Semana de 13 de Setembro - A Carreira da Fé
10/09/2021


Correndo a Carreira da Fé

 

Texto bíblico: Hebreus 12.1-3 

 

Portanto, também nós, uma vez que estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas, livremo-nos de tudo o que nos atrapalha e do pecado que nos envolve, e corramos com perseverança a corrida que nos é proposta, tendo os olhos fitos em Jesus. Hebreus 12.1-2

 

 

Introdução

Os jogos gregos eram bastante populares nos tempos antigos. Como a cultura grega permeava o Império Romano, os jogos eram praticados em todo o Império. Em cada cidade havia um anfiteatro, no qual os atletas exibiam suas proezas diante de multidões imensas e entusiasmadas, disputando corridas, lutas, lançamento de dardos e corridas de carruagens. No Novo Testamento, a vida cristã é comparada muitas vezes a uma corrida atlética, não porque estejamos competindo uns com os outros, mas pela demanda de autodisciplina. A preocupação do nosso autor é a de que “corramos com perseverança a corrida que nos é proposta” (v. 1). A impressão que temos é de um treinador instruindo os atletas numa competição. Para conseguir um bom desempenho, três requisitos são necessários.

 

Desenvolvimento

De acordo com o contexto de Hebreus, podemos ver no capítulo anterior ao 12 de que o autor desta epístola faz uma menção àquelas pessoas que se destacaram durante toda a sua carreira cristã, são pessoas citadas devido sua fé, obediência e submissão incondicional ao Senhor. Entre elas estão: Noé, Abraão, Moisés, Samuel e Davi por exemplo. Podemos aprender com a Bíblia, algumas atitudes que podem nos fortalecer na vida espiritual.

 

Primeiro, lembre-se dos espectadores!

 “Estamos rodeados por tão grande nuvem de testemunhas”. (v. 1),

Aqui a bíblia se refere certamente aos heróis da fé no Antigo Testamento, citados no capítulo 11, e provavelmente aos seus equivalentes no Novo Testamento. Mas em que sentido eles são “testemunhas”? O autor provavelmente está se referindo ao testemunho que eles deram sobre a terra. Lembrar-se dos espectadores significa inspirar-se neles para buscar um melhor desempenho. Certamente podemos ser inspirados por muitas pessoas que admiramos e que fizeram valer a pena a vida dedicada a Cristo, pois são vidas prosperas para com Deus. Como tem sido sua vida de fé? Cada dia você tem se esmerado para confiar em Cristo e em tudo o que ele fez e faz por você?

 

Segundo, treine!

 Todos os atletas sérios se sujeitam a uma árdua disciplina que inclui o controle de alimentos, bebidas, exercícios e sono. E para obter um bom desempenho durante a corrida é preciso eliminar o excesso de peso e as roupas inadequadas. Na corrida cristã isso significa abandonar o “peso” do pecado e outros “pesos” que podem não ser pecaminosos em si, mas que atrapalham o desempenho na corrida.

Treine nas tribulações, procurando perceber os milagres de Deus a cada dia. Treine na provisão de Deus diária confiando de que Ele te sustentará até o último dia nesta vida. Treine na paciência. Treine na oração.

 

Terceiro, mantenha os olhos na linha de chegada! 

Vocês sabem que numa corrida, embora todos os corredores tomem parte, somente um ganha o prêmio. Portanto, corram de tal maneira que ganhem o prêmio. Todo atleta que está treinando aguenta exercícios duros porque quer receber uma coroa de folhas de louro, uma coroa que, aliás, não dura muito. Mas nós queremos receber uma coroa que dura para sempre. 1 Coríntios 9.24-25

Os atletas cristãos devem evitar todo tipo de distração e manter os olhos fixos em Jesus, imaginando-o em pé ao lado da linha de chegada. “Pensem bem naquele que suportou a cruz e a oposição dos pecadores contra si mesmo, para que vocês também não desanimem” (12.3), escreve o autor.

Os cristãos tinham em mente o desgosto de não alcançar a presença de Cristo, tinham “medo” de não estar salvos. Faziam de tudo para poder serem dignos de Cristo. Mas hoje parece que esse sentimento arrefeceu. A morte espiritual ronda muitas pessoas e parece que isto não as está incomodando. Que triste é isso. Como anda sua vida espiritual?

 

Conclusão

Assim, cercados por testemunhas, desfrutando dos benefícios de uma disciplina rígida e fixando os olhos em Jesus, correremos nossa prova com perseverança, sem nem sequer cogitar da possibilidade de abandoná-la.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB