Semana de 28 de Fevereiro - Vida Plena
25/02/2022


A vida plena

 

Texto Bíblico:João 10.7-15

O ladrão só vem para roubar, matar e destruir; mas eu vim para que as ovelhas tenham vida, a vida completa. João 10.10

 

INTRODUÇÃO

Em 1918, perto do final da Primeira Guerra Mundial, o fotógrafo Eric Enstrom estava montando um portfólio de seu trabalho. Ele queria incluir uma foto que comunicasse a sensação de plenitude num tempo que parecia tão vazio. Em sua agora muito amada foto, um senhor de barba se senta à mesa com a cabeça baixa e as mãos entrelaçadas em oração. Diante dele há apenas um livro, óculos, uma tigela de sopa, um pedaço de pão e uma faca. Nada mais, mas também nada menos.

Alguns podem dizer que a fotografia revela escassez. Mas o enfoque de Enstrom era exatamente o oposto: aqui está uma vida plena, vivida com gratidão, uma que você e eu podemos experimentar também, independentemente de nossas circunstâncias.

 

DESENVOLVIMENTO

Jesus anuncia as boas novas em João 10: “vida […] que satisfaz” (v.10).

 

1)- A Satisfação não pode ser medida por categorias mundanas

O ladrão vem somente para roubar, matar e destruir; eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância. Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas. João 10.10-11

A plenitude da qual Jesus fala não é medida em categorias mundanas como riquezas ou bens imóveis, mas, sim, no coração, mente, alma e força transbordando em gratidão pelo Bom Pastor que sacrificou “sua vida pelas ovelhas” e cuida de nós e das nossas necessidades diárias. Essa é a vida plena — desfrutar do relacionamento com Deus o que é possível para cada um de nós.

 

2)- A vida plena vem com a paz de Espírito

Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Romanos 5.1,2

Ter paz de espírito não é só se ver livre das preocupações em que diariamente temos que pensar. É preciso extinguir a condenação do pecado para haver reconciliação com Deus e ter paz de verdade, sem acusação da consciência. Não há harmonia entre o pecado e Deus, por isso a pessoa no pecado não tem paz verdadeira. Mas Cristo Jesus veio para nos reconciliar com Deus, justificando-nos do pecado através da sua morte compartilhada conosco.

Aquele que crê que foi aceito pela graça em Cristo e se vê redimido pelo sacrifício dele, torna-se uma pessoa tranquila interiormente, pacífica e pacificadora exteriormente.

 

3)- Precisamos saber que no Reino de Deus há paz

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17

Em que reino você vive? “Para a maioria dos homens, a vida não é outra coisa senão um combate perpétuo pela própria existência, que ao final será derrotada”, dizia Arthur Schopenhauer

 Hoje o ativismo secular tomou conta do coração do ser humano, e ele vive como se fosse apenas terreno, mas há algo a mais! Algo que vem de cima, do alto, do céu! Não somos apenas matéria, somos espírito! Nosso espirito não se satisfaz com o material! Por isso, levantemos nossos olhos para cima e busquemos mais as coisas do alto.

Augusto Cury afirma: O dinheiro pode nos dar conforto e segurança, mas não compra uma vida feliz. O dinheiro compra cama, mas não o descanso. Compra Bajuladores, mas não amigos. Compra presentes, mas não o amor. Compra a festa, mas não a alegria. Por isso precisamos conquistar aquilo que o dinheiro não compra.

 

Um testemunho missionário Jim Elliot

Não sei se você conhece a história do missionário Jim Elliot. Ele e mais quatro amigos foram assassinados pelo povo a quem queriam alcançar, os índios Huaorani do Equador. É possível saber mais dessa história assistindo o filme: “Terra Selvagem”. A ele é atribuída a seguinte frase:

 

“Não é tolo aquele que abre mão do que não pode reter para ganhar o que não pode perder”

Jim acreditava que o trabalho dedicado a Jesus era mais importante que a sua própria vida. Ele não é o único a que “perdeu” a vida por amor ao Senhor. A Bíblia dá exemplo desses homens, dos quais o mundo não fora digno. Também podemos observar ao longo da história cristã, muitos mártires, participando do sofrimento de Cristo.

 

Conclusão

Prestamos um grave desserviço às tão boas novas quando igualamos satisfação a tantas outras coisas. Como cidadãos do Reino, podemos nos esmerar em desfrutar dessa cidadania e viver uma vida tranquila com Cristo.

Estudos mostram que o Brasil está passando por um êxodo, gente saindo para buscar um lugar melhor. Mas também podemos viver plenamente com Cristo, pois onde Ele está sua paz nos acompanhará por todo lugar. Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB