Semana de 15 de Novembro - Sementes Poderosas
12/11/2021


Sementes Poderosas

 

Texto Bíblico:

Marcos 4:26-29

 

Introdução

Por quase quatro décadas, um homem na Índia trabalhou para trazer vida nova a um solo devastado e arenoso. Vendo como a erosão e as mudanças nos ecossistemas haviam destruído a ilha que ele amava, começou a plantar uma árvore por vez, bambu e algodão. Hoje, florestas exuberantes e abundante vida silvestre recobrem essa terra. No entanto, ele insiste que o renascimento não foi algo que ele próprio fez acontecer. Reconhecendo a maneira surpreendente como o mundo natural é projetado, ele se admira de como o vento leva as sementes ao solo fértil. Aves e animais também participam da semeadura, e os rios também contribuem para o florescimento.

 

Desenvolvimento

A criação funciona de maneiras que não podemos compreender ou controlar. Jesus nos ensina que esse mesmo princípio se aplica ao reino de Deus.

 

1)- Não podemos manipular

“…é como um lavrador que lança sementes sobre a terra […], as sementes germinam e crescem, mas ele não sabe como isso acontece. (vv.26,27).

Deus traz vida e cura ao mundo como puras dádivas, sem nossa manipulação. Fazemos tudo o que Deus nos pede, e depois observamos a vida surgir. Sabemos que tudo flui de Sua graça.

É tentador acreditar que somos responsáveis por mudar o caráter de alguém ou garantir resultados para os nossos fiéis esforços. No entanto, não precisamos viver sob tamanha pressão. Deus faz todas as nossas sementes crescerem. É tudo graça divina.

 

2)- Síndrome do poder

O que vocês deveriam dizer é isto: “Se Deus quiser, estaremos vivos e faremos isto ou aquilo. Tiago 4.15

Muitos agem como se fossem aqueles super heróis das estórias, querendo ter tudo sob controle. Mas como podemos ver, quando deixamos deus agir, somos “atropelados” pelo seu poder criador e não temos controle sobre nada, nem para o bem nem para o mal. As coisas acontecem por si mesmas e continuarão a ser sem nós. O que podemos fazer é confiar no poder de Deus e não no nosso. Assim podemos encontrar descanso.

 

3)- Podemos confiar nas sementes

Jesus disse: — O Reino de Deus é como um homem que joga a semente na terra. Quer ele esteja acordado, quer esteja dormindo, ela brota e cresce, sem ele saber como isso acontece. (vv. 26-27)

 

Orações são sementes. Assim como o Reino de Deus está crescendo e tomando forma, ainda que não possamos ver, assim são as orações que fazemos. Não podemos compreender como acontecerá as coisas, mas podemos ter a inocência de criança que sabe que de alguma forma acontecerá como Deus quer e o será o bem para nós. Abandonar o controle sobre as coisas é confiar.

 

Conclusão

A humildade do homem indiano, “No entanto, ele insiste que o renascimento não foi algo que ele próprio fez acontecer”, nos ensina a entregar os cuidados que temos ao Senhor. Ele sabe bem cuidar de nós.

 

Pr. Fábio Alcantara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB