Palavras que curam
Texto Bíblico:Provérbios 16.20-24
Palavras bondosas são como mel: doces para a alma e saudáveis para o corpo. v.24
Introdução
É certo que as palavras encorajadoras de um profissional de saúde ajudam os pacientes a se recuperarem mais rápido. Um experimento expôs os participantes voluntários de um estudo a um alérgeno da pele para lhes causar coceira e, depois, foram comparadas as reações entre quem recebeu incentivo do seu médico e os que não o receberam. Os que receberam tiveram menos desconforto e coceira do que os outros.
Desenvolvimento
1- A língua é capaz de trazer saúde para o corpo
Palavras agradáveis são como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo. Provérbios 16.24
O autor de Provérbios reconhecia a importância desse encorajamento ao afirmar que as palavras bondosas são saudáveis para o corpo. Seu efeito positivo não se limita à nossa saúde: quando prestamos atenção à sabedoria da instrução, também temos mais chances de prosperar em nossos esforços. Tal incentivo nos impulsiona aos desafios que enfrentamos agora e que encontraremos no futuro.
2- As palavras podem trazer ânimo
A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um. Colossenses 4.6.
Palavras instrutoras, orientadoras, aprazíveis e cheias de amor, quando sinceras e verdadeiras, são a mais poderosa força para levantar o ânimo dos abatidos, encorajar os fracassados e estimular os deprimidos o caminho do vigor pleno.
3- Palavras de sabedoria são terapia para a alma
As palavras dos meus lábios e o meditar do meu coração sejam agradáveis na atua presença, Senhor, rocha minha e redentor meu! Salmo 19.14.
Se é verdade que o discurso agradável será terapêutico com relação às feridas dos outros, a confissão de palavras agradáveis também constituir-se-á em terapia em nossa experiência de cura. Quem professa a gíria da doença e murmura o linguajar repugnante da falência pessoal, acaba se atrelando a um sistema de pensamentos que o mantém preso e completamente imobilizado ao vício da morbidez. As palavras viciosas e desagradáveis são fomentadoras da moléstia crônica. A linguagem venenosa reabastece a mania da autocomiseração que focaliza as coisas ruins que estão a nossa volta ao invés das coisas boas.
4- Escolher o que falar nos preserva do sofrimento
O que guarda a sua boca e a sua língua, guarda a sua alma das angústias.Provérbios 21.23.
Falar aos outros uma linguagem agradável e confessar diante de Deus palavras cheias de vida são instrumentos de cura muito eficientes. Tem-se tornado cada vez mais claro, como demonstrado pelos médicos em toda parte, que a saúde física está intimamente ligada com a saúde espiritual, e que está se relaciona primordialmente com a firmeza da Palavra de Deus.
Conclusão
Podemos não entender o porquê, nem quanta sabedoria e encorajamento trazem força e cura para o nosso dia. No entanto, os elogios e a orientação de nossos pais, treinadores e colegas nos ajudam a suportar dificuldades e nos orientam ao sucesso. Dessa forma, a Bíblia nos encoraja ao enfrentarmos provações e nos equipa para suportar as circunstâncias mais impensáveis.
Pr. Fábio Alcântara