O TESOURO ESCONDIDO
Texto: Lucas 15.8-10
Quebra-gelo:
Você já procurou alguma coisa que ao encontrar ficou muito contente? Eu me lembro dos pés das minhas TVs. Como estavam tudo na parede, ao mudar de casa, precisei usar numa estante, não os encontrei, procurando por 1 semana! Quando achei, “girei no manto”!!
INTRODUÇÃO
As casas eram tipicamente pequenas, e se tinham janelas, eram minúsculas, deixando a iluminação muito ruim. O chão era feito de terra batida ou de pedra basalto, no caso de região de Cafarnaum.
A busca que a mulher está fazendo é uma analogia da iniciativa e do zelo de Deus em buscar a recuperação do seu povo. Se uma mulher se entregar a uma busca até encontrar algo que havia perdido e se alegrar ao encontrar o objeto desejado, não deveríamos esperar que Deus se entregasse muito mais à busca e se alegraria muito mais ao recuperar o seu povo perdido?
DESENVOLVIMENTO
Se uma pessoa perde alguma coisa importante em casa, ele vasculha lugar por lugar até encontrar, quanto mais alguém que procura pelos tesouros da palavra de Deus, que são a vida tanto para este quanto para o mundo que está por vir!
Cristo é o tesouro escondido que quando a gente acha, enriquece a vida!
1- ELE É ANTES DE TUDO
No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
Ele estava no princípio com Deus. João 1.1,2
O evangelho de João não se inicia pelo nascimento do senhor Jesus Cristo, mas sim pela sua existência antes do princípio de tudo que tem um começo.
O livro de Gênesis revela-nos a história do mundo no tempo; joao revela-nos a história de Cristo antes do mundo existir! Temos um Salvador que não foi um evento na história do mundo, mas que o criou e teve um momento de sua encarnação para se identificar conosco. Ele é bem próximo de você!
2- ELE É A REVELAÇÃO DO PAI
Solicitou-lhe Filipe: “Senhor, mostra-nos o Pai, e isso é suficiente para nós.” Então Jesus ministrou-lhes: “Há tanto tempo estou convosco, e tu não me tens conhecido, Filipe? Aquele que vê a mim, vê o Pai; como podes dizer: ‘mostra-nos o Pai’? Joao 14.8-9
É por meio de Cristo que conhecemos o Pai. Tudo o que sabemos sobre Deus, o Pai, é através do conhecimento de Cristo Jesus. Tudo o que se pode pensar sobre Deus entenderemos através de Jesus. Você pode dizer que conhece a Deus, pois quem anda com Cristo, conhece ao Pai também. Ele é a parte visível da Trindade.
Como anda seu conhecimento de Cristo? Não seja como Filipe, que estava sempre ao lado do Pai sem se dar conta. Ele pode mudar a tua vida!
3- ELE FEZ TODA A OBRA DEVIDA
Eu te glorifiquei na terra, consumando a obra que me confiaste para fazer;
e, agora, glorifica-me, ó Pai, contigo mesmo, com a glória que eu tive junto de ti, antes que houvesse mundo. João 17.4,5
Tudo o que o Pai requeria de cada um de nós, foi cumprido em Cristo para que a justiça e a graça de Deus se manifestassem. O Pai se agrada do Filho, e quando cremos em Cristo, estamos sendo aceitos pelas qualificações de Cristo e não as nossas. Cristo fez toda a obra que Deus requeria e nos incluiu por sua graça!
Quem não conhece a Jesus Cristo, canta o coro de Machiavel: – “Quero ir para o inferno, não para o céu. No inferno, gozarei da presença de papas, reis e príncipes. No céu, só terei por companhia mendigos, monges, eremitas e apóstolos”.Que triste uma pessoa sem esperança. Mas pela graça de Cristo não é assim conosco. A vida no céu será vibrante na presença do Pai, do Filho e dos anjos.
CONCLUSÃO
A principal lição que aprendemos nesta parábola é que Jesus Cristo nos busca, e quando nos encontra, passamos a buscar as coisas mais preciosas que Deus tem para nós.
Se uma pessoa perde alguma coisa importante em casa, ele vasculha lugar por lugar até encontrar, quanto mais alguém que procura pelos tesouros da palavra de Deus, que são a vida tanto para este quanto para o mundo que está por vir!
Pr. Fabio Alcantara