Semana de 23 de Maio - Teimosia
20/05/2022


A TEIMOSIA QUE NÃO AGRADA A DEUS

 

 

Texto Bíblico:  Deuteronômio 1.41-46 - NTLH

Porém vocês não me deram atenção; pelo contrário, ficaram cheios de orgulho, desobedeceram às ordens de Deus, o Senhor, e invadiram a região montanhosa. (43)

 

Introdução

você conhece uma pessoa teimosa? É alguém muito insistente, que não cede, que não recua; cabeça-dura.

 

DESENVOLVIMENTO,

Após a manifestação da ira de Deus contra os israelitas, por causa de sua rebelião e suas murmurações quando os espiões retornaram ao acampamento em Cades, no deserto de Parã, com um relato maligno da terra, eles rapidamente se arrependeram de sua conduta, e supostamente subiram “para a cabeceira da montanha”,  tentando corrigir o erro, mas cometendo outro erro, pois havia dito para eles NÃO subirem, pois estariam sem a Sua presença. Mas insistiram e foram sem a presença do Senhor, sem a arca da aliança, e sem Moisés.

 

1)- Quando não obedecemos ao Senhor, nossa alma definha

Cedo, porém, se esqueceram das suas obras e não lhe aguardaram os desígnios; entregaram-se à cobiça, no deserto; e tentaram a Deus na solidão. Concedeu-lhes o que pediram, mas fez definhar lhes a alma. Salmo 106.13-15 - (Referência de Números 11.4-34)

 

Quantas vezes seguimos nossos próprios projetos de vida sem que tenham sido colocados na presença de Deus para pedir conselhos e paz? O versiculo acima mostra que quando estamos obstinados por uma ideia errada, nós persistimos até que a nossa alma definha por causa dos erros. Por isso muita coisa vai mal e padecemos por muito tempo tentando acertar aquilo que começou errado.

É muito comum colocarmos a culpa em Deus para justificar nossa desobediência. A bíblia diz: A falta de juízo é o que faz a pessoa cair na desgraça; no entanto ela põe a culpa em Deus, o Senhor. Provérbios 19.3

 

2)- Jesus é o nosso exemplo de obediência

Disse-lhes Jesus: A minha comida consiste em fazer a vontade daquele que me enviou e realizar a sua obra. João 4.34

Para sermos bem sucedidos, é bom alimentar nossa vida com as experiencias da Bíblia e aprender a obedecer como Jesus o fazia. Quando caprichamos em conhecer a vontade do Pai, nós tambem aproveitaremos da sabedoria para tomar todas as decisões que precisamos. Se na sua humanidade Cristo nada podia sem Deus, quanto mais nós!

 

3)- Precisamos permanecer em Cristo

Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, à semelhança do ramo, e secará; e o apanham, lançam no fogo e o queimam. 7Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito. 8Nisto é glorificado meu Pai, em que deis muito fruto; e assim vos tornareis meus discípulos. João 15. 6-8

 

Influenciados pelo relato desanimador, as pessoas abandonaram toda a esperança de entrar na Terra Prometida. Eles permaneceram um tempo considerável em Cades. Por causa de sua incredulidade, eles foram condenados por Deus a vagar por trinta e oito anos no deserto. Eles viajaram de Cades para os desertos de Parã, “pelo Mar Vermelho” (Deuteronômio 2:1).

No original hebraico Qadesh (קדש), Cades provavelmente significa “santo”. Quando Deus deixou o povo em Cades, foi o tempo necessário para aprender a obedecê-lo. Assim também é conosco. Ele nos faz estacionar no caminho da santidade antes de nos fazer prosperar.

 

Conclusão

Se você está estacionado na vida, ou achando que não prospera, busque saber se não está sendo teimoso(a) ou desobediente. Se for assim, entre no caminho do conhecimento da Palavra de Deus e peça sabedoria para viver. Ele atenderá.

Algumas frases impactantes:

"Á medida que chegarmos a conhecê-lo, viremos a amá-lo; à medida que o amarmos, obedeceremos a Ele. A obediência é simplesmente o conhecimento de Deus aplicado ao viver diário". Sammy Tippit

"Mais vale um grama de obediência do que uma tonelada de oração". Edwin Louis Cole

"O melhor critério para medir uma vida espiritual não são seus êxtases, mas sua obediência". Oswald Chambers

 

Pr. Fábio Alcântara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB