Mas havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele. —Atos 12:5

 

Quebra-Gelo:

Você confia na previsão do tempo que passa no jornal?

 

Introdução

Muitos de nós tomamos decisões diárias com base em possibilidades. Se houver 20% de probabilidade de chuva, podemos ignorá-la. Se a probalilidade for de 90%, levaremos conosco um guarda-chuva. Quanto maior a possibilidade, mais o nosso comportamento é afetado, pois queremos escolher sabiamente e sermos bem-sucedidos.

Desenvolvimento

O livro de Atos 12:1-6 descreve uma situação em que as probabilidades de Pedro sobreviver eram muito baixas. Ele estava na prisão, “…entre dois soldados, acorrentado com duas cadeias…” enquanto outros guardavam a porta (v.6). Herodes já havia executado Tiago, um dos seguidores mais próximos de Jesus e tinha em mente o mesmo destino para Pedro (vv.1-3). Um apostador não teria colocado dinheiro algum na hipótese de Pedro sair vivo desta situação.

No entanto, o plano de Deus para Pedro incluía uma libertação miraculosa, qual mesmo aqueles que estavam intercedendo por ele acharam difícil acreditar (vv.13-16). Eles ficaram pasmos quando Pedro apareceu na reunião de oração deles.

As possibilidades de Deus são diferentes das nossas.

 

1)- O poder de Deus é infinito

Romanos 4.17 - como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí.), perante aquele no qual creu, o Deus que vivifica os mortos e chama à existência as coisas que não existem.

Uma das formas como Deus échamadoé de Todo-poderoso (41 vezes). Todas as coisas foram criadas por Ele e se Ele quisesse criar mais, teria poder para fazê-lo. Tem pessoas que dizem que se Deus existe, Ele não está mais no controle. Mas a Bíblia contradiz esta informação em Col. 1.17: “Ele é antes de todas as coisas, e nele subsistem todas as coisas”. Se fosse possível um dia Deus deixar de existir, nada mais existiria. O poder de Deus é infinito, maior que a imaginação humana possaconceber. Muito mais que eu e você possamos imaginar. O termo “Todo-poderoso” contempla esta verdade. Pedro estava “jogado”, esperando o que Jesus Cristo iria fazer para livrá-lo. Depois que entrega a vida ao Senhor, jogue-se em seus cuidados, e espere em oração e confiança.

 

2)- O que parece impossível a nós é possível a Deus

Lucas 1.37 - Porque para Deus não haverá impossíveis em todas as suas promessas.

18.27   Mas ele respondeu: Os impossíveis dos homens são possíveis para Deus.

Você conhece o poder de uma Bomba? Alguém comparou o poder de Deus a isto. Não importa o tamanho do teu problema; não importa a situação difícil que você vive; não importa a pessoa difícil que está no teu caminho. Quando chegar o tempo do milagre, não haverá nada que subsite a esta “bomba” que será a manifestação do milagre de Deus. Não se compare a Deus. Ele não é o que somos. Neste erro muitos não confiam no Seu poder porque o mais próximo que tem da sua imaginação são eles mesmos.  Pedro não via nenhuma possibilidade de ser liberto da cadeia. Mas Jesus Cristo fez as correntes caírem!

 

3)- A Fé faz o impossível acontecer

Mateus 17.20 - E ele lhes respondeu: Por causa da pequenez da vossa fé. Pois em verdade vos digo que, se tiverdes fé como um grão de mostarda, direis a este monte: Passa daqui para acolá, e ele passará. Nada vos será impossível.

Em conselhos como estes, Jesus Cristo parece brincar conosco. O quê é fé “do tamanho de um grão de mostarda?” significa uma atitude de crer singela, pequena, simples e satisfeita. Basta pedir. Para isto não há requisitos excepcionais para ninguém.

As crianças tem muito medo de coisas que para nós parece ridículo, como por exemplo brincar de escorregar ladeira abaixo com papelão. Para nós parece tão divertido, mas para um pequenino parece um abismo! Quando Jesus olha para as circunstâncias da nossa vida, ele nos cutuca: “Vai lá! Tenta! Confie! Creia em mim, afinal você pediu em meu nome”! Está precisando de ajuda? Peça agora e descanse.

 

 

Conclusão

Deus pode agir além das probabilidades porque Ele é Todo-poderoso. Nada é difícil demais para Ele. Aquele que nos ama e se entregou por nós está no controle das nossas vidas. Em circunstâncias comuns e situações impossíveis, Deus pode revelar o Seu poder. Quer sejamos agraciados com o sucesso ou amparados na tristeza, Ele está conosco. Detrás dos bastidores, Deus está sempre no controle.

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB