Semana de 07 de Março - A ÚNICA PESSOA
05/03/2022


A ÚNICA PESSOA

 

Texto Bíblico: 1 Reis 17.8-15

Em verdade vos digo que muitas viúvas existiam em Israel nos dias de Elias, quando o céu se cerrou por três anos e seis meses, de sorte que em toda a terra houve grande fome; E a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a Sarepta de Sidom, a uma mulher viúva. Lucas 4.25,26

 

Introdução

Aquela mulher foi lembrada por Cristo, pois foi a única pessoa a receber milagre no meio da calamidade. A viúva de Sarepta é um exemplo de como podemos confiar em Deus para o sustento nesta vida, quando confiamos em sua Palavra e o colocamos em primeiro lugar. Sua obediência ao profeta Elias e sua fé na promessa feita em nome do Deus dele, também foi um sinal de misericórdia para com o profeta Elias, como também alvo dos Seus cuidados a respeito a ela e ao seu filho. No fim, a mulher recebeu a maior dádiva divina: a fé na palavra de Deus.

 

DESENVOLVIMENTO

Podemos observar o que Jesus poderia estar pensando sobre as características de quem é abençoado numa multidão de desafortunados!

 

1- ELA FOI DESAFIADA A CRER

Então Elias foi para Sarepta. Quando estava chegando ao portão da cidade, ele encontrou a viúva, que estava catando lenha. Elias disse a ela: — Por favor, me dê um pouco de água para eu beber. Quando ela ia indo buscar a água, ele a chamou e disse: — E traga pão também, por favor. 1 Reis 17.10-11

 

O termo Sarepta, hoje uma cidade no Líbano (Sarafand), significa fornalha de fundição, fundir, refinar, provavelmente devido à atividade de fundição de metais existente neste local à época do relato bíblico.

A viúva de Sarepta foi à mulher que ficou conhecida por acolher o profeta Elias, quando ele estava fugindo do rei Acabe e sua esposa Jezabel. Essa viúva, apesar de ser muito humilde e pobre, foi hospitaleira. Ela recebeu o profeta Elias em sua casa, e Deus a recompensou.

Como o significado do nome da cidade diz, tanto Elias como a mulher estavam no processo de refinamento da fé! Talvez estejamos nesse processo de refinamento que é o fortalecimento da fé que muitas vezes vem através dos imprevistos da vida: catástrofes, mortes de alguém querido, uma doença repentina ou um filho que segue caminhos que não planejamos para eles. Fique firme no refinamento. Há recompensa.

 

 

2- ELA TEVE QUE CONFIAR E VENCER O MEDO DA FALTA

Porém ela respondeu: — Juro pelo seu Deus vivo, o Senhor, que não tenho mais pão. Só tenho um punhado de farinha de trigo numa tigela e um pouco de azeite num jarro. Estou aqui catando uns dois pedaços de pau para cozinhar alguma coisa para mim e para o meu filho. Vamos comer e depois morreremos de fome. 13— Não se preocupe! — disse Elias. — Vá preparar a sua comida. Mas primeiro faça um pãozinho com a farinha que você tem e traga-o para mim. Depois prepare o resto para você e para o seu filho. 1 Reis 17.12,13

 

Quantos de nós nos tornamos avarentos e não compartilhamos com ninguém o que temos por medo de faltar? Certa mulher que conheci guardava os ovos de páscoa ano após ano e a criançada ficava igual a cachorro em frente a máquina de frango assado com vontade de comer, mas não ganhava! Quantas pessoas se assemelham aos acumuladores compulsivos (Síndrome de Diógenes, ou disposofobia) porque tem medo de passar necessidade! Você conhece gente que ainda guarda a caixa de papelão da TV nova?

Quantos de nós não devolvemos o dízimo porque vai ficar sem saldo no banco! Quando a gente guarda, fica só com aquilo. Mas quando distribui, tem mais! Essa é a matemática de Deus! Não se apavore com medo da falta. Deus sempre suprirá suas necessidades. Creia nisso e ore para ter esse descanso.

 

 

3- VAMOS CRER NAS PROMESSAS DA BÍBLIA

Pois o Senhor, o Deus de Israel, diz isto: “Não acabará a farinha da sua tigela, nem faltará azeite no seu jarro até o dia em que eu, o Senhor, fizer cair chuva.”1 Reis 17:14

A viúva de Sarepta fez conforme Elias a orientou, e assim comeram, ele, ela e o seu filho, durante muitos dias. E da vasilha a farinha não se acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme usou falou pela profecia de Elias.

O que a Bíblia tem hoje a nos dizer sobre as tribulações? Sobre a falta, sobre a crise e tudo o mais que nos apavora? O cristão não valoriza mais a opinião dos incrédulos e mundanos mais do que a Bíblia e suas promessas.

 

 

CONCLUSÃO

No mundo, muita gente precisa, mas poucos recebem milagres. John Wesley dizia: Deus nao dá a quem precisa, mas a quem pede"!

Spurgeon ensinou os cristãos de modo muito claro como aproveitar as promessas bíblicas: “Talvez haja uma promessa na Palavra de Deus que se encaixa exatamente no seu caso, mas você nem a conheça, e, portanto, perde o seu consolo. você é como um prisioneiro numa masmorra, e pode haver uma chave que destrancaria a porta e o deixaria livre; mas se não procurar por ela, poderá permanecer prisioneiro embora a liberdade esteja tão perto da sua mão”.

Neste tempo difícil, aproxime-se de Jesus Cristo e viva com liberdade, em meio as dificuldades.

Pr Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB