Semana de 26 de Outubro - Agitação
23/10/2020


Você vive agitado?

 

Texto Bíblico:

Somente em Deus, ó minha alma, espera silenciosa; dele vem a minha salvação. Salmo 62:1.

 

Quebra-Gelo:Você tentou deixar esquentar a água do chimarrão ou café várias vezes e ferveu porque esqueceu?

 

Introdução

O homem moderno, muito mais do que em outras épocas, não é dono de sua própria vida. Vive correndo contra o relógio e arrastado pela avalanche do consumismo compulsivo. Os marqueteiros sabem muito bem usar o arsenal tecnológico de comunicação disponibilizado pela ciência, para tentar preencher o nosso vazio existencial com coisas.

Além disso, esses sedutores brinquedinhos tecnológicos permitem que estejamos “conectados”, ou seja, desfrutando de uma falsa sensação de “estar juntos” em silêncio. É uma espécie de presença à distância, minimizando a solidão coletiva e a nossa barulheira interior. Chamam isso de Rede Social, à qual você pode pertencer enquanto lhe for conveniente, porquanto, para desfazer o vínculo basta apenas um Clic.

 

Desenvolvimento

Mas, a nossa relação com Deus se dá numa dimensão muito mais significativa. O propósito de Deus em nos criar foi para que pudéssemos ter Comunhão Pessoal com Ele. Acontece que, logo após a nossa queda, nos tornamos inadequados para este propósito. Porém, a presença de Jesus neste mundo tem o propósito de nos fazer adequados, isto é, andar com Deus, na quietude do coração porque nada neste mundo pode satisfazer o coração do ser humano a não ser Deus.

 

1)- O silêncio com Deus cura

Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará. Mateus 6.6.

É muito importante que tenhamos a consciência da presença do Pai - que Ele nos vê e nos ouve. E que, quando abrirmos a porta e “sairmos” do “quarto”, na alegria daquela presença - alegria esta que ninguém pode tirá-la - outros possam ser contagiados por essa alegria. É na quietude e no silêncio do coração que os significados ocultos das Escrituras se revelarão. É na quietude do coração que aprendemos a ouvir Deus, e a Sua fala é sempre nos convidando para descansar. Aquietar e permanecer em silêncio diante de Deus é ter a capacidade de “ver” e ouvir. Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo, por esta razão, precisamos nos aquietar em Sua presença para discernirmos de onde vem aquela voz. Se você vive agitado, aprenda a orar e a ficar a sós com o Pai.

 

2)- A amizade com Jesus livra-nos da depressão

Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer. João 15.15

A angústia existencial é a causa da depressão moderna. As pessoas estão deprimidas porque existe um vazio dentro delas do tamanho de ... Deus! Só ele pode preencher esse vazio. Para isto temos um amigo que aprendemos a amar através das Escrituras. Sua amizade traz significado para a vida, pois na cruz ele devolveu-nos a vida espiritual. Nosso amigo que é visto pelos olhos da fé. O Amigo de fato de nossas almas. Que privilégio sermos chamados Seus amigos! Assim como um filho passa a ter diariamente um relacionamento mais íntimo com o pai, podemos estreitar nosso amor por Jesus ampliando Seus interesses, tendo Seus pensamentos e compartilhando de Suas iniciativas. Uma grande amizade requer crescimento, amigos devem andar juntos. Seus amigos terrenos o decepcionarão, mas Jesus Cristo jamais, pois ele já se deu a conhecer totalmente. Você se sente só? Não precisa mais viver assim.

 

3)- Jesus nos ensina a sair da agitação para ter saúde

E, despedidas as multidões, subiu ao monte, a fim de orar sozinho. Em caindo a tarde, lá estava Ele, só.Mateus 14.23.

Escreve Thomas à Kempis, “A pessoa que deseja viver uma vida significativa precisa deixar a multidão e passar mais tempo com Jesus. Porque em tempo de quietude tiramos o “mundo” dos ombros e suspendemos a necessidade de dominar e controlar todos e tudo. De agora em diante, demito-me de ser o executivo do universo”. Quando lemos os Evangelhos, com frequência vemos Jesus se retirando da multidão para um lugar ermo para ficar a sós com Seu Pai. Estar a sós com Deus na quietude do coração não é uma opção, é uma necessidade do cristão. Se tivermos a consciência de que nada podemos e que, em nós, não há força, descobriremos que o caminho da quietude é o lugar mais adequado.

 

Conclusão

Certamente que temos obrigações e preocupações legítimas, mas com a companhia de Jesus Cristo tudo ficará mais fácil. E a sua companhia se encontra apenas no silencio e leitura da Palavra. Essa é a nova vida que Deus te chama. Você está agitado e preocupado com muitas coisas? Vá até Jesus Cristo e conte-lhe tudo. Ele certamente tirará o peso dos seus ombros e lhe restaurará a alma.

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB