Semana de 14 de Fevereiro - Uma privação providencial
13/02/2022


Uma privação providencial

 

Texto Bíblico: Isaías 22.8-11 

Em nenhum momento, pedem ajuda […] não levam em conta aquele que há muito planejou essas coisas. v.11 

 

Introdução 

uma nascente natural que se ergue no lado leste da cidade de Jerusalém. Nos tempos antigos, era o único suprimento de água da cidade e estava localizada fora dos muros. Por esse motivo esse era o ponto de maior vulnerabilidade de Jerusalém. A nascente exposta significava que a cidade, de outra forma impenetrável, poderia ser forçada a se render se um atacante desviasse ou represasse a nascente. 

O rei Ezequias solucionou isso fazendo uma represa e cavando um túnel através de 533,4 m de rocha sólida da nascente para a cidade, onde fluía para o “Poço Inferior” (2 REIS 20:20; 2 CRÔNICAS 32:2-4). Mas, em tudo isso, Ezequias não pediu “ajuda àquele que fez tudo isso; não [levou] em conta aquele que há muito planejou essas coisas” (ISAÍAS 22:11).  

 

Desenvolvimento 

1)- Nossas fraquezas acionam o poder de Deus 

E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. 2 Coríntios 12.9 

Será que nossas deficiências existem para o nosso bem? De fato, Paulo disse que ficava feliz por suas fraquezas, porque através delas a beleza e o poder de Jesus eram vistos nele. Podemos então considerar cada limitação como uma dádiva que revela Deus como a nossa força? 

 

2)- Nossas limitações geram aprendizado 

Vejam, o Senhor, o seu Deus, põe diante de vocês esta terra. Entrem na terra e tomem posse dela, conforme o Senhor, o Deus dos seus antepassados, disse a vocês. Não tenham medo nem desanimem. Deuteronômio 1:21 

Assim como fazemos testes e cursos profissionais, na vida Jesus Cristo deseja que aprendamos na prática. Foi assim com Deus e os Israelitas e assim foi com os discípulos de Cristo, que teve que “abandoná-los” para que eles aprendessem tudo o que viram. Não tenham medo das limitações. Com Deus podemos aprender a conviver sabiamente ou a superá-las. 

 

3)- Precisamos pedir ajuda 

Em nenhum momento, pedem ajuda […] não levam em conta aquele que há muito planejou essas coisas. v.11 

Percebeu que a falta de pedir ajuda ofende a Deus? Pois isso significa falta de intimidade e relacionamento. O planejamento de Deus inclui as deficiências premeditadas com objetivos, e tambem a solução que está inclusa em qualquer situação. Peça ajuda. Ore e cofie que sua via está sob cuidados generosos. 

 

 

Conclusão 

O próprio Deus “planejou” a cidade de Jerusalém de tal maneira que seu suprimento de água fosse desprotegido. A nascente do lado de fora da muralha era o lembrete constante de que os habitantes da cidade deviam depender unicamente do Senhor para sua salvação. Dependa do Senhor e viva confiante! 

 

Pr. Fabio Alcântara 


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB