Semana de 06 de Junho - Livre de condenação
05/06/2022


Livre de condenação

…ainda que a consciência nos condene, Deus é maior que nossa consciência e sabe todas as coisas. v.20

 

Texto Bíblico: Jeremias 18.1-6

Palavra do Senhor que veio a Jeremias, dizendo: Dispõe-te, e desce à casa do oleiro, e lá ouvirás as minhas palavras. Desci à casa do oleiro, e eis que ele estava entregue à sua obra sobre as rodas. Como o vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão, tornou a fazer dele outro vaso, segundo bem lhe pareceu. Então, veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.

 

Introdução

Um casal dirigia seu trailer pelo norte da Califórnia quando ouviram o pneu estourar e o metal da roda raspar o asfalto. As faíscas iniciaram o incêndio florestal da cidade de Carr, em 2018, que queimou quase 230.000 acres, destruiu mais de 1.000 casas e causou a morte de várias pessoas.

Quando os sobreviventes souberam que esse casal fora tomado pela tristeza, abriram uma página no Facebook para manifestar “graça e estender bondade pela vergonha e desespero” que os envolvia. Uma mulher postou: “Sou alguém que perdeu a casa neste incêndio e preciso que saibam que nem a minha família nem as outras os culpam. Os acidentes acontecem. Desejo realmente que essas postagens gentis aliviem o seu fardo. Superaremos juntos”.

 

Desenvolvimento

Deus desejava falar sobre o modo como estava tratando o povo de Israel. Em vez de simplesmente declarar um princípio, mandou que o profeta se dirigisse à casa do oleiro para vê-lo em seu trabalho. Jeremias obedeceu e passou a observa-lo.

Com a destreza de quem trabalha todos os dias no mesmo ofício, o homem apanhou uma quantidade de barro, colocou sobre a roda e a fez girar. Molhando com frequência as mãos, foi lentamente moldando o barro e, aos poucos, começou a surgir o formato de uma vasilha. Terminada a parte externa, passou a esvaziar o interior da peça. Uma parte da vasilha quebrou. Pacientemente, o oleiro tomou o barro, amassou e reiniciou o processo.

Nesse momento, o Senhor falou ao profeta: como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão... Prontamente, Jeremias captou o espírito perseverante de Deus, que não se dá por vencido mesmo quando as coisas não dão certo. Ao contrário, se mantém fiel ao propósito de fazer algo bom como aconteceu com o barro. Ele começa tudo de novo até alcançar o Seu objetivo final.

 

1)- Somos barros nas mãos do Pai

Então, veio a mim a palavra do Senhor: Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? — diz o Senhor; eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.  Jeremias 18.6

Este sublime princípio deve ter um profundo significado para os que servem junto ao povo de Deus. Ele nos leva a crer que, mesmo quando cometemos os piores erros, sempre existe a oportunidade de recomeçar. O fato de Moisés ter matado um egípcio não o afastou do plano de Deus. Igualmente, a fuga de Elias e seu desejo de morrer, não fez Deus abandoná-lo em busca de outro profeta.

Pedro negou a Jesus três vezes, mas o Senhor não o desqualificou para a obra que estava destinada para ele realizar. Em cada um desses casos, o oleiro divino simplesmente apanhou o que restara da Sua obra original e passou a dar lhe nova forma.

 

2)- O amor de Deus é maior

“ainda que a consciência nos condene, Deus é maior […] e sabe todas as coisas” (v.20). 1 João 3.19-23

A condenação e o medo de que fizemos algo irrecuperável pode destruir nossa alma. Felizmente, a Bíblia afirma: Seja qual for a nossa vergonha oculta, Deus é maior do que tudo isso. Jesus nos convida para o ato de cura do arrependimento (se necessário) ou simplesmente desmascara a vergonha que nos consome. Ao encontrarmos a redenção divina “nos tranquilizaremos quando estivermos diante de Deus” (v.19).

Quaisquer que forem os arrependimentos pelo que gostaríamos de desfazer, Deus nos atrai para si e Jesus nos diz: “O seu coração está livre”.

 

3)- Não podemos permitir condenação

Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus. Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte. Romanos 8.1,2

Ele pode nos redimir das nossas mais grosseiras faltas. Isto também nos deve ajudar no trato com as pessoas com as quais trabalhamos. Muitas vezes elas se afastarão do caminho. Somos então tentados a "jogar a toalha”, mas o Senhor nos faz ver que Ele não abandona a ninguém. Devemos, portanto, nos revestir da mesma paciência e bondade que o Senhor tem para completar Sua obra em nós.

 

Conclusão

Todos temos limitações e não sabemos de tudo. Muitas vezes erramos até tentando acertar, mas isso faz parte da natureza humana. Se você errou ou passou por situação que saiu dos seu controle, peça e creia na restauração de Deus na tua vida. Ele é pronto em nos tornar a dar nova chance assim como o oleiro faz com o barro. Não fique prostrado, mas siga em frente.

Pr. Fabio Alcantara


©2018 Igreja Metodista Central em Curitiba.Todos os direitos reservados
Contato
Av. Sete de Setembro, 3235 Centro – Curitiba- Paraná
41 3222-3242
contato@metodistacuritiba.com.br
Fique por dentro
Se inscreva para receber notícias sobre nossa igreja.
325 WEB - Criação de Sites e Sistemas para WEB