O BEM MAL COMPREENDIDO
TEXTO BÍBLICO: Romanos 8.26-30
Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano. (28)
Introdução
Todos se lembram do atentado Às torres gêmeas do World Trade center, em Nova Iorque. Foram impactantes as imagens que jamais sairá da mente de quem viu pela TV. Algumas histórias relatadas no livro O único avião no céu provoca esperança e também assombro. É o caso do funcionário de um escritório que escapou da morte porque teve de descer ao térreo para liberar a entrada de um colega que tinha esquecido sua carteira em casa; ou da funcionária que foi demitida no dia 10 de setembro, o que a salvou da morte; e do bombeiro que trabalhou por horas pensando que sua mulher tinha morrido no atentado e a encontrou viva no fim do dia.
DESENVOLVIMENTO
Podemos compreender o pensamento do Apóstolo quando mostra sua dificuldade em compreender claramente a vontade de Deus, e portanto, chega a conclusão de que tudo o que Ele faz é melhor do que faríamos, mesmo quando não entendemos, cooperando para o seu bem.
1- As adversidades promovem o crescimento sem mesmo nossa consciência
Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.
Pela nossa limitação, não podemos alcançar a revelação futura daquilo que acontece na vida com o fim de nos aperfeiçoar. As adversidades fazem aflorar em nós o poder de sobrevivência, semelhantes a vacina que previnem e combatem as novas doenças que acometem o corpo.
Como despertar o espirito de luta diante de escassez financeira, por exemplo, se nunca tivemos falta de nada?
Como desenvolver o caráter diante das perdas, se não passarmos pela privação da falta de uma pessoa querida?
Como ensinar sobre paciência, se evitarmos o tempo todo circunstâncias em que ela precisa ser desenvolvida?
Frase
George Muller dizia:
Em mil provações, não são quinhentas as que trabalham para o bem daquele que crê, mas novecentas e noventa e nove, mais uma.
As provações que vêm de Deus são enviadas para provar e fortalecer nossas virtudes e, de imediato, ilustrar o poder da graça divina, para testar a autenticidade dessas virtudes e para acrescentar vigor à nossa vida. Cabe a cada um de nós fazer uma pergunta a si mesmo: as provações estão me aperfeiçoando ou estão me estragando definitivamente?
Deus deseja que você fique com a primeira alternativa.
2- Nosso Pai nos socorre
Assim também o Espírito de Deus vem nos ajudar na nossa fraqueza. Pois não sabemos como devemos orar, mas o Espírito de Deus, com gemidos que não podem ser explicados por palavras, pede a Deus em nosso favor. Romanos 8.26
Esta palavra significa propriamente, sustentar conosco; para nos ajudar no apoio.É aplicado geralmente àqueles que se unem para apoiar ou carregar um fardo. O significado pode ser assim expresso: “ele nos ajuda ou ajuda muito”.
A frase pode ser assim traduzida: “O Espírito nos ajuda muito ou nos apoia naquelas emoções profundas, naqueles sentimentos intensos, nos suspiros interiores que não podem ser expressos em linguagem, mas que ele nos permite suportar, e que são entendidos por Aquele que busca os corações.”
É muito comum chegarmos à conclusão de que não sabemos o que fazer na maioria das vezes em que chegamos a alguma crise. Não se culpe por isso, pois acontece com todas as pessoas. A diferença entre você e alguém que está saindo vitorioso de uma crise é o momento. O seu é que ainda não chegou, pois quando isso acontecer, o Espírito intercederá por você.
CONCLUSÃO
Se nossas circunstâncias nos encontrarem em Deus, encontraremos Deus em todas as nossas circunstâncias, dizia o pregador Moody.
Da próxima vez que você perder um ônibus; que esquecer a chave de casa no trabalho; de ter que voltar para casa porque esqueceu alguma coisa, volte com paciência e dê graças a Deus.
Pr. Fábio Alcântara