Semana de 17 de Maio - Nosso Histórico de Fracassos
13/05/2021


Nosso Histórico de Fracassos

… “Simão, […] você me ama?”. […] “O Senhor sabe todas as coisas. Sabe que eu o amo ”. João 21:17

 

TEXTO BÍBLICO: LUCAS 22.54-62

 

Introdução

Antes de morar no deserto seguindo o exemplo de João Batista, Maria do Egito (344–421 dC) passou a juventude em busca de prazeres ilícitos. No auge de sua sórdida carreira, ela viajou a Jerusalém para corromper os peregrinos. Porém, ela teve uma convicção profunda dos pecados e pecados próprios, desde então, viveu em arrependimento e solidão no deserto. A transformação radical de Maria do Egito ilustra a magnitude da graça de Deus e o poder restaurador da cruz.

 

Desenvolvimento

Todos somos suscetíveis a errar e cair nas próprias armadilhas de comportamento e apresentar contradições. Mas não podemos deixar que os fracassos nos derrotem. Jesus lidou com os próprios discípulos nessa situação e restaurou-os.

 

1- As veze fraquejamos com medo

 Então, o Senhor voltou-se e fixou os olhos em Pedro. E Pedro se lembrou da palavra do Senhor, como lhe tinha dito: “Hoje, antes que o galo cante, você me negará três vezes.”  E Pedro, saindo dali, chorou amargamente. Mas Pedro negou, dizendo:  — Mulher, não o conheço. Lucas 22.61-62

Pedro negou Jesus três vezes, mas, poucas horas antes de negá-lo, ele havia declarado sua disposição de morrer por Jesus (Lucas 22.33). Assim, seu fracasso foi um golpe pesado (vv.61-62). Todos somos falhos. Temos problemas emocionais, autoestima e a situação presente arma situações em que nomos pegos despreparados. Mas única forma de aprender é passar pela situação nova. Não se culpe ou se sinta desprezado por Deus quando fracassar. A humildade é que abre a porta da graça restauradora de Deus.

 

2- Com Cristo sempre teremos uma nova oportunidade

Depois de terem comido, Jesus perguntou a Simão Pedro:  — Simão, filho de João, você me ama mais do que estes outros me amam?  Ele respondeu:  — Sim, o Senhor sabe que eu o amo. Jesus lhe disse: — Apascente os meus cordeiros. João 21.15

Após a morte e ressurreição de Jesus, Pedro estava pescando com alguns dos discípulos quando o Senhor lhe apareceu. Jesus lhe deu uma chance de declarar seu amor por Ele três vezes - uma chance para cada uma das negações. Depois, em cada declaração, Jesus o encarregou de cuidar do seu povo (vv.15-17). O resultado dessa demonstração maravilhosa da graça foi que Pedro desempenhou um papel fundamental na edificação da Igreja e, por fim, deu a sua vida por Cristo.

 

3- Na vida diária – sua constante presença

Jesus Cristo sempre cuidará de nós quando passarmos momentos de fraqueza. Ele conhece nossa estrutura e fraqueza, e durante toda a vida será nosso suporte.

Muitas vezes passamos necessidades com os filhos, com o cônjuge, nas finanças, nos planos mal sucedidos, e até mesmo na espiritualidade. Mas é bom saber que não estamos sozinhos/as. Assim como Jesus deus várias chances para Pedro se recompor, assim ele nos dará tambem e junto com a coragem, nos dará CAPACIDADE para superar tudo. Creia nisso.

 

Conclusão

A biografia de qualquer um de nós poderia começar com uma litania dos nossos fracassos e derrotas. Mas a graça de Deus sempre nos permite um fim diferente. Por Sua graça, Ele nos redime e nos transforma.

 

Pr. Fabio ALcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB