Semana de 20 de Setembro - Evitando a Sobrecarga
17/09/2021


EVITANDO A SOBRECARGA

 

Texto Bíblico: Salmo 37.1-19

… o Senhor sustenta os justos. v.17

 

Introdução

O Prédio mais alto do mundo é o Burj Khalifa (em árabe; "Torre do Khalifa"), anteriormente conhecido como Burj Dubai, é um arranha-céu localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, sendo a mais alta estrutura e, consequentemente, o maior arranha-céu já construído pelo ser humano, com 828 metros de altura e 160 andares

Assim como esse magnífico edifício tem seus limites, assim também temos os nossos, que se não forem respeitados, podem desabar.

 

Desenvolvimento

As colunas de um edifício são projetadas para suportar certo peso, ou estresse. Os materiais usados na sua construção são calculados para essa sustentação. Da mesma forma, Deus nos criou para suportarmos as cargas naturais da vida. Quando acrescentamos pesos desnecessários, arriscamos sucumbir diante desse estresse. No Salmo 37, Davi faz recomendações preciosas para que evitemos nos estressar acima da medida.

 

1- Não usar comparações com os outros

NÃO te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Porque cedo serão ceifados como a erva, e murcharão como a verdura. Salmos 37:1,2

Nos versículos 1 a 3, diz que não invejemos a prosperidade dos perversos. Não nos comparemos aos outros. É importante mantermos o foco no fato de que somos singulares, e que Deus tem um propósito para cada um de nós.

O que Deus deseja para nós é a alegria. Jesus disse muitas coisas para que ficássemos repletos de alegria transbordante, em suas palavras. Se não tivermos cuidado, a comparação, entre nossa vida, posses e conquistas e que vemos na vida dos outros, pode furtar nossa alegria.

Alguém estudando as redes sociais afirmou que quando postamos nossas conquistas editadas, mesmo sem querer, para que outros comparem a própria vida com os pontos altos da nossa, provocamos infelicidade nas pessoas e também nos tornamos famintos por comparação. Somos únicos na história. Somos únicos no conhecimento. Somos únicos na capacidade.

 

2- O alívio do Estresse está na dependência do Senhor

Que a sua felicidade esteja no Senhor!  Ele lhe dará o que o seu coração deseja. (NTLH) -Busque no Senhor a sua alegria, e ele lhe dará os desejos de seu coração (Nova Versão Transformadora) Salmo 37.4

Aqui está um mandamento para ser feliz da maneira mais segura possível. O privilégio que está atrelado é “ele satisfará os desejos do teu coração”. Por quê? Porque quando buscamos em Deus nossa alegria só desejaremos o que for para a sua glória e, portanto, sem restrições.

Se andarmos na dependência do nosso Senhor não teremos algumas sobrecargas. Da ansiedade, porque Ele tem cuidado de nós: “lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. 1 Pedro 5.7

Sobrecarga do medo, agindo como fez Davi num momento de grande angústia: Davi muito se angustiou, pois o povo falava de apedrejá-lo, porque todos estavam em amargura, cada um por causa de seus filhos e de suas filhas; porém Davi se reanimou no Senhor, seu Deus. 1 Samuel 30.6

Sobrecarga da ansiedade, crendo nas promessas do Senhor Jesus Cristo:

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Como pequenas pílulas, essas recomendações mostram que o alívio para o estresse está no relacionamento dependente de Deus. Contando com a sua força e constante companhia como de alguém riquíssimo e poderoso, o estresse dará espaço ao descanso.

Conclusão

A vida já possui sua própria carga de estresse, e a Bíblia nos fala de alguns pesos inúteis que devemos evitar. Sigamos os conselhos do Senhor para vivermos bem dentro do propósito dele para nós.

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB