Semana de 02 de Agosto - Preocupações
29/07/2021


Preocupações

 

Texto Bíblico:Salmo 3

Senhor, como tem crescido o número dos meus adversários!… - Salmo 3.1

 

Introdução

Um amigo me deu um copo grande de água e me disse para segurá-lo. Quanto mais tempo o segurava, mais pesado ele parecia. Finalmente, minha mão se cansou e tive de parar de segurar o copo. “Aprendi que a preocupação pode ser como segurar esse copo”, disse ele. “Quanto mais me preocupo com algo, mais meus medos me empurram sob o seu peso.”

 

Desenvolvimento

O rei Davi conhecia o medo. Toda a sua vida fora virada de cabeça para baixo. O seu filho Absalão lhe roubara a fidelidade da nação de Israel e estava tentando tomar o trono para si. Davi não sabia quem lhe era leal e quem estava contra ele. Sua única opção parecia ser correr. Ele disse aos seus servos: “… Dai-vos pressa a sair, para que [Absalão] não nos alcance de súbito, lance sobre nós algum mal…” (2 Samuel 15:14).

 

1)- Quando vier a preocupação clame ao Senhor

Com a minha voz clamo ao SENHOR, e ele do seu santo monte me responde. Salmo 3.4

Podemos ler num salmo que Davi pode ter escrito enquanto fugia para salvar sua vida: “Com a minha voz clamo ao Senhor, e ele do seu santo monte me responde” (Salmo 3.4). Em meio ao medo, Davi buscou o Senhor. Deus lhe concedeu graça e lhe restituiu o trono.

 

2)- Não se preocupem com nada

Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? Portanto, não vos inquieteis, dizendo: Que comeremos? Que beberemos? Ou: Com que nos vestiremos?  Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal. Mateus 6.27, 31 e 34.

As preocupações tem levado muita gente a ficar doente. Certamente que temos que sobreviver diariamente. Mas adiantar problemas futuros que muitas vezes podem nunca vir a acontecer é loucura, conforme disse Jesus. O que devemos fazer é confiar no nosso Pai que cuida de nós.

 

3)- Lançar sobre quem banca nossa vida

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5.7

Esse versículo em parte cita e em parte interpreta o salmo 55.22. “lançando” significa jogar algo sobre outra coisa, como jogar um manto sobre um cavalo (Lucas 19.35). Os cristãos devem lançar todo o seu descontentamento, desânimo, de3sespero e sofrimento sobre o Senhor, e confiar que Ele sabe o que está fazendo com a vida de cada um deles (ler 1 Samuel 1.10-18). Junto com a submissão e a humildade (v. 5-6), a confiança em Deus é a terceira atitude necessária parra uma vida cristã vitoriosa.

 

Conclusão

São muitas as preocupações que podem nos oprimir. Mas, quando as colocarmos nas fortes mãos de Deus, Ele nos ajudará ao longo das nossas provações. A preocupação é um fardo que Deus nunca pretendeu que suportássemos.

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB