Semana de 05 de Outubro - Caminho Dificil
04/10/2020


Caminho Difícil

 

Texto Bíblico: 2 Coríntios 12:1-10

…o poder se aperfeiçoa na fraqueza… —(9)

 

Quebra-Gelo: Você passou ou está passando por sofrimento?

 

Introdução

Os diamantes são pedras preciosas belas e valiosas, mas o seu início é carvão comum — rústico, sujo e combustível. Através de anos de intenso calor e pressão alta, eles se tornam puros e fortes. Isto os torna uma boa metáfora para a força espiritual, Deus usa forças externas intensas para nos livrar das impurezas e para aperfeiçoar a Sua força em nós.

Uma irmã em Cristo testemunhou: “a força de Deus se aperfeiçoa em nossa fraqueza, diz o apóstolo Paulo (2 Coríntios 12:9). Gostaria que isto não fosse verdade, porque odeio ser fraca. Os tratamentos de quimioterapia e radiação me ensinaram mais do que eu sempre quis saber sobre a fraqueza física. Em seguida, um acontecimento menor me fez mergulhar num estado de fraqueza emocional que me pegou desprevenida. Depois de perder quase 90 cm de cabelo e ficar sem eles por quase um ano, um corte de cabelo malfeito não devia ter sido grande coisa. Mas foi, e eu me senti boba por ser tão fraca. Alguns de nós somos capazes de criar uma ilusão de força e autossuficiência. Mas a perda repentina de saúde, emprego ou um relacionamento valioso é um lembrete surpreendente de nossa total dependência de Deus”.

 

Desenvolvimento

Todos desejam viver uma vida que mostre um caráter forte e que marque a vida dos outros. Porém, isso demanda experiência ao passar por provações e sofrimento. Quem passa por isso com persistência, ainda que com cicatrizes, é capaz de VIVER ACIMA DA MEDIOCRIDADE.

 

Vivemos assim quando:

1)- Aprendemos a viver com os espinhos

12.7   E, para que não me ensoberbecesse com a grandeza das revelações, foi-me posto um espinho na carne, mensageiro de Satanás, para me esbofetear, a fim de que não me exalte.

 

Ninguém pode ser mais indomável do que um indivíduo finito e cheio de si mesmo, que supõe dirigir sua vida pelos seus próprios ditames. O Senhor providencia para os seus filhos que se acham merecedores de um tratamento exclusivo e de cuidados especiais, algum xarope de erva espinhenta para medicar, a partir dos sintomas mascarados, a altivez humana. Os sofrimentos dos estrepes são expressões da graça de Deus para sarar nossa pretensão de viver sem Deus, pois isso nos leva à morte física e espiritual. Por isso, precisamos aceitar com humildade algumas expressões de sofrimento que nos leva a uma maior comunhão com Jesus Cristo. Você está passando por um caminho difícil? Deus o capacitará a passar por ele

 

Vivemos acima da mediocridade quando:

2)- Oramos insistentemente

12.8   Por causa disto, três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim.

 

Orar é um privilégio. Paulo, embora não tivesse sido respondido imediatamente, continuou orando. E não obteve uma resposta como queria, que era o livramento da sua aflição. Nossa vida também é assim e sei que você também experimenta isso: nem sempre somos respondidos em nossas orações. Mas certamente Deus providencia um refúgio para podermos suportar tudo com paciência. Quando oramos, precisamos ficar satisfeitos com a vontade do Pai. Nem sempre Sua resposta é a melhor coisa para nós. Paulo teria se perdido com as revelações se tivesse sido livrado daquilo que o mantinha humilde. Alguém disse: “Não existe decepções para aqueles que enterram sua vontade na vontade de Deus”. Ore e seu coração ficará em paz.

 

Vivemos acima da mediocridade quando:

3)- Experimentamos a graça de Deus

12.9-10 -Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte.

 

Muitas vezes, Deus lubrifica os olhos dos seus filhos com lágrimas para que vejam melhor a sua graça. O apóstolo Paulo viu no espinho um tratamento especial da graça de Deus, e percebeu que na sua fraqueza se tornava extremamente forte, com todo o poder que Deus manifestava à sua disposição. Alguém já disse que na presença das tribulações, algumas pessoas conseguem asas para voar acima do ciclone, enquanto outros compram muletas e se arrastam queixando-se da sorte. Graças ao Senhor de toda graça pelas aflições na vida dos seus filhos, pois "as tribulações são, frequentemente, instrumentos de que Deus lança mão, visando o nosso aperfeiçoamento espiritual".

 

Conclusão

Quando experimentamos a fornalha ardente do sofrimento, seja este físico ou emocional, perseguição externa ou humilhação interior — o propósito amoroso de Deus é nos tornar puros e fortes. O sofrimento é o fogo que Deus usa para nos purificar e fortalecer.

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB