ORAÇÃO UM APRENDIZADO PARA A VIDA
Texto: Lucas 11:1-13
Quebra gelo: Você já fez algum pedido a seu pai ou sua mãe e não foi atendido? Sabe responder o porque?
De uma feita, estava Jesus orando em certo lugar; quando terminou, um dos seus discípulos lhe pediu: Senhor, ensina-nos a orar como também João ensinou aos seus discípulos. (Lucas 11:1)
Introdução: A oração fazia parte da cultura e da vida do povo de Israel. Daniel orava três vezes ao dia, essa também era aprática dos fariseus na época de Jesus. (Lucas 18:9-12) Nesse texto Jesus nos RECOMENDA, pedir, buscar, e bater.
DESENVOLVIMENTO:
Nesse texto Jesus nos RECOMENDA, pedir, buscar, e bater.Se queremos melhorar nossa vida de oração precisamos considerar algumas coisas:
1) Oração é algo que se aprende, e cada um deve se dedicar à prática da oração.
Os discípulos viram algo de diferente quando Jesus orava a Deus, e foiisso que os motivou a pedirem que os ensinassema orar como ele e não como os fariseuse Jesus deu a eles um caminho pra que colocassem em prática e aprendessem a orar.
Na casa de nosso pai, uma das regras que procurávamos não quebrar era a de não pedir algo a ele quando estava descansando tirando uma soneca, outra regra importante era buscá-lo com antecedência, ou seja nunca em cima da hora. Conhecer melhor o nosso pai e os seus hábito nos ajudou a entendermos por exemplo os melhores horários para chegar ao coração de nosso pai.
Você tem o hábito de ler a Bíblia? A ilustração acima nos ensina a importância da Bíblia em nossas vidas para conhecermos mais a Deus e suas promessas, oque nos ajuda muito na prática da oração
2) Ao orarmos a Deus, Jesusnos ensinaque precisamos nos reportar a Deus como um filho se reporta a seu pai. (Lucas 11:2)
O que Jesus quer nos ensinar com isso? Que os benefícios da oração e as promessas do evangelho, são REALIZADAS na relação Pai e FILHOS. Veja: Jesus nos ensina assim: Ao orardes dizei: "Pai Santificado seja o teu nome". No livro de Êxodo 20:12 temos um mandamento com promessa: "honra a teu pai e tua mãe, para que se prolonguem os teu dias na terra que o Senhor teu Deus te dá".
3) A prática da oração requer perseverança.
Lucas 11:8 - "Digo-vos que, ainda que não se levante a dar-lhos, por ser seu amigo, levantar-se-á, todavia, por causa da sua importunação, e lhe dará tudo o de que tiver necessidade".
Deus não promete dar tudo o que pedimos, mas supriro necessário.Jesus está querendo enfatizar que precisamos ser perseverantes na oração. Lembre-se que Jesus está ensinando aos discípulos um Caminho que os CONDUZA a presença do Pai.Os discípulos aprenderiam a orar como haviam pedido, mas seria necessário perseverança da parte deles. Conosco é igual precisamos PERSISTIR!
CONCLUSÃO–
Os discípulos queriamaprender a orar como o Mestre, e Jesus prometeude fato, que o Pai dariao Espírito Santo a eles! Qual é a importância do Espírito Santo?
O Espírito Santo nos ensina a honrar e a glorificar a Deus como um Pai amoroso, nos ensina o valor do perdão e nos capacita perdoar o irmão, nos leva a nos reportar a Deus como filhos amados.É oEspírito Santo quem noscapacita a usufruir das promessas de Deu-se e nos CONTENTAR-NOScom o Pão nosso de cada diaea resistir a tentação. A oração é um meio de graça que nos possibilita entrarmos em comunhão com Deus Pai. Sejamos portanto perseverantes no aprendizado e na prática da oração.
Pr. Paulo Zuccoli