Semana de 13 de Maio - Problemas e Soluções
14/05/2019


 

Texto Bíblico: 1 Pedro 4:12-19

Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos… —1 Pedro 4:12

 

Você conhece alguém que não passa por problemas?

 

Introdução

Você se surpreende que os problemas sejam parte da vida? É provável que não. Todos temos problemas íntimos e pessoais — falta de saúde, conta bancária vazia, amor frustrado, luto, perda do emprego e a lista continua. Não deveria nos surpreender, portanto, que Deus permita as provações extras ao sermos ridicularizados e odiados por seguirmos a Cristo (1 Pedro 4:12). Mas os problemas, sejam comuns ao ser humano ou exclusivos aos cristãos, podem nos revelar o tecido moral de nossa alma.

 

Desenvolvimento

Oliver Wendell Holmes disse: “Se eu tivesse a fórmula para transpor os problemas, não a distribuiria por aí. Não faria um favor a ninguém, pois os problemas trazem consigo a capacidade para lidar com eles. Enfrente-os sem medo, pois eles surgirão, e é melhor estar preparado para encará-los.”

 

1)- Quando percebemos que todos temos problemas, nossa ansiedade diminui

1 Pedro 4.12 -  Amados, não estranheis o fogo ardente que surge no meio de vós, destinado a provar-vos, como se alguma coisa extraordinária vos estivesse acontecendo;

Muitos ficam ansiosos e amargurados por pensar que seus problemas são exclusivos, e que ninguém mais os têm. Puro engano. Como diz a Bíblia, não podemos estranhar as provações pois cada pessoa neste mundo tem suas próprias dificuldades para resolver. Portanto tudo depende da nossa atitude interior de confiança ou não no nosso Pai. Os problemas, sejam comuns ao ser humano ou exclusivos aos cristãos, podem nos revelar o tecido moral de nossa alma. Como está sua alma? Confiante ou amargurada?

 

 

2)- Nosso sofrimento nos identifica com Jesus Cristo

1 Pedro 4.13 -  pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando. 4.14   Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus.

Enquanto esteve habitando entre nós, em carne, Jesus padeceu mas sempre conservou uma boa palavra. Os primeiros cristãos também sofriam por causa do testemunho de fé no Senhor. E a bíblia diz que se tivermos o mesmo sentimento que Ele teve,suportando tudo com paciência,  também seremos participantes dos despojos da vitória. Não existe vitória sem luta, mas com Jesus nossas lutas serão sempre ganhas, pois somos parte do Seu propósito.

 

3)- Devemos sempre praticar o bem

1 Pedro 4.19 -  Por isso, também os que sofrem segundo a vontade de Deus encomendem a sua alma ao fiel Criador, na prática do bem.

Ao passar por problemas, a Palavra de Deus nos convida a dar bom testemunho de fé. Jamais pagar o mal com o mal. Jesus poderia ter fulminado todos os seus agressores, mas para não se assemelhar a eles e marcar a história,preferiu perdoá-los. A prática do bem é sempre poderosa. E o testemunho de fé, ao suportar tudo com bom humor e esperança mostra que somos realmente cristãos poderosos, cheios do Espirito Santo.

Se você não está conseguindo passar pelos problemas com confiança e ânimo, então convide Jesus para administrar a sua vida e você verá vitória. Entrega o teu caminho a Jesus, confie nele e tudo Ele fará.

 

 

Conclusão

Não devemos estranhar quando as adversidades surgem, pois Deus as usa para testar a força de nossas almas. A melhor maneira de lidar com os problemas é entregar a “…alma ao fiel Criador, na prática do bem” (v.19). Grandes vitórias surgem de grandes problemas.

 

 

Pr. Fábio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB