semana de 26 de Abril - Ampliando a Graça
28/04/2021


Ampliando graça

 

Texto bíblico: Mateus 9:9-13

…Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. —Mateus 9:12

 

Quebra gelo:

Você tem vergonha de Deus?

 

Introdução

No meio da década de 70, arquivos de divórcios e sentenças finais apareciam na seção de Registros Públicos do jornal local. Um irmão abençoado lia esses nomes semana após semana e começou a reconhecer o nome das pessoas, não apenas ler estatísticas. Criou então um seminário sobre a recuperação do divórcio para oferecer ajuda e cura em Cristo às pessoas que estivessem passando por um momento difícil. Quando membros da igreja lhe disseram que estavam preocupados com o fato de ele estar sendo conivente com o divórcio, ele gentilmente respondeu que estava apenas estendendo a graça de Deus àqueles que precisavam.

 

Desenvolvimento

O evangelho é para todos os que fracassaram na vida e desejam  desesperadamente a vida com Jesus para mudar sua realidade. Isto não deve ser negado a ninguém. Vejamos o que a Palavra de Deus ensina:

 

1- Todos gostavam de Jesus

Mateus 9.10 -  E sucedeu que, estando ele em casa, à mesa, muitos publicanos e pecadores vieram e tomaram lugares com Jesus e seus discípulos. 9.11   Ora, vendo isto, os fariseus perguntavam aos discípulos: Por que come o vosso Mestre com os publicanos e pecadores?

Os publicanos e pecadores que a Bíblia se refere eram os que não eram bem vistos pelo povo da sua época. Eram desprezados, expulsos e nenhum líder religioso os queria por perto. Por sua vez essas pessoas também não queriam saber de religião.

Mas Jesus é mais do que religião: é o filho de Deus que desceu até nós para ter amizade conosco e inaugurar um novo e vivo caminho para Deus, onde todos/as sentem prazer em estar com Ele. Seu amor e compreensão excede a tudo o que você já conheceu. Mesmo que tente só pela fé você conhecerá a verdadeira expressão do seu amor. Não se esqueça: assim como os publicanos e pecadores, aproxime-se de Jesus com sinceridade e desejo, sem temor, pois você será plenamente aceito por Ele.

 

2- Jesus não despreza ninguém

Mateus 9.12 -  Mas Jesus, ouvindo, disse: Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. 9.13   Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].

Quando Jesus convidou Mateus, o coletor de impostos, para segui-lo, ele aceitou. Mateus então convidou Jesus para jantar em sua casa. Após ter sido criticado por líderes religiosos por comer com coletores de impostos e pecadores. Jesus, o grande médico, quer suprir nossas necessidade, oferecendo perdão, cura e esperança. O que não merecemos, Ele dá de bom grado.

 

3- A Bíblia mostra quem é Jesus

Mateus 9.13 -  Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não holocaustos; pois não vim chamar justos, e sim pecadores [ao arrependimento].

A amabilidade de Jesus para com os pecadores brotava de sua capacidade de ler o coração deles e detectar ali a sinceridade e a bondade. Por trás dos gestos mais ranzinzas e dos mecanismos de defesa mais fortes das pessoas, por trás da arrogância e das mascaras, por trás de seu silencio, das feições de desprezo e das caras feias, Jesus via criancinhas que não haviam sido amadas o bastante, tendo deixado de crescer porque alguém deixara de acreditar nelas.

A sensibilidade e a compaixão extraordinárias de Jesus fizeram que ele falasse dos fiéis como “crianças”, não importando quão altos, ricos, inteligentes e bem sucedidos fossem. Para Jesus todos somos como crianças, que precisam de cuidado

 

Conclusão

Alcançando os necessitados, podemos estender a outros esta graça de Deus em Cristo — guiando-os ao Seu toque curador. E você já experimentou a amizade de Jesus como a verdadeira religião? Entregue-se a Ele agora e comece a viver uma aventura nos braços do Senhor Jesus.

 

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB