O PODER DA PACIÊNCIA
Texto Bíblico: Tiago 5.7-11
Quebra-gelo: Como anda sua paciência?
INTRODUÇÃO
Com a marcação do tempo por meio de épocas, dias e horas, o ser humano mecanizou-se como um relógio. A necessidade constante do imediato, da rapidez e do agora, criou uma sociedade ansiosa que busca atingir suas metas não importa como, mas que tenha o resultado esperado. Portanto, conseguir isso é sinônimo de sucesso e vitória. Dessa maneira, nos robotizamos da mesma forma que mecanizamos o tempo. A vida se tornou mais rápida e por isso nossa noção de tempo também mudou. Pesquisas indicam que uma pessoa hoje sente que o tempo passa sete vezes mais rápido que há cem anos, devido a velocidade com que tudo funciona.
DESENVOLVIMENTO
Tiago é foi conhecido como o “homem com joelhos de camelo”, pois a história o mostra como uma pessoa de oração, referindo-se aos seus joelhos dobrados. Foi uma pessoa que incentivava a oração e era o exemplo disso. Oração remete à paciência. Certamente ele era um observador da natureza pois sabia que após a oração viria o tempo da espera e da paciência.
1- Paciência porque isso é a matéria prima do crente
Por isso, irmãos, tenham paciência até que o Senhor venha. Tiago 5.7
“Viver é esperar”! Sem paciência não podemos aprender as lições que a vida nos ensina e não conseguimos amadurecer. Permanecemos naquele estágio de bebês irritados, incapazes de adiar a obtenção do prazer que desejamos.
A paciência é uma característica humana capaz de ser fortalecida. Nós já a possuímos, pois a vida nos impõe uma série de situações que nos obrigam a ser pacientes. O mais importante é saber que a paciência é algo que você cria. É como um músculo. Todos nós temos músculos, mas algumas pessoas são mais fortes do que outras porque se exercitam mais. O mesmo acontece com a paciência.
2- Paciência pelas respostas às orações
7b - Vejam como o lavrador espera com paciência que a sua terra dê colheitas preciosas. Ele espera pacientemente pelas chuvas do outono e da primavera. [8] Vocês também precisam ter paciência. Não desanimem, pois o Senhor virá logo. Tiago 5.7-8
Como várias referências à chuva no Antigo Testamento são acompanhadas da expressão “temporã” ou “serôdia”, é compreensível que a analogia que Tiago faz nesta passagem esteja relacionada com os severos padrões do clima que existiam na Palestina.
A melhor forma de suportar as provações é se concentrar no fim delas. A misericórdia de Deus é tanta que ele não tarda em leva-la ao fim quando Seus propósitos são cumpridos. Essa terna misericórdia faz com que abundantes compensações venham para seu povo como recompensa. Precisamos ser pacientes e enfrentar as provações e sofrimentos como quem acredita que o fim compensará todo o tempo de prova. (Mattew Henry)
3- Os profetas e a paciência aprovada
[10] Lembrem dos profetas que falaram em nome do Senhor e os tomem como exemplo de paciência nos momentos de sofrimento. [11] E nós achamos que eles foram felizes por terem suportado o sofrimento com paciência. Vocês têm ouvido a respeito da paciência de Jó e sabem como no final Deus o abençoou. Porque o Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Os profetas foram lembrados por causa da sua intimidade e paciência pela espera em Deus para os dilemas da vida que viviam. Eles preferiam as soluções que Deus dava ao invés de fabricarem suas próprias soluções. E para isso sabiam que o sofrimento era inevitável, mas que gerariam benefícios duradouros, ainda que com aparente prejuízo. Os profetas nos ensinam que Deus tem sempre tudo sob controle e que recompensa os que compreendem sua aparente demora.
Conclusão
Espere em fé. Expresse ao Senhor a sua inabalável confiança nEle. Esperar sem fé e confiança é um insulto ao Senhor. Creia que, mesmo se Ele lhe mantiver esperando por longo tempo, virá no tempo certo. A visão se cumprirá e não tardará. Como você poderá começar a exercer a paciência hoje com você mesmo, com os outros e com as circunstâncias à sua volta?
Pr. Fábio Alcântara