Semana de 28 de Setembro - Sem Decepções
25/09/2020


Sem decepções

Texto Bíblico:

Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles. Mateus 1:21

 

INTRODUÇÃO

O pregador metodista “Gip” Hardin escolheu para o filho o nome do famoso pregador John Wesley, projetando suas aspirações e esperanças para o bebê. Mas, John Wesley Hardin escolheu um caminho diferente. Alegando ter matado 42 homens, Hardin tornou-se um dos pistoleiros mais conhecidos do Velho Oeste no fim dos anos de 1800.

É sabido de muitas pessoas que estão nas penitenciárias ou que não tem mais nenhuma intimidade com o evangelho com os mais variados nomes bíblicos: Paulo, Felipe, José, Matias, Israel, Ismael, etc. Pessoas que tornaram a vida dos pais uma frustração, pois o seu desejo era que fossem tão dedicados quanto as pessoas na qual foram inspiradas. Por outro lado, existem muitas que atenderam as expectativas por trás dos seus nomes e são muito felizes com isso.

 

DESENVOLVIMENTO

Na Bíblia, e em muitas culturas hoje, os nomes têm significado especial. Ao anunciar o nascimento do Filho de Deus, o anjo instruiu José a chamar o filho de Maria de “Jesus, pois ele salvará seu povo dos seus pecados” (v.21). O significado do nome de Jesus — “Javé salva” — confirmou Sua missão de salvar o “seu povo dos seus pecados”.

 

1)- Jesus cumpriu a vocação desejada por seu Pai

Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. João 4:34

Com Jesus não há decepção. Sua história de cruz foi suficiente para provar sua lealdade ao Pai, e corresponder a expectativa que tinha para o mundo. Deus o Pai tinha o desejo de salvar-nos, e deu essa missão ao filho: “para salvar o mundo dos pecados deles”. E assim o fez. Fomos salvos pela lealdade do Filho, que honrou seu nome por uma vontade livre, por amar e honrar Seu pai, de modo que “sua comida era fazer a vontade do seu amado Pai que o enviara”.

 

2)- Seu amor por nós também foi o fato

Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos. João 15:13

Cristo não somente deu sua via por nós por obediência ao Pai. Muitos obedecem contrariados ou por obrigação, ou por uma sina. Os monarcas costumam dizer que “o peso da coroa caiu sobre sua cabeça”. Com Jesus, foi diferente. O que motivou sua morte de cruz, além da amizade que ele tinha com o Pai foi seu amor por nós. Amor que sentiu pelos pecadores perdidos. Se muitos são capazes de dar a vida ou gastar grande parte dela por amor aos pobres e necessitados neste mundo, é compreensível observar Jesus amando a nós a ponto de dar sua vida, nos chamando de “amigos”.

 

 

3)- A Prova

Porque Cristo, quando nós ainda éramos fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. Dificilmente, alguém morreria por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém se anime a morrer. Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.Romanos 5:6-8

Não precisamos de prova maior. A história se encarregou de mostrar a prova do amor de Cristo por nós. Costuma-se dizer que os heróis, os artistas, os famosos, os pregadores (que tal aquele que chamou a mulher de imbecil e logo depois distribuiu um “a paz do senhor”... sim com s minúsculo!), os pintores... não foram feitos para serem conhecidos, mas admirados em sua “santidade laica”, ou seja: de longe. Não queira conhece-los, pois a decepção é certa. Mas não precisamos ter receio de conhecer cada vez mais a Jesus. Não seremos decepcionados, porque ele nada prometeu que não tenha feito e nada prometerá o que não fará. Sua vida foi comprovada.

 

CONCLUSAO

Diferentemente de Hardin, Jesus viveu completamente de acordo com o Seu nome. Por Sua morte e ressurreição, Ele cumpriu Sua missão de resgate. João afirmou o poder regenerador do nome de Jesus: “Estes, porém, estão registrados para que vocês creiam que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo nele, tenham vida pelo poder do seu nome” (João 20:31). O livro de Atos convida todos a confiar nele, pois “não há salvação em nenhum outro! Não há nenhum outro nome debaixo do céu, em toda a humanidade, por meio do qual devamos ser salvos” (Atos 4:12).

Aqueles que invocam o nome de Jesus com fé podem experimentar o perdão e a esperança que Ele oferece. Você já invocou o Seu nome e experimentou sua salvação e amizade? Nele você pode confiar! A decepção será por sua conta, não por causa dele!

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB